skip to Main Content
Empresa Se Comportando De Forma Eco Friendy

Eco Friendly: a melhor amizade que a sua empresa pode ter!

Com a evolução da atividade industrial e os diferentes meios de produção existentes, as empresas tornaram-se grandes responsáveis pela degradação ambiental.

Tal degradação teve início juntamente a revolução industrial, mas só recebeu a devida atenção três séculos depois, por volta de 1960, década em que alguns biólogos e ecologistas começaram a levantar questões importantes sobre a relação entre empresas e meio ambiente.

Desde então, houve uma crescente aceitação desses discursos, os quais estão cada vez mais presentes e inseridos na sociedade.

Essa aceitação se deu pela informação veiculada a partir dos meios de comunicação, que se tornaram muito mais acessíveis com o avanço tecnológico.

Assim, as pautas ecológicas foram disseminadas mundialmente e tornou-se uma das mais importantes na atualidade, principalmente o termo eco friendly.

Afinal, as preocupações inerentes aos riscos existentes são completamente compreensíveis, e devem ser priorizadas por todos, ainda mais por quem possui negócios e empresas as quais dependem unicamente da validação popular.

Mas afinal, o que é ser eco friendly?

O termo inglês significa amigo do meio ambiente.

Como a própria tradução já fala, refere-se a ações que minimizam efetivamente os impactos ambientais, priorizando sempre a melhor e mais sustentável opção a partir de mudanças diárias no modo de pensar, agir e produzir.

Empresarialmente falando, significa que o seu negócio possui e mantém uma postura sustentável e ecológica no mercado em que está inserido, priorizando sempre medidas capazes de reduzir ou até mesmo acabar com os impactos ambientais negativos.

Mas, por que ser eco friendly?

Que é uma atitude importante para a sua corporação você já sabe, mas por que essa amizade representa uma boa escolha para a sua empresa?

Para te responder essa pergunta e te convencer de que essa é a melhor relação que a sua corporação pode ter, preparamos uma lista com os principais benefícios em adotar essa postura no seu negócio.

#01. Não contribui para a degradação ambiental

O primordial e mais importante dos motivos é justamente o conceito mais básico de todo o movimento: Ser sustentável.

Reconhecer a real necessidade de agir favorecendo a sociedade e os recursos naturais de forma conjunta é fundamental para ser verdadeiramente eco friendly.

Não adianta agir puramente por marketing, conquista de público ou ganho de autoridade empresarial (tópicos muito importantes que serão discutidos a seguir). É necessário dar a devida importância e gravidade a todas as problemáticas existentes.

Por isso, seja verdadeiramente consciente e engajado no processo de ser um amigo para o meio ambiente. Priorize essas atitudes não só em publicidades, mas primordialmente em cada decisão tomada.

Gere impactos positivos para a sua empresa, seus funcionários, seus clientes e o planeta terra na totalidade.

Caso contrário, sua empresa poderá ser descoberta praticando greenwashing, atitude que te desfavorece publicamente e prejudica de forma definitiva todo o seu ramo.

#02. Conquista de um novo público

Com as conscientizações ambientais realizadas desde o início da década de 60, muitas pessoas adotam e lutam pelas causas naturalistas.

Dessa forma, ao tornar-se uma empresa eco friendly você atrai um público completamente novo e fiel as suas pautas e produções, pois os ideais da sua empresa vão de encontro com o modo de pensar e agir desse público.

Como muitas empresas ainda não adotaram uma logística sustentável, a valorização de empresas realmente ecológicas é muito grande, tornando-as prioridade e referência.

Por isso, investir em ações eco friendly é investir na ascensão do seu público e na permanência e admiração de quem já é parte dele.

#03. Aumento de autoridade e vantagem competitiva

Ao tornar-se uma empresa eco friendly, sua corporação passa a ser vista de forma extremamente positiva no mercado empresarial em que está inserida.

Isso gera destaque e consequente aumento de autoridade, tornando o seu negócio até mesmo um exemplo a ser seguido por empresas concorrentes.

