Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Como evitar multas com autovistoria – Entenda mais

Autovistoria, engenheiro civil e arquiteto fiscalizam uma construção civil

A realização da vistoria técnica do seu prédio está em dia? Venha conhecer como funciona a autovistoria predial e evite as temidas multas.

A autovistoria consiste na inspeção predial na qual é avaliado o estado da edificação, analisando sua conservação, estabilidade e segurança. Tem como objetivo principal evitar que as edificações ofereçam risco à segurança das pessoas, sinalizando os problemas identificados para que eles sejam devidamente reparados.

Como funciona a autovistoria?

O responsável pelo imóvel deve contratar um profissional habilitado que realize a vistoria e emita o Laudo Técnico para a prefeitura. Este profissional irá observar se o imóvel é seguro e se está em condições adequadas de conservação, caso haja algo inadequado, deve ser inserido no Laudo Técnico as reformas a serem feitas de forma detalhada, informando o prazo necessário para realizá-las. O responsável pelo imóvel deve ficar atento com os prazos estipulados, pois cabe à ele contratar alguém para realizar os reparos. As obras podem ser feitas tanto com o profissional responsável pela autovistoria, quanto com outros profissionais de sua preferência.

Após isso, deverá ser emitido um outro Laudo Técnico, sendo esse complementar ao anterior. Ele servirá para confirmar se após a reforma, o imóvel se encontra em condições adequadas para uso e não oferece mais riscos.

Além desses Laudos, deve ser emitido também a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), ela tem o objetivo de identificar a responsabilidade técnica pelo serviço prestado, assegurando à sociedade que essa atividade foi realizada por um profissional habilitado.

Banner1

Agora que você já sabe como funciona a autovistoria, é importante que você também saiba os benefícios dela. Através da autovistoria é possível:

• Identificar e corrigir erros rapidamente antes que eles alcancem proporções maiores;
  • Gerar documentos claros que apresentem as condições do imóvel, na qual pode ser utilizada pelo proprietário ou por seus inquilinos;
  • Evitar que o imóvel seja deteriorado, garantindo seu valor a longo prazo e valorizando-o no mercado;
  • Promover maior segurança para os moradores do imóvel e para as pessoas que residem no local;
  • Aumentar a vida útil do imóvel.

A autovistoria é obrigatória por lei?

No Rio de Janeiro temos a Lei nº 6.400/2013 na qual Determina a realização periódica por autovistoria, a ser realizada pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo poder pùblico, nos prédios públicos, incluindo estruturas, fachadas, empenas, marquises, telhados e obras de contenção de encostas bem como todas as suas instalações e cria Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVP) no estado do rio de janeiro e dá outras providências.

Além disso, é importante destacar que os proprietários devem fazer as vistorias técnicas em seus imóveis com o máximo de espaçamento de 5 anos. Para marquises esse período é um pouco menor, equivale a 3 anos de espaçamento entre as vistorias.

Quem pode realizar esse serviço?

É importante destacar que essa atividade deverá ser efetuada apenas por arquiteto, engenheiro ou empresa legalmente habilitada nos respectivos Conselhos Profissionais – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

Como a Fluxo pode te ajudar?

Agora que você já está ciente da importância da autovistoria para o seu imóvel, o próximo passo é escolher o profissional ideal para realizá-la. Nós podemos te ajudar nisso, a Fluxo já realizou várias autovistorias e o seu imóvel pode ser o próximo!

Ficou interessado? Clique aqui e entre em contato conosco.

Banners5

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.