skip to Main Content

Conheça os 4 tipos de análise de dados e saiba qual o melhor para o seu negócio

Você baseia as decisões do seu negócio em dados empíricos?  

É buscando dar uma amostra real do cenário da sua empresa que surge a análise de dados! Ela consiste na aplicação de técnicas estatísticas e lógicas para extrair e analisar informações úteis a você, na gerência do seu negócio.

Com a tecnologia, estes métodos estão sendo utilizados cada vez mais por empresas de diversos ramos, especialmente em uma sociedade em que a competitividade do mercado cresce a cada dia. 

Para entender melhor esta ferramenta, é importante que você entenda as diferenças entre os conceitos de dados estruturados e de dados não estruturados.

Enquanto os primeiros são os dados com formatos pré-definidos e que já podem ser armazenados, a exemplo de cadastros e registros de compras de clientes, os segundos consistem em informações sem modelos pré-definidos, como e-mails, fotos e vídeos, que demandam uma organização maior e mais complexa para serem analisados.

Quanto aos dados estruturados, a compreensão deve ser feita quando delimitadas possíveis linhas de raciocínio a serem seguidas pelos algoritmos. Por seguirem um padrão já estabelecido, a análise destes dados não requer conhecimentos estatísticos tão complexos. 

Muito embora essa definição pareça ser fácil, este cálculo ainda não é simples de ser feito! O PIB de um país, por exemplo, é um cálculo extremamente complexo, apesar de serem analisados valores numéricos simples.

Para utilizar dados não estruturados, você precisa utilizar ferramentas como o Machine Learning para compreender e calcular, a partir de equações, o que você deseja analisar. Neste caso, a máquina transforma o dado em algo que possa ser interpretado e replicado em seu benefício. 

Em uma análise de fotos, por exemplo, a métrica poderia selecionar quais fotos foram tiradas durante o dia e quais foram tiradas durante à noite, além de poder verificar se as fotos possuem modelos homens ou mulheres. 

Esses dados são importantes e úteis à medida em que estamos constantemente produzindo tais conteúdos, fazendo com que as empresas tenham acesso aos nossos gostos, costumes, preferências e características, podendo usá-los para impulsionar negócios. 

Banner6
Banner5
Banner3

Agora, falando sobre os tipos de análises de dados, é importante que você saiba que cada uma delas possui um objetivo específico, embora todas busquem proporcionar ganhos ou solucionar problemas da sua empresa.

Quais são os tipos de análises de dados?

a) Análise descritiva – é um retrato atual da sua empresa! É o modelo mais simples e comum dos dados em um negócio atualmente. Com ela, você terá em suas mãos a base dos insights da sua empresa, entendendo o perfil do seu comprador a partir de relatórios e métricas. 

b) Análise diagnóstica –  ela te explica as razões pelas quais determinado problema está acontecendo na sua empresa. Foca em algo que já aconteceu, buscando encontrar relações de causa e efeito em determinado acontecimento, geralmente a partir da criação de probabilidades. 

c) Análise preditiva – te ajuda a criar um cenário futuro do seu negócio, prevendo o que pode vir a acontecer! A partir deste conjunto de dados, você pode imaginar e analisar cenários futuros com base na análise de padrões encontrados em sua base de dados. Assim, você encontra uma tendência e pode agir a partir disto. 

d) Análise prescritiva – te sinaliza qual o melhor caminho seguir para sanar um problema. Neste caso, a análise te dá projeções sobre o seu negócio, te dando subsídios para tomar decisões e ter ideias para alcançar seus objetivos de negócios. 

E como utilizar estes dados em benefício da sua empresa?

Com o crescimento das ferramentas de inteligência artificial e Big Data,  você pode transformar a sua empresa em uma “empresa data driven”. 

Traduzindo para o português, essa expressão significa que a sua empresa pode se tornar uma empresa orientada por dados, com a coleta e análise destas informações para auxiliar nas suas escolhas. 

É com o tratamento e com a interpretação destes dados que você pode entender melhor o seu público, planejando estratégias e encontrando soluções criativas para os problemas das suas empresas, criando novas oportunidades e aprimorando os seus serviços.

Precisa de ajuda?

Para saber sobre como utilizar dados em benefício da sua empresa, é necessária a gestão de uma equipe especializada multidisciplinar que saiba para onde olhar, onde buscar a informação e como se conectar com o negócio. Confie em quem entende e potencialize o seu negócio!

Para isso, você pode contar com a Fluxo! Nossos serviços de análise de dados ajudam a sua empresa a enxergar o cenário real da sua empresa, te ajudando a impulsionar vendas, otimizar processos e agir com assertividade.

Quer saber mais? Clica aqui e fala com a gente!

Por que a concepção é uma etapa chave na hora de desenvolver um aplicativo?
O que é o Dimensionamento da escala de produção?

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.