Com o aumento de autoridade há um crescimento significativo do porte da empresa e dos lucros da mesma, o que beneficia significativamente o proprietário e todos os colaboradores envolvidos nesse processo.  

#04. Redução de custos de produção

Com a adoção de processos ecológicos como: Reciclagem, reutilização de recursos naturais, reaproveitamento de matéria-prima, etc. Os processos são barateados e isso representa uma redução significativa no custo total.

Redução de custo gera maior lucro, possibilitando ganhos ainda maiores, além de melhor distribuição de salários e investimentos cada vez mais rentáveis.

#05. Atração de novos investidores

Toda empresa que ganha destaque recebe também um maior número de investidores. Com a ascensão decorrente das atitudes eco friendlys, a sua empresa se destaca e atrai cada vez mais investidores, beneficiando ainda mais o seu negócio.

#06. Motivação e engajamento da equipe

A partir da determinação de funções ecologicamente corretas, o colaborador trabalha engajado pois tem consciência de que está exercendo um trabalho em função de algo muito maior: A preservação do meio ambiente.

Dessa forma, a equipe torna-se também mais unida pois passa a compartilhar dos mesmos propósitos.

Agora que você já conhece os principais benefícios existentes e entende a importância dessa amizade para a sua empresa, deve estar interessado(a) e se perguntando como conseguir ser eco friendly.

É uma longa jornada, mas pode ser simplificada com atitudes simples e eficientes, e as principais dela nós mostraremos a seguir:

  • Recicle materiais: O lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade, e a reciclagem é a solução mais viável para essa problemática. Reaproveitar resíduos sólidos que seriam motivo de poluição é uma ótima atitude para quem visa reduzir custos e agir de forma ecológica.
  • Use materiais ecológicos: Investir em produtos biodegradáveis e que não prejudicam o meio ambiente a curto, médio e longo prazo é uma medida fundamental para as empresas que desejam reduzir os impactos dos seus produtos no meio ambiente.
  • Economize água e energia: Adote medidas capazes de reduzir os custos de água e luz na sua corporação, priorizando sempre o menor uso possível desses recursos nas possibilidades produtivas.
  • Invista em filtros de poluentes: Os filtros são grandes aliados da atmosfera, pois barram boa parte dos poluentes emitidos durante o processo produtivo.
  • Despeje o esgoto adequadamente: Não poluir os ciclos fluviais e despejar os resíduos químicos de forma apropriada é muito importante para um processo ecológico correto e funcional.
  • Diminua o uso de papéis e priorize documentos digitais: A impressão constante de milhares de folhas de papel diariamente é um desperdício de matéria-prima e um fator contribuinte para a poluição. Por isso, priorize o uso de dispositivos eletrônicos e faça essa substituição sempre que possível.
  • Reduza o volume e a quantidade de embalagens: Reveja as necessidades de embalagens existentes, pois a produção desnecessária das mesmas é um dos principais motivos de poluição ambiental no mundo. Por isso, seja o mais minimalista possível nessa escolha.
  • Reaproveite recursos naturais: Faça o reaproveitamento de matérias-primas abundantes, como por exemplo, a água da chuva.

Após a adoção das medidas citadas acima, ainda é possível avaliar a sucessão delas com alguns indicadores de sustentabilidade como o índice de sustentabilidade empresarial (ISE), e o ISO 14 001, o qual controla e monitora as relações das empresas sustentáveis e as medidas reais que as mesmas tomam para agir de forma ecológica.

Conclusão

Por fim, fica em evidência a importância de contribuir positivamente com o meio ambiente e ser sustentável, respeitando três pilares importantes de gestão: Economia, sociedade e meio ambiente.

É uma missão difícil, mas completamente possível de ser executada com a escolha de medidas certas e eficazes.

Caso necessite de ajuda profissional, nós contamos com uma equipe especializada e pronta para tornar o seu negócio mais sustentável de maneira adequada.

Para contatar um especialista e saber mais sobre, basta clicar aqui.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *