skip to Main Content
Consultoria Ambiental: Sua Empresa Deve Realmente Contratar Uma?

Consultoria Ambiental: sua empresa deve realmente contratar uma?

Uma das pautas que mais tem sido levada em consideração, dado o aumento com a preocupação com o meio ambiente pelo público geral, são os cuidados com o meio ambiente e a sustentabilidade por parte das empresas. 

Onde temos como um serviço que vem a auxiliar muito as empresas, a consultoria ambiental.

Este serviço irá análises e sugerir as melhores e mais viáveis alternativas, em todos os processos onde o meio ambiente está envolvido no projeto da empresa.

Para que seja executado esse serviço com qualidade, é recomendado que se invista na contratação de uma empresa especializada em consultoria ambiental.

Pois, eles terão os melhores aparatos e profissionais para chegar aos resultados necessários e assim tornar os processos mais ambientalmente seguros.

Por isso, neste post vamos te ajudar a entender se uma consultoria ambiental é o serviço certo para a sua empresa. Vamos lá?

O que faz uma consultoria ambiental

SQkUS1MWoF5NXDRdkEAAtVZkVX SDr I1yM7n1NsDKfWsr9l6WXo2X9ofi
Imagem por Geonoma Florestal

Primeiramente, o objetivo principal da prestação do serviço de consultoria ambiental é:

Analisar as consequências biológicas e estragos ambientais que um determinado projeto, companhia ou até mesmo uma ocasião podem acarretar ao meio ambiente e à sociedade como um todo.

Como uma das principais atribuições que o serviço deverá prestar, está a adequação às leis ambientais, visando uma maior responsabilidade da empresa com o ambiente.

Ações como reflorestamento, restauração de mananciais ou rios e reabilitação de árvores, são tão importantes quanto os cuidados de preservação, de modo que se evite acidentes ambientais.

O trabalho se dá por:

  • Licenciamentos e assessoria ambiental
  • Perícia ambiental
  • Análise de risco ambiental e auditorias ambientais, de saúde e segurança

Todos esses serviços estarão inclusos no serviço de consultoria ambiental.

Porque investir em uma consultoria ambiental?

Os benefícios trazidos pela contratação de uma consultoria ambiental se estendem além de apenas fiscalizar e garantir o cumprimento das leis e normas.

Ele também protege a empresa de futuras multas e penalidades por descumprimento de indicações e obrigações.

Algumas dessas multas e sanções podem chegar a casa dos milhões de reais, o que pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Levando a uma crise financeira muito severa, ou até mesmo ao ponto de decretar a falência.

Mas, a manutenção de um departamento com este serviço é, na maioria das vezes, algo inviável para a empresa.

Por isso, terceirizar a consultoria ambiental acaba sendo uma opção mais adequada, visto que as empresas de consultoria ambiental já têm seu corpo profissional formado.

Bem como têm conhecimento de por onde começar os trabalhos e como manter a sintonia com o projeto, tudo isso muitas vezes em um extremo grau de urgência.

Deste modo, se investir uma gestão ambiental, por meio da contratação de um serviço de consultoria ambiental, não se trata de jogar dinheiro fora.

Mas sim de evitar gastos futuros com o pagamento de multas, além de impedir a perda de credibilidade da empresa perante seus sócios, investidores e a sociedade.

Como funcionam os serviços de uma consultoria ambiental

O consultor ambiental pode atuar na elaboração e aplicação de projetos de sustentabilidade em empresas privadas e públicas, analisando e desenvolvendo os estudos e relatórios de impactos ambientais para a empresa.

Para isso, este consultor irá analisar um projeto, construção ou atividade de uma empresa em busca de espaços que deverão ser adequados para estarem de acordo com a legislação.

Para assim garantir que causem o mínimo de dano possível à flora, fauna e ao meio ambiente como um todo.

Além disso, o consultor ambiental irá assessorar e implantar projetos de proteção ambiental e de certificação ambiental nas empresas.

Para avaliar um projeto, o assessor responsável deverá considerar a:

  • Economia de recursos;
  • eficiência energética;
  • e a própria legislação.

Sem se esquecer das intenções e os modelos da empresa que o contratou.

Já os principais serviços proporcionados por uma consultoria ambiental são:

Licenciamento Ambiental

A consultoria ambiental utilizada para o licenciamento ambiental tem o objetivo de promover um controle prévio a construção, instalação, ampliação, ou mesmo a operação dos estabelecimentos e atividades que se utilizam de recursos ambientais.

Também os que tenham um potencial poluidor, capazes de causar a degradação ambiental daquela área, ou de área próxima.

E para esse licenciamento, temos 3 tipos:

  1. Licença prévia
  2. Licença de instalação
  3. Licença de operação

Que serão necessárias para provar a legalidade das atividades do projeto junto aos órgãos competentes.

Licença prévia

Esta é concedida nas fases iniciais do planejamento do empreendimento ou atividade e irá aprovar a localização e concepção.

De modo que se autorize e ateste a viabilidade ambiental, além de estabelecer os requisitos que devem ser atendidos para as próximas fases.

Licença de instalação

Após toda a etapa de planejamento, essa licença irá autorizar a instalação do empreendimento ou atividade, de acordo com as leis, normas e os requisitos da licença prévia. 

Licença de operação

A licença de operação irá autorizar a operação daquela atividade ou empreendimento.

Isso apenas após a verificação do cumprimento de todos os requisitos que foram solicitados nas licenças anteriores, com as medidas de controles ambientais e condicionantes determinadas para a operação.

Lembrando que as solicitações das licenças devem estar de acordo com a etapa em que encontra a atividade.

A fiscalização deve ser feita com base na Lei N° 6.938/1981 (Política Nacional do Meio Ambiente).

Perícia Ambiental

A perícia ambiental terá como objetivo a investigação, apuração e quantificação de provas de possíveis danos cometidos ao meio ambiente.

Neste serviço se avaliará a ocorrência ou não de qualquer tipo de degradação ambiental e sua extensão, analisando se foi causada pela atividade da empresa.

Análise de risco Ambiental

O objetivo principal da análise de risco ambiental é apresentar soluções eficiente e eficazes para os problemas de uma área contaminada.

O que irá proporcionar a economia com gastos desnecessários quanto a adoção de outras medidas pouco eficientes na solução do problema.

Auditorias ambientais, de Saúde e de Segurança

O serviço de consultoria ambiental pode vir acompanhado com uma gestão ambiental estratégica, que irá desenvolver auditorias de conformidade, saúde e de segurança.

Bem como também auditorias de sistema de gerenciamento ambiental e de segurança e saúde, e muitos outros tipos de auditoria, que incluem a análise da vida útil do empreendimento.

Tudo isso com base em estudos de ciclo de vida dos materiais e processos empregados na atividade ou empreendimento.

Conclusão

Uma consultoria ambiental, como vimos, ajudará a sua empresa a se manter adequada as normas ambientais com o objetivo de tornar o negócio mais sustentável e evitar multas pesadas.

Por isso, ela acaba se tornando essencial para grande parte das empresas que querem manter a saúde financeira do negócio e também uma boa imagem frente a sociedade.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *