Desenvolvimento de máquina e a sua aplicação: Conheça a importância de um protótipo

Você já teve a ideia de criar uma máquina ou melhorar uma já existente mas não sabe como tirar esse plano do papel?

O processo de criação pode ser bastante complexo e, no post de hoje, vamos te falar sobre a importância do desenvolvimento de um protótipo antes da real aplicação dessa máquina!

Ficou curioso? Continua aqui com a gente para saber mais!

O projeto de desenvolvimento de máquina é realizado quando, a partir de uma ideia, fazemos a concepção inicial de um projeto e a sua consequente validação técnica.

Nas etapas iniciais deste processo de execução, fazer um protótipo é essencial à sua ideia para evitar erros e potencializar os benefícios.

E o que é um protótipo?

A palavra protótipo é derivada do grego e consiste na junção da palavra “protós, que significa primeiro; e typos, que significa tipo. Assim, podemos dizer que um protótipo é um primeiro modelo de uma ideia, construído para testar o produto que está sendo criado.

O processo de prototipagem, assim, tira a sua ideia do papel de forma mais rápida e barata, a fim de que você possa testar a usabilidade do produto e pensar em possíveis soluções para os problemas que possam surgir.

Para escolher qual a prototipagem ideal para a sua necessidade, o que você deve levar em consideração é a fidelidade ao produto final.

Sendo assim, um protótipo de baixa fidelidade pode ser apenas uma representação análoga ao produto, vez que mais barata e rápida de ser produzida. Por ser mais simples, pode ser uma boa opção se você não possui tanto tempo ou recurso financeiro para execução.

Banner4

O produto de média fidelidade, por sua vez, representa um modelo que executa as principais funções da máquina, possibilitando ao usuário a interagir com a ideia central do produto.

Por fim, o protótipo de alta fidelidade é o mais semelhante ao produto final. Embora ofereça um resultado mais fiel, pode demorar mais a ser produzido, além de demandar mais recursos financeiros.

Toda essa escolha depende da sua intenção, custo-benefício e disponibilidade de recursos para esse projeto.

Para exemplificar, podemos citar o projeto de um carro movido à energia renovável que, para sua locomoção, utiliza energia elétrica ao invés de combustíveis fósseis. Durante o processo de teste, o protótipo poderia ter um tamanho reduzido e evitar gastos com materiais de lataria, por exemplo.

E quais os benefícios disso?

O protótipo fornece uma visão mais clara do projeto, além  de ter um baixo custo de produção, por não precisar ter a durabilidade e a aparência exata do original, reduzindo o valor de montagem.

Além disso, ele pode te auxiliar a identificar problemas que não são notados inicialmente enquanto o projeto ainda está no papel, garantindo a redução de riscos e a funcionalidade do produto.

Quer saber a melhor parte?

Aqui na Fluxo, nós podemos te ajudar! O nosso setor de Máquinas e Equipamentos conta com consultores qualificados que te auxiliam em todo esse processo.

O detalhamento do nosso projeto envolve desde uma modelagem 3D até a indicação dos métodos de fabricação da máquina. Além disso, te entregamos o arquivo editável em formato digital, ao lado de uma uma lista de contatos que podem fornecer os itens necessários para o seu projeto.

Quer colocar a sua ideia em prática? Entre em contato com um dos nossos consultores clicando aqui e  venha seguir o nosso Fluxo.

Qual o papel da prototipagem em impressão 3D para o desenvolvimento de um produto?
Dimensionamento da escala de produção: entenda o porquê de você precisar dele na sua empresa agora

Outros assuntos: