Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

Descobertas Químicas que transformaram o mundo

Descobertas Químicas que transformaram o mundo

Vários descobertas químicas fazem parte da nossa vida há tanto tempo que, muitas vezes, a gente nem lembra que foram inovações para a época em que foram criadas. 
Esse ramo de pesquisa surgiu com a combinação prática das técnicas de engenharia com as teorias da química, a partir da descoberta da dinamite pelo cientista Alfred Nobel.

A partir daí, os processos industriais foram se aperfeiçoando cada vez mais! É por isso que, no blog de hoje, a gente traz pra vocês algumas dessas descobertas que mudaram e melhoraram as nossas vidas!

Plásticos

Eles estão presentes em todos os lugares e são considerados a maior contribuição da Engenharia Química para o mundo moderno

Hoje, claro, a nossa preocupação se  volta para a enorme quantidade de plástico produzida por ano, além da dificuldade no descarte correto dos resíduos e da reciclagem, mas não podemos negar como essa descoberta foi revolucionária para a época. 

Criados a partir da Teoria dos Polímeros do século XIX, foi somente no século seguinte que a Engenharia Química encontrou métodos baratos de produção deste material. Hoje, o plástico é um dos produtos mais consumidos do mundo, utilizado tanto em embalagens que chegam às nossas casas quanto em peças para aviões e carros.

Antibióticos e Quimioterápicos

Quem nunca precisou tomar antibiótico? Eles possuem um papel fundamental na saúde pública, sendo responsáveis por combater bactérias, doenças e infecções. Antes, infecções eram consideradas perigosas e, hoje, com essa descoberta, tornou-se simples de ser tratada. 

Os quimioterápicos, além disso, são essenciais para o tratamento do câncer, combatendo a doença de maneira a encontrar as células que se reproduzem de maneira desordenada. 

Isótopos Radioativos

Embora talvez não tão conhecidos e utilizados pela maioria das pessoas no dia a dia, essa descoberta da Engenharia Química foi fundamental para a produção de energia no mundo. A partir deles ocorre a fabricação de combustível para Usinas Nucleares, correspondendo a aproximadamente 25% da geração de energia no mundo atual.

Além disso, é a partir desta descoberta que os arqueólogos conseguem determinar a idade de artefatos antigos, com o método do Carbono-14

Fertilizantes

Utilizados para tornar as terras artificialmente mais produtivas, essa inovação foi bastante importante para a produção de alimentos no mundo. Antes, as terras tinham que ficar um tempo sem utilização para recuperar a fertilidade e, hoje, com esta descoberta, foi possível o aumento da oferta de comida e, consequentemente, o crescimento da população. 

Fibras Artificiais

Foi somente no século XX que as técnicas da Engenharia Química conseguiram criar fibras artificiais, diferentemente das fibras naturais como algodão e couro para a fabricação de roupas. Antigamente, as roupas eram bem mais caras e pouco confortáveis.  Também foi através dessas inovações que pudemos produzir peças mecânicas e veículos mais leves, com a fibra de carbono. 

A história da química passou por diversas mudanças e inovações, mas ainda há um longo caminho a percorrermos

Seja para técnicas de reciclagem, seja para a produção de energias renováveis ou seja para a criação de produtos e fórmulas inovadoras, temos certeza de que o futuro nos trará diversas surpresas. 

E o que isso tem a ver com a Fluxo? 

No nosso setor de Química, Alimentos e Bioprocessos, a inovação química que você deseja para o seu negócio está bem perto de se tornar realidade! 

Essa combinação você + Fluxo pode levar o seu negócio ou ideia para além de onde você possa imaginar. Então entra em contato com a gente e vem saber mais sobre o nosso setor de Desenvolvimento de Fórmula

Quem sabe a sua ideia não pode ser a mais nova inovação que vai revolucionar a história? Clica aqui e fala com a gente!

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.