skip to Main Content

Construção Enxuta: entenda o que é e as dicas para aplicá-la.

Pessoas comentando sobre construção enxuta

Quem não deseja construir gastando menos em tudo? Seja em tempo ou em material, tudo o que puder ser reduzido é benéfico para todos os envolvidos. É exatamente isso que propõe a Construção Enxuta.

Há alguns anos, o setor da construção civil vem atravessando períodos amargos no país. Esse é um dos motivos pelos quais empreendedores e profissionais da área buscam diminuir os custos. 

Não apenas por isso, mas também para que a produtividade e a eficiência sejam conquistadas.

Se você busca maneiras para otimizar a sua obra, te convidamos a aprender sobre a construção enxuta  neste post. Ao final, você terá todas as informações necessárias para implementá-las na sua empresa.

Boa leitura!

O que é Construção Enxuta?

Também conhecida como lean construction, a construção enxuta emprega um sistema de produção para suporte às construtoras. 

Uma vez aplicada com êxito, otimiza os processos internos da organização, além de diminuir o tempo de duração de obras, bem como a quantidade de material utilizado.

A construção enxuta também ajuda na organização e equilíbrio da produção. Auxilia no combate de situações que podem comprometer as tarefas, além de detectar a origem de gastos desnecessários.

Com respeito a isto, é bem comum encontrar esse cenário no ramo da construção civil. Não é muito difícil se deparar com um canteiro de obras em desordem, desperdícios  dos mais variados tipos, além do descumprimento de prazos. O resultado é muita dor de cabeça para a equipe.

Para transformar essa realidade, muitas construtoras começaram a implantar em suas estratégias uma metodologia muito utilizada  por montadoras automobilísticas japonesas.

Lições da Toyota: a base da Construção Enxuta

A construção enxuta se deu a partir dos resultados alcançados pela Toyota com a metodologia praticada pela empresa. 

O Japão enfrentava tempos difíceis herdados com o fim da Segunda Guerra Mundial. Tudo o que precisava ser feito era entrar em ação e fazer o melhor com o pouco que havia disponível.

Para recuperar o fôlego econômico perdido, a saída era aumentar o volume de produção para gerar receita. Tudo isso utilizando o mínimo de matéria-prima e desperdício possíveis.

Indo na contramão de outros sistemas de produção em massa adotadas por outras instituições, a Toyota foi bem mais estratégica nesse sentido.

Já que o objetivo era produzir mais com menos e consonante com a demanda, duas filosofias foram cruciais para o sucesso da empresa: a Qualidade Total e a Just In Time.

A Qualidade Total tem como premissa a redução máxima de erros e obter o melhor resultado possível.

É um processo onde tudo ocorre alinhadamente, onde o trabalho é realizado focado na alta performance, com o mínimo de erros e execução perfeita da tarefa. O resultado final é um produto com qualidade impecável  e a satisfação do cliente.

Já a metodologia Just In Time prega que a produção, compra ou transporte de um produto deve ocorrer somente no tempo devido, ou seja, quando houver demanda. 

Esse pensamento deixa claro que o produto ou insumo será utilizado na hora certa. Com isso, não há chances de ter estoque parado. Com isso, muitos desperdícios são evitados.

Dicas para aplicar a Construção Enxuta na sua empresa

Agora que você já sabe o que é a construção enxuta, sua origem e o seu objetivo, vamos compartilhar dicas bem valiosas para você implementar a filosofia na sua empresa. Confira:

Banner1

#01. Priorize a contratação de mão-de-obra qualificada

O primeiro passo para aplicar a construção enxuta na sua empresa é investir na contratação de profissionais qualificados.

Contar com um profissional bem preparado reduz os riscos de problemas com má execução das atividades causadas por fatores diversos. Retrabalho, desperdício de material e atraso nas entregas são alguns deles.

Para evitar estes e demais transtornos, busque referências de mão-de-obra experiente e confiável para o seu projeto. Converse com pessoas que você confie e peça indicações. 

Leve em consideração que a complexidade da obra demandará profissionais com conhecimentos adequados, como arquitetos e engenheiros, por exemplo.

#02. Crie um cronograma e siga-o

Mesmo que você conte com os melhores profissionais do mercado, nada substitui um bom planejamento. Isso fica evidente na construção enxuta.

Crie um cronograma e trabalhe seguindo fielmente o seu prazo. Todos devem ser guiados por ele e envolvidos em tudo o que estiver relacionado. 

Atenção para as atualizações e mudanças no meio do trajeto. As informações devem ser divulgadas para todos e em tempo hábil.

#03. Selecione bem os fornecedores e os materiais

A qualidade do material utilizado diz muito sobre  a sua construtora. A preocupação não é somente de utilizar o melhor, mas de fazer o melhor possível a partir de algo excelente. 

Seguir esse ponto de vista é mais uma oportunidade para reduzir custos e evitar desperdícios. 

Dependendo do tipo de obra, alguns detalhes merecem ainda mais a atenção dos envolvidos. A escolha do material pesa muito diante de tanta responsabilidade.

Conte com a parceria de fornecedores que prezam pela qualidade do serviço prestado. Isso vai desde a escolha dos fabricantes do material, prazo de entrega e formas de pagamento.

#04. Use a tecnologia a seu favor

Não ignore o poder que um bom software tem. Na construção enxuta, será um dos melhores aliados da sua empresa.

Cada vez mais a tecnologia apresenta soluções para otimizar a rotina e ajudar na execução das tarefas. O mercado dispõe dos melhores e mais variados sistemas que ajudarão na gestão da sua obra.

Se você precisa de alguma ferramenta que te ajude na tomada de decisões importantes para a construtora, um software é a melhor solução. Com ele você tem acesso a dados precisos, relatórios, entre outros recursos essenciais para fazer uma gestão assertiva.

#05. Mensure os resultados

Não adianta aplicar a construção enxuta na sua obra se você não acompanhar os resultados obtidos com a metodologia.

A única forma de saber se a construção enxuta tem surtido efeito na sua construtora é através da mensuração dos resultados.

Para uma análise mais precisa, escolha os KPIs adequados  para medir as entregas do seu projeto.

Esses indicadores mostrarão os acertos, erros, oportunidades de melhoria e eventuais necessidades de ajustes no planejamento.

Conclusão

A Construção Enxuta é uma metodologia cuja finalidade é otimizar os processos dentro de uma obra. Para quem busca redução de erros, desperdícios e custos sem comprometer a qualidade do projeto, a melhor saída é adotar a  filosofia.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que seja bem útil para ajudar na melhoria da gestão da sua construtora. Nos vemos no próximo post.

Casa Inteligente: o segredo para montar um projeto eficiente!
Descubra 6 benefícios que a Arquitetura Sustentável pode te oferecer

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.