
Desenvolvimento de App: Expectativa vs. Realidade
O uso de aplicativos vem aumentando na medida em que o uso de smartphones cresce.
Por isso, empresas estão investindo no desenvolvimento de apps cada vez mais.
Porém, existem alguns desafios que devem ser superados e algumas verdades que ficam por trás do desenvolvimento de aplicativos.
Portanto, vamos mostrar a você o que a realidade vs. expectativa no desenvolvimento de apps. Acompanhe.
Analise da ideia
O primeiro passo para o desenvolvimento de um App é analisar a ideia, pois a partir disso se pode lapidá-la e encontrar suas formas mais viáveis e seguras.
Definir o motivo pelo qual deseja cria-lo possibilita se ter uma maior clareza, facilitando assim, o planejamento que refletirá no resultado final.
Expectativa vs. Realidade
Nesse momento é que podemos prestar atenção nas coisas que serão possíveis para o App.
Já que na ideia inicial de um app sempre imaginamos como algo revolucionário que poderá, não só executar sua função, mas também, cada vez mais, atrair novos clientes.
Exemplo
Expectativa
Dono de uma loja de produtos eletrônicos, tem a ideia de um aplicativo que irá proporcionar uma experiencia em realidade aumentada da loja para seus clientes, que estão em casa, direto pelo aplicativo.
Realidade
Porém, essa ideia pode não ser tão eficiente dada as dificuldades atuais para que possa executar tal função.
Já que tanta a execução na loja para criar o ambiente virtual, quanto o fato de que muitos dos dispositivos dos possíveis clientes não fossem compatíveis com a tecnologia.
Esse contraste da expectativa vs realidade na hora da ideação mostra a necessidade de entender bem como funciona a viabilidade de um app antes do seu desenvolvimento.
Desenvolvimento
Outro ponto onde as expectativas não podem ser atingidas e tornadas realidade é no processo de desenvolvimento do App.
Onde suas funções serão implementadas do modo com que foi planejado no ponto anterior.
Por vezes as funções que foram planejadas não podem ser executadas, seja por problemas no planejamento ou mesmo na programação.
Expectativa vs. Realidade
Ao passo que estamos no processo de desenvolvimento, algumas funções não podem ser implementadas por não existirem recursos para apoio naquela plataforma ou naquela linguagem.
No entanto, também não se poderia apenas abandonar aquela função.
Como uma função que se mostra importante, cabe a nós que possamos buscar uma forma de, se não for possível atingir o resultado esperado, nos aproximarmos o máximo possível.
Seja por falta de recursos na plataforma, ou linguagem, na qual o aplicativo está sendo desenvolvido, ou por problemas técnicos ou de logística.
Esse problema pode e deve ser contornado para que se atinja uma forma de solucioná-lo de forma que se torne possível, e se assemelhe o máximo possível a ideia inicial.
Testes
Por fim, a fase de teste é onde podemos testar o aplicativo como um todo, e nessa fase nós podemos testar as funções implementadas e se seu funcionamento está sendo pleno.
Está é uma fase importante no processo de desenvolvimento de App pois é o que revelará possíveis falhas na programação, incompatibilidades e outros tipos de defeitos.

Onde, caso ocorram o App irá retornar a equipe responsável por aquela parte do App, onde eles deverão corrigir o erro quando possível, quando não implementar soluções que venham a atingir um resultado próximo ao desejado pelo planejamento.
Expectativa vs. Realidade
Mesmo já tendo passado por diversas revisões, algumas falhas surgem apenas quando utilizado de forma plena por um usuário.
Algum erro que passou despercebido na fase de desenvolvimento, podem ser resolvidos ao retornarem a equipe de desenvolvimento com o relatório de teste.
Como devemos estar sempre trabalhando com a realidade, é necessário que esses testes sejam conduzidos com pessoas reais, onde deverão ser informadas de todas as expectativas que temos com o sistema, para que então elas possam vir a testas o App de forma plena.
Conclusão
Como pudemos ver, as questões que permeiam o Desenvolvimento de App todas estão relacionadas com o quão bem se pode atingir as expectativas criadas pelo cliente para o seu aplicativo sendo que ainda andando com o projeto em conformidade com a realidade disponível.
Atentando-se tanto as tecnologias disponíveis naquele momento para sua utilização, quanto aos limites das plataformas que podem ser utilizadas, ou mesmo as limitações da linguagem na qual será desenvolvida aquela aplicação.
O processo de desenvolvimento sempre trabalhou com essa questão de expectativa versus realidade.
Onde o desenvolvedor, trabalhando ao lado de profissionais da área na qual o aplicativo é idealizado propicia uma melhor integração e maior efetividade no processo de transformar aquilo que foi requisitado em algo real, efetivo e funcional para os usuários.