skip to Main Content

Como o tratamento de efluentes pode tornar o seu condomínio mais ecológico?

O QUE SÃO EFLUENTES?

Abetre efluentes

São chamados de efluentes todos os produtos, sejam líquidos ou gasosos, que são gerados por ações humanas (indústrias, esgotos e redes pluviais) e são liberados na natureza. Podem ser classificados em dois tipos: doméstico e industrial.

Os efluentes domésticos são aqueles que têm sua origem nas residências, hotéis, bares, clubes e comércio em geral. Nesse sentido, suas principais fontes de poluição são: água de descarga, de banho, água de lavagem de roupa e utensílios de cozinha, fossas sépticas, restos de alimentos, água contaminada com sabão e detergente.

SUSTENTABILIDADE

Foto 1 1 1

O desenvolvimento sustentável é um conceito extremamente importante quando pensamos no nosso planeta a longo prazo. Hoje em dia, mais do que nunca, é essencial que sejam pensadas maneiras de reverter os impactos da ação humana ao meio ambiente, em destaque a poluição, sendo do ar, do solo e da água.

Um dos grandes problemas atuais é o descarte incorreto do esgoto doméstico, que pode causar diversos danos à saúde humana e ao meio ambiente, como a alteração da composição química da água por conta do acúmulo de matéria orgânica, diminuição do oxigênio na água e a presença de substâncias altamente poluentes e perigosas, que causam problemas na saúde humana e de animais. Portanto, é imprescindível que o esgoto doméstico seja descartado de forma adequada, e o tratamento de efluentes é uma opção que está se popularizando cada vez mais em casas e apartamentos.

LEGISLAÇÕES

Sabe-se que, em inúmeras situações, os efluentes gerados são descartados sem nenhuma preocupação, gerando impactos negativos ao meio ambiente e, consequentemente, aos seres humanos. O governo entende a importância de se pensar em modos de diminuir os impactos ao meio ambiente. Por isso, existem diversas legislações a fim de controlar essa situação de despejo incorreto dos efluentes. Por exemplo, a Resolução CONAMA nº 430/11, a qual dispõe sobre condições, parâmetros, padrões e diretrizes para o lançamento de efluentes em corpos de água. Quando esses parâmetros de controle não são seguidos, são impostas severas sanções e multas a fim de garantir que tais legislações e normas sejam respeitadas. 

BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE EFLUENTES

Por outro lado, além de evitar multas, existem diversos motivos para se realizar o tratamento de efluentes. Uma rede de condomínio, ao tratar os efluentes de maneira correta, está demonstrando responsabilidade ambiental, o que é algo extremamente positivo nos dias atuais. A quantidade de efluentes gerada em um condomínio é enorme, e se estes não estiverem dentro dos padrões permitidos ao serem descartados, podem causar diversos impactos negativos na fauna e flora locais, como já citado anteriormente.

Ademais, os efluentes tratados de maneira correta, podem ser reaproveitados em outras situações, como por exemplo para água de descargas, para lavar carros, para irrigação de jardins, evitando assim o desperdício e diminuindo as contas de água. Ou seja, além da vantagem ambiental, há um benefício econômico que deve ser levado em consideração.

Quando o efluente é reutilizado após o tratamento adequado, é chamado de água de reúso. Com isso, o esgoto deixa de ser um rejeito e passa a ser matéria-prima, garantindo segurança hídrica, sustentabilidade e compensação econômica.

reuso de agua 1 1

Dessa forma, percebe-se que as vantagens de se implementar um sistema de tratamento de efluentes são inúmeras. Além de estar dentro das legislações e garantir um descarte correto, sem prejudicar o meio ambiente, há a possibilidade de se reutilizar a água tratada, que antes seria simplesmente descartada. A Fluxo Consultoria é capaz de realizar projetos de tratamento de efluentes, tornando seu condomínio um local mais seguro e ecológico.

A Energia Fotovoltaica e seus impactos
Marketing verde: Porque apostar na neutralização do carbono

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.