Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

Psicologia das cores e a sua influência no Design de Interiores

Psicologia das cores e a sua influência no Design de Interiores

design de interiores de uma sala de estar

A psicologia das cores é uma poderosa ferramenta na arquitetura quando aplicada ao design de interiores. A pintura é capaz de alterar visualmente dimensões e formas do espaço, ressaltando ou disfarçando imperfeições, podendo gerar sensações quando a cor é escolhida corretamente. 

Isso acontece porque as cores têm um papel fundamental na mensagem e na sensação que queremos passar para quem irá viver ou trabalhar no ambiente. Cada cor é assimilada e estimula alguma área do nosso cérebro o que nos envia incansáveis mensagens que transmitem emoções, gerando um efeito imediato no ambiente, que pode ser positivo ou negativo. 

Para isso, vamos mostrar as influências das principais cores em nossos sentimentos. Então, preste atenção para utilizar essas dicas para tornar sua casa ou ambiente de trabalho mais aconchegante e agradável! 

Inicialmente, devemos entender o contexto e significado do ambiente que estamos projetando, ou seja, o que queremos transmitir naquele ambiente. 

Amarelo

O amarelo é uma cor que estimula a criatividade e traz energia, alegria, prosperidade e otimismo ao ambiente. A cor estimula o raciocínio lógico. Caso seja usado em excesso, pode causar estresse, nervosismo e ansiedade. 

É uma ótima opção para quartos de criança, por exemplo. 

Azul

Tons profundos, como o azul marinho, são ótimos para transmitir confiança, lealdade e sucesso. Tons mais claros transmitem calma e tranquilidade.  

É uma ótima opção para salas de reunião, já que estimula a comunicação.

Branco

O branco é a cor da inocência e do bem, é associado à sabedoria, paz e higiene. A cor pode transmitir calma e simplicidade, mas se usada em excesso pode gerar um sentimento de vazio e de isolamento. 

É uma ótima opção para clínicas e ambientes médicos.

Vermelho

A “cor da paixão” é uma das cores mais atraentes quando falamos de emoções e estímulos. Essa cor leva energia e emoção ao ambiente, mas se usado em excesso pode acelerar o metabolismo, a taxa de respiração e, até mesmo, a pressão arterial. 

Por provocar reações apaixonadas e intensas, sendo  é uma boa escolha para ambientes como salas de estar para quem gosta de receber amigos.

Verde

O verde é um tom extremamente positivo, pois remete ao equilíbrio e restauração, a saúde, segurança e calma. O verde também pode remeter a sentimentos negativos, se utilizado em excesso, como ciúmes e ganância. 

Por remeter a natureza, é uma ótima opção para ambientes semi abertos ou áreas externas.

Cinza 

A cor transmite segurança, inteligência, neutralidade e força, além de despertar uma sensação de calma. Pode ser mais claro e delicado. Seu excesso pode gerar tristeza e solidão. 

É uma ótima escolha para escritórios.

Marrom

O marrom remete a conforto e relaxamento, por ser símbolo de suporte e estabilidade. A cor traz conforto físico e encoraja organização. Caso seja utilizado em excesso transmite sensação de sujeira. Tons mais voltados para o dourado podem trazer luxo ao ambiente. 

A cor é ótima para salas de estar.

Preto

A neutralidade do preto promete sofisticação, modernidade e elegância. Em excesso, pode gerar um ambiente negativo e depressão, além de gerar alterações no humor. 

A cor é ótima para ambientes modernos, como escritórios.

Roxo

O roxo nos remete à riqueza, à fantasia, ao charme e ao luxo. Fisicamente, a cor tranquiliza e relaxa o sistema nervoso, acalma o coração, purifica o sangue, além de ajudar na regulação hormonal. 

A cor desenvolve a percepção, mas desencoraja o trabalho físico, por isso é ótima em salas de estudo.

Laranja

O laranja é uma cor exótica e penetrante, que remete ao sucesso, criatividade e entusiasmo. Fisiologicamente, a cor aumenta o suprimento de oxigênio para o cérebro, estimula a atividade mental e estimula o apetite. 

É uma ótima escolha para restaurantes, pois promove a interação social e aumenta o apetite.

Para finalizar, uma última dica da influência das cores no design de interiores

Além de sensações, as cores podem influenciar o tamanho e formato dos ambientes. As cores quentes aumentam objetos, enquanto as frias reduzem as dimensões aparentes deles.

Gostou do conteúdo? Se tiver qualquer comentário ou dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato com a gente!

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.