Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

É obrigatório fazer autovistoria?

Se você é responsável por uma edificação, com certeza já se deparou com essa dúvida por aí. A verdade é que, a obrigatoriedade varia de acordo com a legislação do seu estado, mas aqui no Rio de Janeiro, ela se torna obrigatória pela lei estadual nº 6400.

A lei determina a realização periódica por autovistoria, que deve ser realizada pelos condomínios ou pelos proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo poder público, nos prédios públicos. Essa vistoria precisa incluir estruturas, fachadas, empenas, marquises, telhados e obras de contenção de encostas e como todas as suas instalações. Assim, cria-se o laudo técnico de vistoria predial (LTVP) para a regularização ou tomada de providências.

Essa autovistoria, precisa acontecer com um espaçamento de, no máximo, 5 anos. Além de estar dentro da regulamentação, a vistoria tem o objetivo de informar à administração do edifício sobre qualquer problema interno com agilidade e eficiência, permitindo correções rápidas e evitando maiores danos ao imóvel ou às pessoas que circulam nele.

De forma prática, o procedimento acontece quando um profissional licenciado, formado em engenharia ou arquitetura, avalia as condições do prédio e seus vários sistemas, garantindo o alvará ou um plano de ação para a solução de erros.

Banner1

Vale ressaltar, que o descumprimento da lei pode acarretar em multas altíssimas, calculadas em até cinco vezes o valor de referência (VR) do IPTU.

Quer saber qual o próximo passo?

Fala com a Fluxo!

Aqui, podemos te ajudar a entender melhor esse processo pensando na sua edificação.

Entre em contato com a gente clicando aqui

Banners5

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.