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Como vender meu primeiro produto (ou projeto)

Como vender meu primeiro produto (ou projeto)

5 dicas sobre como vender uma ideia

Após muitas horas de trabalho e esforço despendido para desenvolver um produto/projeto e estruturar as áreas iniciais de um novo negócio, chegamos em um dos momentos mais cruciais na vida de um empreendedor, conseguir os primeiros clientes. Em alguns casos, conquistar os chamados first followers (primeiros seguidores) não parece ser a mais simples das tarefas, por isso montamos algumas estratégias para auxiliá-lo em como vender seu primeiro produto/projeto:

Conheça muito bem o seu negócio

Um bom vendedor sempre sabe mostrar ao cliente porque deve comprar o seu produto, ele sabe todas as especificações, aplicações e qualquer outra informação que envolva seu negócio, e isso é fundamental para demonstrar confiança aos compradores.

Pense em tudo que possa envolver sua ideia, tudo mesmo, e tenha isso em mente sempre que for interagir com qualquer outra pessoa, nunca sabemos quando podemos encontrar um possível cliente.

Identifique um mercado para descobrir como vender para ele

É comum um novo negócio ser iniciado pois o empreendedor enxerga um problema em sua vida, e também na vida de algumas pessoas a sua volta, e ele começa a desenvolver sua ideia para transformá-la em um produto/projeto que soluciona esse problema.

Apesar de muitas empresas de sucesso terem começado de forma semelhante a essa, muitos empreendimentos que não chegaram em seus primeiros anos também. Antes de dar um passo adiante, é importante entender mais sobre os seus possíveis clientes, estudar o mercado que seu negócio está inserido. Com isso poderá conhecer melhor quem irá comprar seu produto, e como alcançar e conquistar seus clientes.

Utilize interações um-a-um para evoluir seu produto

No começo de um empreendimento é normal começar com um número menor de clientes, e se isso for explorado da maneira certa, pode se tornar uma ótima vantagem inicial. Valorize cada um de seus clientes, converse com eles, entenda porque compraram seu produto/projeto, no que você pode melhorar, qualquer sugestão que eles forneçam é extremamente válida. Se ainda não conquistou seu primeiro cliente, apresente seu empreendimento para familiares, amigos ou outros contatos que tenha, e busque sempre opiniões sinceras. A interação pessoal é a chave para começar seu negócio com bons ventos.

Busque oportunidades para se conectar com outras pessoas

Eventos que promovem empreendedorismo e dão suporte a novos negócios são excelentes oportunidades para aprender como vender seu produto/projeto para eventuais clientes, investidores e parceiros. Dê preferência para os eventos que estejam dentro do nicho do seu negócio, mas não tenha medo de se arriscar em outros ramos, às vezes encontramos as pessoas certas em momentos que em um primeiro olhar não parecem propícios.

Se achar interessante, inscreva-se para ser um dos organizadores em um evento desse tipo, o networking formado nessa oportunidade com certeza trará ótimos frutos para a sua vida profissional. Outra forma de conhecer pessoas é participar de espaços de coworking onde outros empreendedores poderão opinar e melhorar sua abordagem.

Desenvolva parcerias-chave para o seu empreendimento

Parcerias são excelente formas de agregar valor para empresas em qualquer estágio, inclusive quando estamos a procura do primeiro cliente. Por isso, temos uma área do Business Model Canvas voltada exclusivamente para esse tópico. O apoio de marcas que estão no mercado há mais tempo pode ser um excelente auxílio para alavancar as suas vendas desde o início. Pense nas formas que esse recurso externo consegue ajudar ensinando a você como vender e trazer seus primeiros clientes. Prepare o seu pitch e corra atrás dessas oportunidades!

Tente, tente e tente novamente!

Nem sempre os primeiros resultados aparecem rápido, grande parte das empresas e empreendedores que hoje são exemplos de sucesso começaram com uma pequena ideia e tiveram que receber muitas respostas negativas para estar onde chegaram. Pense em todas as marcas que hoje vendem online: há 10 anos, essa era uma ideia arriscada que hoje traz um alto ROI (Retorno sobre investimento). Quer criar um e-commerce? Saiba mais sobre como vender online através do nosso e-book.

Assim, após cada falha, a cada “não” que ouvir, procure olhar onde errou, pergunte a quem te deu a resposta o que faltou para chegar ao sim. Se você realmente acredita na sua ideia, analise se o mercado onde começou está certo, reveja seu modelo de negócios, mas não desista. Existem muitas pessoas que podem comprar o seu produto/projeto, e você precisa encontrá-las e conquistá-las.

Gostou desse artigo sobre como vender sua ideia? Comente suas próprias experiências no empreendedorismo e o que você fez para superar essas dificuldades!

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O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

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