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Entenda Como A Tecnologia Pode Ajudar As Vendas Da Sua Empresa

Entenda como a tecnologia pode ajudar as vendas da sua empresa

Olhando para o passado, é possível lembrar que a tecnologia trouxe mudanças consideráveis em diversas áreas da vida humana. No setor de vendas isso também se aplica.

A tecnologia pode melhorar os processos que incluem captação de cliente, demonstração do seu produto e meios de finalizar a venda.

O mercado das vendas se tornou cada vez mais acirrado com o passar do tempo e cabe às empresas adotarem novas tecnologias para que não fiquem ultrapassadas.

Para isso, vamos descobrir ao longo deste artigo quais são algumas dessas tecnologias, de quais formas podem influenciar a vida de todos e consequentemente o processo de vendas da sua empresa:

Como a tecnologia impacta as pessoas

Se parar para pensar em como era a sua vida antes das mais variadas ferramentas de entretenimento e comunicação, como Facebook, Whatsapp e Netflix, parece algo muito distante, não é mesmo?

Dez anos atrás, a tecnologia caminhava junto à mineração e administração de dados, e hoje em dia, desenvolve inteligência artificial.

É só um posicionamento para chegarmos ao ponto principal que é o enorme avanço tecnológico da última década.

Hoje em dia, por exemplo, a coisa mais comum de se ver na rua são pessoas carregando seus smartphones.

No ano de 2019, o Brasil registrou a marca de 420 milhões de aparelhos digitais ativos, incluindo smartphones, notebooks e tablets. Isso segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Por isso, devemos entender a importância da tecnologia para as empresas, pois atualmente existem ferramentas praticamente indispensáveis para quem quer alavancar os negócios.

A disputa de mercado

Imagine o seu negócio precisando encontrar mais clientes. Inicialmente o pensamento mais óbvio seria, partindo do ponto que a tecnologia é importante, descobrir formas de vender pela internet, não é?

A questão maior não é nem fazer isso, mas sim, entender qual a melhor forma e qual a tecnologia que mais se adapta ao seu perfil de comprador.

Isso pode ser feito com um bom trabalho de otimização por SEO, por exemplo. Consiste em uma série de estratégias para que seu site ou blog apareça nas primeiras posições nos buscadores, como o Google, por exemplo.

Para isso, a estratégia pode ser montada a partir de um estudo que tenha a finalidade de  entender como o consumidor geralmente vai atrás do seu produto.

Deve-se considerar os tipos de palavra-chave (palavras com um grande volume de pesquisas), região, classe social e idade, para assim saber o tipo de linguagem adequada.

Porque, para vender um produto para uma pessoa de 20 anos que tem um determinado ritmo de vida, você não pode falar da mesma maneira que com alguém de 40, que tem outras prioridades e provavelmente pensa diferente, não é mesmo?

Por isso, esse estudo prévio para coletar todos esses dados é importante. Ele traz o direcionamento necessário à sua estratégia.

A influência da tecnologia na decisão do comprador

Agora que entendemos o cenário, podemos dizer que a tecnologia é um dos maiores aliados do setor de vendas.

Uma forma de facilitar a venda é a captação de leads, por exemplo. Um lead, por se tratar de um usuário que já demonstrou interesse em adquirir ou conhecer mais sobre a sua empresa, tem maiores chances de ser uma venda certeira.

Além disso, a tecnologia pode fornecer ferramentas de automação de dados para administrar esses leads da melhor forma.

Assim como, a presença da tecnologia também pode ser um fator importante no que diz respeito à confiança do cliente na qualidade do produto. Um recurso bastante utilizado hoje em dia é o sistema de avaliação dos sites.

Com ele, o potencial cliente sempre conta com a opinião de alguém que já consumiu o produto antes de tomar um decisão.

Funciona quase como um marketing boca a boca, só que no lugar de uma recomendação pessoal, o usuário lida com várias pessoas desconhecidas falando sobre um mesmo produto.

Com isso, as empresas conseguem chamar atenção de novos consumidores e como consequência, atrair mais clientes.

A tecnologia atuando na fidelização dos clientes

Uma das partes mais importantes no que diz respeito ao bom relacionamento do cliente com a empresa é a realização de um atendimento satisfatório.

O pós venda, que é uma importante forma de fidelizar o cliente, tem a missão de descobrir o quanto o seu produto ou serviço agradou. Essa tarefa pode ser facilitada com a tecnologia.

Para ajudar nisso, um bom sistema de CRM é um recurso excelente. O CRM é um sistema usado para guardar e analisar todo o processo de interação de um lead com a empresa.

O lead, por outro lado, é uma pessoa que demonstra interesse na sua empresa por meio de algum produto ou serviço. Ela aceita trocar um cadastro básico de contato por algum conteúdo para download.

Isso significa que para o pós venda a ferramenta traz uma espécie de histórico, desde o momento que o lead é captado até a venda ser realizada.

Dessa forma, a equipe ou o próprio vendedor encarregado disso tem um direcionamento para falar com o cliente.

Assim, o atendimento pós venda pode ser mais assertivo, de maneira que garanta a satisfação do cliente tanto com o produto quanto com o atendimento.

As vendas

A tecnologia pode ser um grande recurso para aumentar as suas vendas, e já que o mercado se torna cada vez mais competitivo, é importante que a empresa se adapte para se manter no topo.

Sempre presente no dia a dia dos brasileiros, os smartphones devem ser considerados como as maiores ferramentas de comunicação com grande impacto em todos. As vendas devem se atentar à isso.

A captação de lead é parte importante para a relação da empresa com o potencial cliente e deve ser bem administrada para que o momento da venda seja assertivo.

Assim, com uma boa ferramenta de administração dos leads, como um CRM, a equipe de pós venda da sua empresa também pode ser mais eficiente.

Embora a internet seja um espaço bastante competitivo, a tecnologia deve, acima de tudo, ser vista como um facilitador para o seu negócio.

Diariamente presente na vida das pessoas de diversas formas, ao serem bem utilizadas, as tecnologias podem alavancar suas vendas e aumentar os lucros para a sua empresa.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções  Industriais.

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