
Como a tecnologia está mudando a maneira como as pessoas abrem empresas
Você já parou para pensar na forma que a tecnologia mudou a nossa forma de fazer negócios?
Quando você precisa do telefone de uma pizzaria ou de algum outro serviço, aonde você costuma pesquisar? Com certeza não é por meio daquelas enormes listas telefônicas que costumávamos receber, certo? A internet está tão intrínseca em nosso cotidiano que a maioria das propagandas é feita por e-mail ou pelas redes sociais. Dessa forma, é inegável o fato de que não só o modelo de fazer negócios mudou, mas também o perfil dos empreendedores e dos consumidores foi influenciado pela tecnologia.
No entanto, não é só de uma grande ideia que nasce um pequeno negócio. Segundo Relatório realizado pela Global Enterpreneurship Monitor, o Brasil já é o país com maior número de abertura anual de empresas, todavia, embora nossos clientes já estejam vivendo o século XXI, as pessoas continuam adotando o mesmo estilo gerencial de tempos passados. Por mais que a aparência tenha mudado, a essência do empreendedorismo continua a mesma, uma vez que o empresário ainda deseja encontrar o público alvo para adquirir a sua ideia.
Nesse sentido, confira a seguir algumas mudanças advindas da tecnologia e que alteraram a estruturação da sua empresa.
Internet como Fonte de Conhecimento e Divulgação
Em um primeiro momento, principalmente durante a fase de estruturação do seu negócio, a internet funciona como aliada do empreendedor ao fornecer uma vasta quantidade de informações úteis. Nesse sentido, se você deseja abrir a sua empresa e começar o seu negócio, basta clicar em Empreenda com o Facebook ou em Conecte Seu Negócio para desfrutar das informações presentes nessas plataformas online. Além disso, essa tecnologia alterou a maneira a qual as pessoas abrem empresas, uma vez elas podem validar as suas ideias por meio de formulários online, e não por meio de pesquisas realizadas nas ruas. Nesse sentido, a divulgação pelas redes sociais favorece a consolidação da sua marca no mercado.
Soluções tecnológicas para desenvolver seu negócio
A tecnologia permitiu que os empreendedores inovassem na maneira de abrir uma empresa ao facilitar diversos aspectos da gestão administrativa. Como exemplo, podemos citar o Aplicativo Conta Azul, na qual o usuário tem acesso ao controle financeiro de sua empresa, além de emissão de nota fiscal, permitindo que uma pessoa investisse menos capital nesse setor devido a sua praticidade. Para maiores informações sobre aplicativos, sugerimos a leitura do artigo 6 Aplicativos para empreendedores desenvolverem seu negócio e demais artigos da árrea de tecnologia e engenharia.
Tecnologia em negócios 100% Virtuais
O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é uma tecnologia que funciona via Web e facilita não só a busca e obtenção de dados, mas também a gestão dos documentos do seu negócio. Ao passo que antigamente era necessária uma grande parcela do espaço físico da sua empresa para administrar esses documentos, pode-se utilizar o GED ou um Serviço de Compartilhamento nas Nuvens para armazenar esse tipo de dado. Sendo assim, a quantidade de empresas 100% Virtuais vem crescendo nos últimos anos devido a essa independência de um espaço físico, além da praticidade proporcionada pela internet. Embora esse modelo de negócio ( uso de tecnologia ) tenha um baixo custo inicial, empresas 100% virtuais operam com margens de lucro menores dada a alta concorrência.
Contabilidade Online
De fato, hoje em dia é mais fácil abrir uma empresa do que no passado. Caso você não deseje se envolver com as questões burocráticas relacionadas à abertura de uma empresa, você pode contatar um serviço de Contabilidade Online e gestão de informação, sendo necessário somente pagar as taxas relacionadas à mensalidade do serviço de tecnologia e informar os dados necessários, que você terá todos os insumos para abrir o seu negócio.
Por fim, ao empreendedor, resta estar atento às novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e que podem fazer a sua ideia decolar. Sendo assim, por que não investir você também em tecnologia na hora de abrir a sua empresa? A Fluxo oferece consultoria em engenharia e teve um crescimento altíssimo quando se adaptou a esse novo modelo de negócios.
Se gostou do artigo, deixe um comentário para estimular o autor e responda de que forma a tecnologia está influenciando a sua empresa.
Com certeza teremos que nos adaptar a tecnologia. Me arrisco a dizer que ao invés de um diferencial, o uso do gerenciamento digital alcançará a trivialidade em breve; sepultando os que não acompanharem.
Gostei do texto, me lembrou Darwinismo digital.
Gostei muito desta postagem e como o assunto foi abordado,
Gostei muito deste artigo. Muito bom.
Gostei muito deste assunto. Me esclareceu algumas dúvidas que eu tinha. Valeu!
[…] Empreender requer muito mais que uma boa ideia de negócio e já faz parte do senso comum entre empreendedores experientes que a execução bem-feita de um projeto é o diferencial entre cases de sucesso e fracasso. Por isso, reunimos os aplicativos para empreendedores desenvolverem seu negócio. No artigo, aqueles que desejam a disciplina e organização encontrarão os fatores essenciais para definir os rumos que sua empresa pode tomar a longo prazo, principalmente quando avaliamos o impacto da tecnologia nas empresas. […]
[…] Embora não seja uma linguagem de programação, e sim de marcação, o HTML não pode deixar de ser citado para o frontend do desenvolvimento web. Ele é responsável pelo “esqueleto” da página, como cabeçalhos e rodapés. Junto com ele estão o CSS , usado para estilizar o conteúdo dos sites (cores, imagens, fontes e detalhes). No backend são utilizados o PHP e o MySQL (Banco de Dados). Muitas outras linguagens são utilizadas para desenvolvimento web, sendo estas as mais comuns para quem quer começar a empreender com o pé direito. Saiba mais sobre como a tecnologia está mudando a forma das pessoas abrirem empresas. […]
[…] estão conectados a todo momento e se comunicando com pessoas de todo o mundo. Dessa forma, desde a revolução da informação, a tecnologia foi se tornando cada vez mais essencial e agora vivemos o boom dos aplicativos. […]
[…] integrar sua ideia em um aplicativo, você estará criando um negócio baseado nela. Independente da área de aplicação, é muito importante pensar na imagem que sua ideia passará […]