Você já ouviu falar em consultoria de processos? É um serviço oferecido por consultores profissionais, qualificados e preparados para solucionar os problemas de produção e melhorar ainda mais os processos já existentes.
Você já deve saber que a produtividade e a gestão adequada da sua empresa são fatores de extrema importância para a boa sucessão da mesma. Entretanto, em determinados processos de produção isso se torna difícil, e requer ajuda profissional.
Por isso, a consultoria de processos existe como um coadjuvante fundamental para melhorar e otimizar os processos da sua empresa, causando impactos extremamente positivos para o desenvolvimento em questão, e para os produtos resultantes do mesmo.
Importante salientar também que a consultoria de processos não depende do porte da empresa, mas sim dos problemas existentes.
Portanto, se a sua pequena empresa apresentar problemas significativos na produtividade, é interessante contratar um serviço especializado para a solução adequada e profissional dos problemas.
Como todo investimento feito, é importante saber os benefícios existentes para ter certeza de que vale a pena adquirir um serviço. Dessa forma, listamos os principais deles para você conhecer e entender como a consultoria pode ser um grande aliado na sua corporação.
#01. Experiência com o mercado
Sendo profissionais altamente qualificados e já experientes na área, os consultores possuem uma vasta experiência e são capazes de reconhecer e solucionar de forma adequada e efetiva os problemas existentes.
#02. Aumento da eficiência
Fator de extrema importância para o funcionamento adequado da sua empresa, a eficiência é a capacidade de obter o melhor produto possível com o menor índice de erros.
Dessa forma, com uma consultoria de processos adequada a eficiência é aumentada, tornando os processos mais assertivos, rápidos e conclusivos.
#03. Padronização dos processos
Deixar os processos acontecerem de qualquer forma e sem um padrão estabelecido, é um grande erro por parte dos gestores de empresas.
Se esse for um dos seus problemas, a consultoria de processos te ajuda a realizar um mapeamento de processos, tornando-os padrão e únicos para todos os colaboradores.
Essa padronização torna o processo mais ágil, organizado e ainda evita erros frequentes, tornando o processo único, eficaz e objetivo.
#04. Melhoria de desempenho
Com a consultoria de processos, o desempenho da sua empresa vai melhorar significativamente, pois esse é um dos principais objetivos da consultoria.
Com as medidas tomadas e as melhorias realizadas, o desempenho da sua equipe é elevado ao maior nível possível na realidade da sua empresa, trazendo ainda mais benefícios para o seu negócio e para os seus colaboradores.
#05. Aumento da produtividade
Como consequência do aumento da eficácia e da melhoria de desempenho, a produtividade torna-se ainda maior, gerando altos índices de produção e consequentemente menor tempo de trabalho por produto.
#06. Solução de erros
Solucionar os erros existentes nos processos da sua empresa é um dos principais objetivos da consultoria, e a eliminação dos mesmos é possível após o olhar adequado dos consultores e a implementação de novas medidas capazes de extinguir ou diminuir esses problemas.
#07. Aumento da qualidade dos produtos/serviços oferecidos
Com toda a melhoria existente nos processos e a eliminação de erros, os produtos gerados e os serviços oferecidos passam a ter alta qualidade, o que eleva de forma significativa a satisfação dos seus clientes, tornando a sua empresa melhor sucedida e mais reconhecida no mercado de trabalho em que está inserida.
Lembre-se sempre: a satisfação do seu cliente é o seu maior objetivo!
#08. Integração da visão externa de mercado
Como dito no tópico acima, a satisfação dos seus clientes é o seu maior objetivo, portanto, ter um olhar do que o seu cliente pensa a respeito do seu negócio é de extrema importância para entender como a sua empresa está no mercado.
Por isso, colocar-se no lugar de cliente é uma medida importante, e os consultores conseguem ter essa visão de forma simples e condizente, integrando a visão externa de mercado com futuros objetivos de melhorias e aprimoramentos, visando a experiência do seu público.
#09. Torna os processos condizentes com os objetivos da empresa
Alcançar os objetivos estabelecidos previamente para a sua empresa é o que se espera de uma, mas quando os processos não levam a sua empresa até esses objetivos?
A consultoria é capaz de direcionar os processos corretamente para os objetivos estabelecidos, evitando assim perdas de foco e insistência em processos incapazes de estabelecer resultados positivos para a sua corporação.
#10. Experiência com o mercado
Consultores possuem grande experiência com o mercado, o que torna esses profissionais capazes de aplicar as ferramentas adequadas e que melhor atendem às necessidades da sua empresa.
#11. Aumento do comprometimento da equipe
Com as medidas tomadas a partir da consultoria, a sua equipe reconhece a importância dela, sente-se valorizada e consequentemente torna-se mais engajada.
Além disso, é possível compensar seus funcionários de acordo com os trabalhos realizados, o que vai aumentar o engajamento, o comprometimento e a satisfação por parte da sua equipe de colaboradores.
Agora que você já conhece os principais benefícios existentes em contratar uma equipe de consultoria de processos, que tal entender como a consultoria é realizada?
A seguir, ordenamos e resumimos como age uma consultoria
Mapeamento de Processos
Pontapé inicial para a consultoria, o mapeamento de processos é capaz de identificar de forma lógica a sequência das atividades realizadas diariamente, e é um processo importante para que os colaboradores tenham em mente o que precisa ser feito, de forma padrão e ordenada.
A partir desse mapeamento, é possível modificar determinadas atividades ou a ordem das mesmas, gerando melhorias e o aumento da eficiência, eficácia e efetividade do processo mapeado.
#01. Análise de falhas do processo
A análise dos gargalos e dos erros do processo é muito importante e normalmente é uma atividade conjunta, visto que os erros costumam ser apresentados pelos colaboradores e gestores da empresa.
Assim, após o reconhecimento adequado dos erros, é possível adotar estratégias adequadas para solucionar os problemas existentes, atendendo às demandas da empresa e tornando o processo mais dinâmico e assertivo, evitando falhas recorrentes.
#02. Melhoria do processo
Sendo assim, tendo o processo mapeado e os erros elencados, é hora do consultor realizar as melhorias e otimizações necessárias.
A melhoria é realizada a partir de uma atualização dos processos, tomados adequados e padronizados, de acordo com as estratégias adotadas pelo consultor.
É de extrema importância que esses novos processos sejam seguidos seriamente pelos colaboradores, pois isso vai definir todo o sucesso da consultoria, que só será possível como a colaboração adequada e o seguimento correto das demandas por parte dos funcionários.
Por isso, é fundamental fomentar a importância de seguir os novos processos de forma minuciosa, incentivando os seus funcionários e tornando-os parte fundamental desse processo.
Reconhece a importância da sua equipe e motivá-la é fundamental, pois, como disse Dalai Lima:
“Toda ação humana, que se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação.”
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Conclusão

Por fim, agora que você já sabe o que é a consultoria de processos e como funciona, basta escolher um serviço qualificado e de confiança para melhorar e otimizar os processos da sua empresa.
A Fluxo conta com especialistas qualificados, prontos para conversar com você e ver o que é melhor para a sua empresa. Entre em contato clicando aqui.
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