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O Que é Preciso Para Desenvolver Um App Para Sua Empresa?

O que é preciso para desenvolver um app para sua empresa?

  • maio 27, 2020
  • Fluxo Consultoria
  • Tecnologia da Informação
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A adesão de aplicativos pelas empresas é uma ação em destaque pela simples razão de manter o contato direto da empresa com o cliente de forma remota e comercializar seus produtos de forma ágil.

Por isso, adotar um posicionamento de mercado por meio de aplicativos, só demonstra o quanto que a empresa está preocupada em inovar e, ao mesmo tempo, se adequar às novas demandas do comércio.

Portanto, um aplicativo bem desenvolvido pode ser um grande diferencial competitivo, rendendo a empresa bons resultados.

E pensando nisso, neste artigo vamos falar quais são os passos para o desenvolvimento de app para que sua empresa consiga tirar o melhor proveito deste canal.

Quer entender como? Continue lendo.

O que você vai aprender neste artigo
  • 1. Comece pelo planejamento
  • 2. Desenvolvimento do app
  • 3. Design
  • 4. Faça testes frequentes
  • 5. Lançamento
  • 2. Manutenção e Atualizações
  • Conclusão

1. Comece pelo planejamento

Primeiramente é necessário definir uma estratégia sólida que defina o conceito do seu aplicativo, e tudo isso se faz por meio de um planejamento.

Nessa fase, você precisa definir qual será o objetivo da criação do app, e até mesmo repensar se é melhor criar um aplicativo ou otimizar um site já existente.

Tudo isso dependendo do que você pretende atingir e tendo claro em mente qual será o valor agregado aos seus clientes através dessa solução.

gestor planejando o desenvolvimento de app da sua empresa
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Também, você deve estruturar como será a fase de desenvolvimento de app, se é melhor utilizar um criador de apps pronto ou contratar uma equipe desenvolvedora.

Além disso, entenda se o aplicativo será desenvolvido para dispositivos com sistemas iOS, Android, ou ambos.

Por fim, é fundamental planejar como será a atualização de conteúdo, para que o aplicativo não fique ultrapassado em poucas semanas.

Todas essas ações levarão a custos que também devem ser levantados e inseridos no planejamento financeiro da empresa, de forma a não prejudicar a viabilidade do projeto.

2. Desenvolvimento do app

Após ter todo o projeto pronto e ter escolhido quem serão as pessoas ou empresa responsável pelo desenvolvimento de app, é o momento de iniciar a construção dele, de fato.

Para isso, os desenvolvedores deverão escrever toda a estrutura de linhas de códigos necessárias para que o aplicativo seja da forma como foi projetado, e de acordo com o sistema escolhido (Android ou IOS), pois ambos possuem linguagens de programação diferentes.

Todos os conhecimentos em linguagem de programação são aplicados nesse momento, e mesmo quando não possuir domínio sobre a área, é importante o gestor acompanhar o andamento da execução.

3. Design

A maior regra no momento de pensar no design do aplicativo é desenvolver pensando na experiência do usuário, pois mesmo que ele resolva as necessidades dos clientes, uma interface não amigável, não trará muito acessos ao app.

Por isso, o profissional deverá desenvolver um design objetivo e responsivo, onde o número de ações dos usuários seja relativamente baixo, até chegar na função que precise.

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> O que ningúem nunca te falou sobre UI e UX

Além disso, deve-se levar em consideração o tamanho da tela a ser utilizado, de modo que facilite a navegação.

Pois, como essa fase influencia diretamente no de desenvolvimento do app, é importante que os responsáveis pelo design e a equipe desenvolvedora estejam sempre alinhados.

Outro detalhe relevante é o ícone que aparecerá na tela principal, na App Store  e Google Play Store, pois ele será a primeira impressão que o usuário terá do app, portanto, deve ser atrativo

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4. Faça testes frequentes

Durante a  fase de construção é fundamental fazer diversos testes para confirmar o bom funcionamento do aplicativo nos sistemas operacionais que ele irá ser executado.

Esse processo é de suma importância para que os erros sejam encontrados e reparados antes do lançamento.

Uma empresa que não dá a devida atenção a etapa de testes, poderá colocar no mercado aplicativos que renderão más experiências aos usuários.

Se isso acontecer, esses usuários se transformarão em “detratores” da marca e podem expor suas críticas negativas nas abas de comentários que estão disponíveis nas lojas de aplicativos, bem como sua classificação baixa por estrelas, prejudicando, assim o posicionamento do aplicativo.

5. Lançamento

Após toda a revisão e solução de problemas encontrados na fase de teste, é o momento de lançar o app nas lojas para o uso.

Para isso, existe um conjunto de técnicas e ações que a empresa pode tomar após o lançamento do seu aplicativo chamado App Store Optimization, ou ASO, que têm a finalidade de fazer as pessoas encontrem mais facilmente seu app ao fazerem suas pesquisas nas lojas.

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> ASO: 6 passos para destacar seu aplicativo nas buscas

Algumas práticas como colocar prints  eaté vídeos mostrando as funcionalidades do aplicativo, bem como inserir palavras-chave relevantes para o seu segmento, também atraem um maior número de downloads e engajamento.

Por isso, alinhar estratégias de marketing com ASO é uma ótima ação para potencializar os resultados do seu app.

2. Manutenção e Atualizações

É importante estabelecer um ciclo de manutenções e atualizações do aplicativo que atenda às novas demandas.

Pois, durante o uso, os usuários podem encontrar bugs, que devem ser solucionados pela empresa à medida que aparecerem, além de lançar novas versões por necessidade ou por alta reincidência de algum problema.

A equipe responsável pela manutenção também deve ficar atenta às atualizações dos próprios sistemas operacionais, que muitas vezes exigem que se faça ajustes no aplicativo para adequação.

atualizacao
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Além disso, deve-se dar atenção à atualização do conteúdo do aplicativo para que ele não fique ultrapassado em pouco tempo, considerando que as inovações tecnológicas perdem o valor em pouco tempo.

Existem indicadores dentro das próprias lojas de aplicativos que podem orientar os gestores sobre a evolução do app dentro do espaço.

Também, existem outros que a própria empresa pode criar para monitorar o nível de experiência e serviço oferecidos aos usuários.

Conclusão

O processo de criação de um aplicativo não é uma atividade complexa, porém deve ser bem pensada e planejada para que não se torne uma má estratégia de posicionamento.

Por isso, esteja rodeado da equipe e dos recursos certos, que a probabilidade do aplicativo ser um sucesso será maior.

Neste post, mostramos o passo a passo para que você comece a criação do aplicativo ideal para o seu negócio. Que tal começar com essa mudança agora?

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