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A relação de novas tecnologias de Controle de ponto online e a gestão de talentos

A relação de novas tecnologias de Controle de ponto online e a gestão de talentos

Controle de ponto online

Você sente que existem muitos gargalos para a gestão de talentos na sua empresa? Saiba que é possível eliminar boa parte deles com o apoio das novas tecnologias de controle de ponto online!

Essas ferramentas estão cada vez mais ligadas à gestão de talentos tendo em vista a forma como registramos e acompanhamos o tempo de trabalho.

Nessa realidade, as organizações estão descobrindo o potencial do Controle de Ponto Online para impulsionar a gestão de talentos. 

Ao adotar sistemas inovadores, as empresas podem não apenas melhorar o controle de frequência, mas também fortalecer sua capacidade de atrair, desenvolver e reter talentos excepcionais.

Consequentemente, é possível criar um ambiente propício para o crescimento, a inovação e o sucesso organizacional.

E aí, quer entender direitinho como ocorre essa relação? Então, você não pode perder esse artigo!

Acompanhe a leitura conosco.

O que é a gestão de talentos?

A gestão de talentos nada mais é do que o conjunto de práticas e estratégias adotadas pelas empresas para atrair, desenvolver e reter o potencial dos talentos humanos em uma empresa.

Essa área do RH tem por objetivo principal identificar e nutrir pessoas com habilidades, conhecimentos e experiências excepcionais.

Dessa forma, é possível impulsionar o desempenho e o sucesso da empresa!

Se você ainda acredita que a gestão de talentos se restringe ao recrutamento e seleção tradicionais, então está na hora de mudar completamente o seu pensamento!

A gestão de talentos envolve um processo contínuo de identificação e desenvolvimento de indivíduos com potencial para contribuir de forma significativa para a empresa.

A princípio, existe um  processo seletivo rigoroso para identificar os candidatos mais qualificados e alinhados com a cultura e os valores da empresa.

Em seguida, uma vez contratados, os talentos são desenvolvidos por meio de programas de treinamento, mentoring, coaching e educação continuada.

Mas não para por aí! No dia a dia da empresa, é necessário fazer o monitoramento contínuo do desempenho desse colaborador, entendendo a sua produtividade e nível de trabalho.

Baseado nisso, a gestão de talentos busca recompensar e reconhecer o desempenho excepcional dos talentos, oferecendo incentivos financeiros, promoções e até mesmo oportunidades de crescimento.

Essa é uma forma bastante útil e funcional de manter a motivação e o engajamento dos talentos dentro da empresa.

Qual a importância da gestão de talentos para a sua empresa?

A retenção de talentos é extremamente importante para as empresas, afinal, essas pessoas possuem experiências e qualificações que são únicas, sendo adquiridas ao longo do tempo.

Um ponto bastante interessante a se salientar é que talentos desempenham um papel fundamental na criação e sustentação de uma cultura organizacional positiva.

Isso porque eles são modelos para outros colaboradores e podem influenciar o engajamento, a motivação e o senso de pertencimento da equipe.

Quando esses talentos deixam a empresa, levam consigo esse conhecimento, o que pode resultar na perda de expertise e impactar negativamente os processos e projetos da organização.

Por outro lado, quando esses talentos são incentivados a continuar na empresa, existe uma estabilidade nas operações e uma menor interrupção na execução de projetos. 

Afinal, como se sabe, a  perda de talentos críticos pode levar a lacunas na equipe e exigir tempo e recursos significativos para encontrar substitutos adequados.

E por falar em substituição, esse é um processo bastante caro, já que existe a necessidade de recrutar, selecionar e treinar novos profissionais.

As novas tecnologias de Controle de Ponto Onlinel e a gestão de talentos

Sem dúvidas, o uso de novas tecnologias de Controle de Ponto Online são de grande relevância quando o assunto é o gerenciamento de talentos na sua empresa.

Isso porque essas ferramentas vão te ajudar a otimizar a forma como a sua empresa registra e gerencia as horas de trabalho dos funcionários.

Voltando um pouquinho no conceito para que você possa se situar, este é um sistema eletrônico usado para registrar a entrada e a saída dos funcionários, certo?

São bastante seguros porque o seu registro é baseado em biometria, reconhecimento facial, autenticação de dois fatores, entre outras tecnologias.

Nesse contexto, o Controle de Ponto Online permite que as empresas monitorem de forma mais precisa e automatizada a frequência dos funcionários, bem como o tempo que eles gastam em tarefas e projetos específicos.

Bem, mas como isso se encaixa na questão da gestão de talentos?

A relação vem porque esse sistema ajuda a identificar padrões de trabalho, desempenho, eficiência e produtividade.

Isso pode ser usado em revisões de desempenho, feedbacks construtivos e também como base para reconhecimento e recompensas.

Além disso, com informações precisas sobre a presença e disponibilidade dos funcionários, a gestão de talentos pode planejar melhor a alocação de recursos humanos.

Dessa forma, pode ser garantido que a empresa tenha a equipe certa no lugar certo, otimizando a utilização dos talentos disponíveis.

Também não podemos nos esquecer que, com a crescente tendência de trabalho remoto e horários flexíveis, essa tecnologia também desempenha um papel crucial.

O registro remoto permite que colaboradores em qualquer parte do país ou do mundo registrem suas horas de trabalho, garantindo um controle adequado das atividades.

Como implantar corretamente novas tecnologias de Controle de Ponto Online para reter talentos na minha empresa?

Achou interessante a ideia de possuir o Controle de Ponto Online na sua empresa para fazer a gestão de talentos?

Saiba que é possível, seguindo algumas dicas, ter uma implantação adequada dessas novas tecnologias! Veja só algumas etapas para te ajudar nessa missão:

1. Avalie suas necessidades

Em primeiro lugar, antes de escolher um fornecedor de sistema, é necessário que você avalie quais são as necessidades da sua empresa. 

Busque entender as suas necessidades de registro de entrada e saída, acompanhamento de horas trabalhadas, flexibilidade de horários, integração com outros sistemas de RH, entre outros.

2. Escolha um sistema adequado para a sua empresa

Conhecendo a sua necessidade, é chegado o momento de pesquisar no mercado quais são os sistemas disponíveis.

Nesse momento, considere as funcionalidades, a facilidade de uso, a compatibilidade com os dispositivos da empresa e o suporte oferecido pelo fornecedor.

3. Comunique sobre a nova tecnologia para o seu time

É importante que toda a equipe esteja informada sobre a implantação do sistema de ponto online. 

Explique os benefícios, como o registro mais preciso das horas trabalhadas e a redução de burocracia na hora de registrar, levando a mais facilidade para o seu time.

4. Treine e dê suporte aos funcionários

Para além de informar, também é importante prover um treinamento adequado para os funcionários sobre como utilizar o sistema.

Isso pode ser feito por meio de sessões de treinamento presenciais, tutoriais online, manuais de instruções ou uma combinação de diferentes métodos.

Mantenha um suporte contínuo para os funcionários, estando disponível para responder a perguntas, resolver problemas técnicos e fornecer orientações adicionais.

E aí, você gostou desse conteúdo? Veja mais artigos explorando o nosso Blog! Até a próxima.

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Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

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