Dicas para aumentar a eficiência da análise de dados

Quem nunca ouviu a  frase “os dados são o novo petróleo”?

Por que será que essas informações são tão valiosas nos dias atuais? Por que as empresas estão lutando por essas informações?

A seguir você vai entender um pouco mais sobre o ouro do Século XXI e principalmente como aumentar a eficiência da sua empresa na hora de realizar a análise de dados.

O que é Análise de Dados?

O processo de análise de dados consiste em transformar as informações soltas e em grande volume como contratos, informações financeiras dos clientes, perfil de compra dos consumidores, dados pessoais, estratégias de mercado e indicadores de desempenho em oportunidades reais e facilitadores para a empresa, tornando as tomadas de decisões muito mais assertivas e garantindo uma maior eficiência para o negócio.

Como funciona a análise de dados?

O primeiro passo para realizar o processo de análise de dados é extrair os dados armazenados em seu sistema, assim como as informações de outras fontes, dependendo do nicho de cada companhia.

Após transmitir todos esses dados para o sistema da companhia, eles passam a ser separados como estruturados e não estruturados, ou seja, os dados estruturados se caracterizam por serem numéricos, como os bancos de dados, enquanto os não estruturados respondem por vídeos, cotações e documentos em geral, como um e-mail.

A partir de agora o big data entra em ação para gerenciar corretamente toda a quantidade de informações geradas, é a partir de processos eficientes de análise de dados, que a gestão consegue aproveitar toda a estrutura de dados de forma estratégica para gerar mais resultados.

Quais os benefícios da análise e interpretação de dados?

Os benefícios gerados pela análise de dados são incontáveis, mas os mais relevantes para as empresas são os que geram resultados organizacionais, impulsionam os resultados e facilitam o atingimento das metas

Com isso, alguns benefícios se destacam e enchem os olhos dos interessados pelo assunto:

Banner3
  • Compreensão das necessidades do cliente;
  • Formação de um diferencial de mercado;
  • Tomada de decisão mais precisa e com menos riscos;
  • Redução de custos;
  • Melhor aproveitamento do capital humano.

Qual empresa no mundo não gostaria de ter todas essas informações estratégicas?

4 dicas para fazer uma análise de dados eficiente

1. Defina o seu objetivo

Toda a análise de dados é feita por um motivo. Então, seu primeiro passo é definir a pergunta que você vai responder – ela deve ser clara, mensurável e relevante para a empresa. Ao fazer isso, você evita o desperdício de tempo e dinheiro e aumenta a eficiência de sua tomada de decisão. Uma ótima maneira de definir metas é conversar com os funcionários e ver quais problemas e desafios sua equipe está enfrentando.

2. Escolha as métricas que serão usadas

O uso de métricas é a forma mais eficaz de identificar eventos que impactam positiva e negativamente o crescimento de uma empresa. Como o processo de análise de dados pode ter diferentes abordagens e revelar uma riqueza de informações, métricas bem definidas podem melhorar a qualidade da análise.

3. Selecione a ferramenta ideal

A contratação de uma boa ferramenta de análise de dados é uma virada de jogo para a redução dos esforços para coletar e interpretar esses insumos. Afinal, fazer isso de forma manual é extremamente trabalhoso e passível de erros.

Pesquise e invista em soluções escaláveis e eficientes. Quanto maior a capacidade da ferramenta, menos problemas você enfrentará durante os estudos e melhores serão os resultados alcançados.

4. Aposte na integração das equipes

Uma boa análise de dados depende da colaboração entre as partes interessadas. Isso significa que a integração entre as equipes é essencial para o sucesso estratégico. Uma comunicação eficaz e unificada garante que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo, aumentando muito as chances de sucesso. O conceito de marketing decorre justamente da importância de alinhar as equipes de vendas e marketing com uma mesma estratégia.

Esse post te ajudou?

Se sim, a Fluxo é a solução que você precisa!

Fica ligado no nosso blog para mais matérias que podem te auxiliar a impulsionar o seu negócio.

E não esqueça: se tiver qualquer dúvida clica aqui e fala com a gente!

Conheça os 4 tipos de análise de dados e saiba qual o melhor para o seu negócio
O que explica o crescimento no número de empresas no Brasil?

Outros assuntos: