Você já teve a ideia de criar uma máquina ou melhorar uma já existente mas não sabe como tirar esse plano do papel?
O processo de criação pode ser bastante complexo e, no post de hoje, vamos te falar sobre a importância do desenvolvimento de um protótipo antes da real aplicação dessa máquina!
Ficou curioso? Continua aqui com a gente para saber mais!
O projeto de desenvolvimento de máquina é realizado quando, a partir de uma ideia, fazemos a concepção inicial de um projeto e a sua consequente validação técnica.
Nas etapas iniciais deste processo de execução, fazer um protótipo é essencial à sua ideia para evitar erros e potencializar os benefícios.
E o que é um protótipo?
A palavra protótipo é derivada do grego e consiste na junção da palavra “protós, que significa primeiro; e typos, que significa tipo. Assim, podemos dizer que um protótipo é um primeiro modelo de uma ideia, construído para testar o produto que está sendo criado.
O processo de prototipagem, assim, tira a sua ideia do papel de forma mais rápida e barata, a fim de que você possa testar a usabilidade do produto e pensar em possíveis soluções para os problemas que possam surgir.
Para escolher qual a prototipagem ideal para a sua necessidade, o que você deve levar em consideração é a fidelidade ao produto final.
Sendo assim, um protótipo de baixa fidelidade pode ser apenas uma representação análoga ao produto, vez que mais barata e rápida de ser produzida. Por ser mais simples, pode ser uma boa opção se você não possui tanto tempo ou recurso financeiro para execução.
O produto de média fidelidade, por sua vez, representa um modelo que executa as principais funções da máquina, possibilitando ao usuário a interagir com a ideia central do produto.
Por fim, o protótipo de alta fidelidade é o mais semelhante ao produto final. Embora ofereça um resultado mais fiel, pode demorar mais a ser produzido, além de demandar mais recursos financeiros.
Toda essa escolha depende da sua intenção, custo-benefício e disponibilidade de recursos para esse projeto.
Para exemplificar, podemos citar o projeto de um carro movido à energia renovável que, para sua locomoção, utiliza energia elétrica ao invés de combustíveis fósseis. Durante o processo de teste, o protótipo poderia ter um tamanho reduzido e evitar gastos com materiais de lataria, por exemplo.
E quais os benefícios disso?
O protótipo fornece uma visão mais clara do projeto, além de ter um baixo custo de produção, por não precisar ter a durabilidade e a aparência exata do original, reduzindo o valor de montagem.
Além disso, ele pode te auxiliar a identificar problemas que não são notados inicialmente enquanto o projeto ainda está no papel, garantindo a redução de riscos e a funcionalidade do produto.
Quer saber a melhor parte?
Aqui na Fluxo, nós podemos te ajudar! O nosso setor de Máquinas e Equipamentos conta com consultores qualificados que te auxiliam em todo esse processo.
O detalhamento do nosso projeto envolve desde uma modelagem 3D até a indicação dos métodos de fabricação da máquina. Além disso, te entregamos o arquivo editável em formato digital, ao lado de uma uma lista de contatos que podem fornecer os itens necessários para o seu projeto.
Quer colocar a sua ideia em prática? Entre em contato com um dos nossos consultores clicando aqui e venha seguir o nosso Fluxo.
This Post Has 0 Comments