skip to Main Content
4 Motivos Para Reutilizar A Água Da Chuva

4 Motivos Para Reutilizar a Água da Chuva

Muito se fala sobre sustentabilidade nos dias de hoje, e como podemos nos tornar mais sustentáveis sem muitas mudanças no nosso dia a dia. Existem diversas maneiras de contribuir para uma sociedade mais sustentável. Podemos separar o lixo para reciclagem, utilizar energias limpas e principalmente economizar água, que é um dos nossos recursos mais preciosos e necessários para nossa vida. Dentro desse ponto, temos várias opções, desde reaproveitar a água utilizada até captar a água da chuva.

Percebemos o quão importante a água é para nós quando nos deparamos que quase tudo que fazemos envolve alguma participação desse nosso recurso tão precioso. Além de utilizarmos a água para consumo, a utilizamos na lavagem de carros, roupas, da nossa casa e para diversas outras funcionalidades.

O Brasileiro usa, em média, 166 litros de água por dia, já os fluminenses usam em média 253 litros por dia, mais que duas vezes o recomendado pela ONU, que considera suficiente 110 litros diários por pessoa. Depois de percebermos a nossa real necessidade desse recurso temos o dever de não só nos preocuparmos, mas sim de tomarmos atitudes que mudem esse nosso cenário.  

Fora o uso em excesso desse nosso recurso, também é importante salientar que quanto maior é a demanda por um recurso que não possui tanta oferta, este se torna mais caro. Como a única fonte desse recurso é paga e o Rio de Janeiro se encontra na sétima posição entre os estados brasileiros que possuem a maior tarifa em cima da água, percebemos que os fluminenses estão entre as pessoas que mais a consomem no Brasil.

água da chuva

Tendo em vista esses problemas, uma das melhores soluções é a reutilização de água, inclusive da água da chuva. Seguem 4 motivos:

– Economia

Com essa solução para o problema hídrico que enfrentamos, conseguimos reduzir em até 50% do consumo de água potável da concessionária, dependendo da área que o seu terreno possui. Isso acarreta numa redução da sua conta de água. Também se valoriza o imóvel em questão, através de um marketing mais sustentável e por redução de custos do proprietário.

Outra consequência desse empreendimento é que diminuindo a busca por esse produto a sua tarifa tende a diminuir, pois as pessoas se tornam mais independentes desse tipo de distribuição. Além disso, colabora para que pessoas que são mais dependentes paguem uma menor tarifa em cima desse recurso.

– Impactos Ambientais

Como podemos perceber, a diminuição da utilização da água potável para outras funcionalidades, sem que seja para consumo, já gera um grande impacto na preservação desse recurso tão escasso para o mundo.

Outro aspecto positivo é que a captação da água da chuva reduz o volume de escoamento dessa água para rios, córregos e até mesmo para o sistema de drenagem de uma rua, levando a um menor risco de enchentes e inundações.

Por fim, podemos concluir que a instalação de um sistema de captação de água da chuva, se for bem executado, só tem a agregar no seu bolso e ao meio ambiente como um todo. 

Saiba todas as etapas de uma constru%C3%A7%C3%A3oPowered by Rock Convert

– Consciência Ecológica

Outro grande benefício trazido pela coleta da água da chuva é a formação de uma consciência mais ecológica nas proximidades de onde é instalado um sistema de captação. A vizinhança, percebendo a redução nos custos e o impacto dessa ação tanto no meio ambiente como no meio urbano, acaba adotando uma postura mais sustentável e esse efeito só tende a crescer.

– Mais Empregos

Recentemente, principalmente após a crise hídrica, houve um grande aumento no número de empresas fornecedoras de equipamentos para aproveitamento de água da chuva. Esse crescimento desse novo ramo do mercado traz consigo além de mais inovações, diversos novos tipos empregos, movimentando, assim, a economia brasileira. 

A Captação da Água da Chuva

Como solução para tais problemas apresentados, temos a Captação da Água da Chuva, que através de instalações de tubulações nos telhados e terreno de casas e edifícios, garantem a captação da água que escoa nos telhados. Essa água captada é filtrada mecanicamente e posteriormente direcionada à uma cisterna para armazenamento. O sistema de captação pode ser instalado em qualquer ambiente, sendo rural ou urbano, casa ou apartamento, indústria ou empreendimentos comerciais.

água da chuva

1 – Calhas de captação

2 – Filtro mecânico

3 – Cisterna para armazenamento

4 – Bomba para direcionamento

Por ser proveniente da chuva, a água obtida não é própria para consumo, podendo ter poeira entre outras partículas indesejáveis. Ainda assim, ela atende diversas outras funcionalidades, evitando assim o desperdício da água realmente própria para consumo. Dentre estas funcionalidades estão: lavar pisos, carros, usar em descargas, regar plantas e muitas outras. 

A condição ideal para a implantação desse sistema seria em projetos novos, na construção de sua casa, mas nada impede a sua instalação em obras já existentes. Quando se está trabalhando com a construção de uma casa é fácil direcionar a utilização da água proveniente da chuva para certas locais de uso, como a descarga de um banheiro, ou para um tanque em uma área de serviço. Porém, com a obra já terminada, a instalação desse serviço pode ser direcionada para torneiras em quintais e áreas molhadas.

Quer saber mais sobre captação pluvial? Clique aqui!

 

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *