
Cuidados de combate a incêndio
Em diversos ambientes, seja ele profissional ou nossa própria residência, alguns acidentes podem acontecer. Os incêndios acontecem por diversos motivos, que em geral são descuidos acidentais, no entanto, mesmo esses descuidos podem ser alertados.
Com o objetivo de proteger sua família e conseguir viver mais tranquilos, muitos brasileiros procuram por sistema de combate a incêndio para que se proteja de eventuais acidentes antes mesmo que aconteçam.
Além dos alarmes, outra forma de prevenção é a presença de equipamentos para combater o fogo. Muitas vezes, a partir de uma fagulha o ofog começa, e ao passar para cortina ou outros objetos, pode se propagar.
Para evitar isso, a presença de um extintor de incêndio é indispensável! Um ponto importante que vale alertar é o fato de sempre, ao identificar fogo, o ideal a se fazer é chamar os bombeiros e sair do local imediatamente.
Eles possuem treinamento e uniformes profissionais especializados para que possam lidar com o fogo e com a fumaça emitida. A seguir, falaremos mais sobre as formas de proteger sua casa de eventuais incêndios. Acompanhe!
Busque um bom alarme de incêndio para a sua casa
No mercado existem os mais variados modelos e sistemas de combate para garantir a segurança da sua residência.
Por exemplo, alguns dispositivos possuem um sensor de fumaça que captura qualquer alteração na quantidade de fumaça no ar, disparando o alarme e entrando em contato com o corpo de bombeiros de maneira imediata.
Além de acessórios que alertam após ocorrer algo, a prevenção continua sendo a melhor alternativa! As empresas e indústrias devem contar com um profissional especializado em segurança no trabalho, tanto por uma questão legal quanto segurança dos colaboradores.
Esse técnico, além de prestar os primeiros socorros, também deve receber treinamento de brigada de incêndio para essas situações. Com isso, ele saberá como agir e ajudará na evacuação das pessoas.
Fora isso, utilizar componentes de acordo é uma forma de impedir acidentes. Nas máquinas da indústria, por exemplo, o óleo usado no cilindro hidráulico e outros componentes, além de lubrificação tem a função de suportar a pressão e calor exercidos sobre a peça.
Saiba o que fazer durante um incêndio
É fato que acidentes acontecem! Às vezes, mesmo com toda a precaução pode ocorrer uma situação inesperada no trabalho ou em casa. Como dito anteriormente, o treinamento de brigadistas instrui os colaboradores para que reajam da melhor forma.
Isso inclui algumas recomendações com o objetivo de conter o fogo. Caso ele atinja as roupas de algum funcionário, um chuveiro próximo ou a utilização de uma manta anti-chama com isolamento térmico devem fazer parte dos objetos usados.
A pessoa que estiver com chamas nas roupas, mesmo que seja uma situação atípica e assustadora, não deve sair correndo para evitar que o fogo se espalhe mais. O funcionário preparado para essa situação deverá abraçar a pessoa acidentada com a manta térmica.
Bombeiros o mais rápido possível. É expressamente contraindicada a utilização de elevadores nessas situações, sendo recomendada o uso das escadas para a evacuação.
Os ambientes profissionais também devem, de acordo com normas de segurança estabelecidas por lei, serem equipados com extintores de incêndio, hidrantes, mangueiras, registros, chuveiros automáticos e corrimão nas escadas. Tudo isso para essas situações de emergência.
Previna-se de incêndios e acidentes com fogo
Como vimos ao longo deste conteúdo, existem alguns dispositivos que podem ser usados para combater incêndios em eventuais acidentes.
Esses sistemas de alarme detectam a presença de fumaça e fogo, e certos tipos possuem uma tecnologia integrada que já é diretamente responsável por acionar o corpo de bombeiros para um possível resgate.
Além de sistemas, a presença de um colaborador devidamente preparado para reagir nessas situações em seu ambiente profissional é necessária e por lei, deve ser cumprida por todas as empresas.
Assim como todos os acidentes, muitas vezes o incêndio se inicia e só é percebido quando não pode mais ser controlado. Por isso, saber como agir é importante nessas horas, sendo que uma decisão correta pode ser a responsável por salvar vidas.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.