skip to Main Content
Cortinas De Ar: Tudo O Que Você Precisa Saber!

Cortinas de Ar: tudo o que você precisa saber!

Também conhecida como porta de ar, a cortina de ar é um dispositivo usado para impedir que ar ou contaminantes se movam de um espaço aberto para outro. Fisicamente é um equipamento bem parecido com o ar condicionado, seu uso mais comum é como um ventilador de revestimento voltado para baixo montado sobre a entrada de edifícios, lojas ou abertura entre espaços condicionados a diferentes temperaturas.

Cortinas de Ar

1- Qual é a função das Cortinas de Ar?

Sua principal função é isolar a temperatura externa da interna do ambiente, no qual está instalada garantido o isolamento térmico do ambiente mesmo com as portas abertas.  Elas atuam como uma espécie de barreira isolando além do ar externo à poeira, fumaça, odores e até mesmo os indesejáveis insetos. 

São equipamentos muito indicados para quem deseja manter o ambiente agradavel, confortavel e bem climatizado para as pessoas que estão constantemente presentes, ou em casos onde não haja a possibilidade de isolar o local com portas e janelas fechadas devido ao intenso fluxo de entrada de saída de clientes da empresa. Vale a pena ressaltar que as cortinas de ar não substituem os ares-condicionados, enquanto o ar-condicionado tem o potencial de resfriar todo o ambiente, a cortina de ar atua apenas produzindo um jato de vento diretamente abaixo de onde está instalada, mas os auxiliam bastante, pois ajudam a aumentar a vida útil dos aparelhos, além gerar uma economia de energia elétrica que pode chegar até 35%.

As cortinas de ar são utilizadas principalmente em espaços com grande circulação de público. Isso é possível graças à vasta variedade de modelos existentes desse aparelho, que podem contar com 90m a 1,75m de largura e até mesmo 3m de altura (dependendo da marca). 

Veja os principais locais em que a cortina de ar é aplicada e quais são os modelos mais adequadas para cada um deles.

  • Em locais públicos, com maior circulação de pessoas e/ou grandes entradas (shoppings, lojas, teatros, hospitais, ginásios, exposições, igrejas, cinemas, escolas, supermercados, ambulatórios, oficinas etc) é mais comum utilizar cortinas de ar de 150cm, pois esse modelos conta com uma potência maior e consequentemente cobrem uma área maior. Em alguns casos, são utilizados até mais de um deste tipo de aparelho.
  • Já em locais menores e sem tanto fluxo de pessoas (academias, lojas, pequenos restaurantes, bares, cabeleireiros, clínicas de pequeno porte, bancos etc), modelos com 90cm ou 120cm dão conta do recado.

Além disso, as cortinas de ar ainda podem ser utilizadas na indústria, para separar os ambientes de fumantes e não fumantes em alguns locais (como hotéis e aeroportos) e até mesmo no transporte coletivo.

As cortinas de ar possuem outras vantagens durante a sua utilização que vão além de manter os ambientes climatizados, agradáveis e protegidos, 
Cortina de ar no espaço

2- Vantagens da utilização das Cortinas de Ar

  • Possui instalação fácil e rápida (não se faz necessário, quebrar ou trocar as portas para a instalação);
  • Prolonga a vida útil dos equipamentos internos de refrigeração e aquecimento (as manutenções dos outros equipamentos serão menos frequentes);
  • Funciona como isolante térmico quando as portas estão abertas, pois impede que o ar externo entre no ambiente;
  • Protege o ambiente contra fumaça, poeira, bactérias e insetos, além de evitar que odores entrem no ambiente;
  • É versátil e pode ser aplicada em diversos tipos de estabelecimentos e residências;
  • Possui funcionamento silencioso;
  • Otimiza o trabalho do ar-condicionado, impedindo que ele trabalhe na capacidade máxima e garantindo, com isso, uma economia de 35% em energia elétrica;
  • Fácil de ser operada, pois seu acionamento é feito por meio de controle remoto;
  • Por manter o acesso livre e desimpedido, torna o ambiente mais adequado para portadores de necessidades especiais, bem como mães carregando carrinhos de bebê, pessoas portando guarda-chuva etc.
  • preço acessível, traz uma ótima relação custo-benefício!

3- Cuidados necessários para manter o funcionamento das cortinas  

A utilização desses aparelhos é bastante vantajosa e duradoura, e para manter sua cortina de ar com bom funcionamento, são necessários alguns cuidados, para que  não seja necessário levada-lá em assistências técnicas com muita frequência.

Como bem sabemos, manter a manutenção dos equipamentos em dia, é de extrema importância para a vida útil dos mesmos e com as cortinas de ar não é diferente.A seguir listamos alguns cuidados que são essenciais para manter sua cortina de ar funcionando perfeitamente.

  • Mantenha os rotores e a carcaça da cortina de ar sempre limpas, livres de pó (esse cuidado é essencial também para o ar-condicionado);
  • Utilize apenas um pano seco na hora da limpeza e evite utilizar detergente ou solventes, pois na composição de produtos, existem ingredientes que podem ser prejudiciais e água, combinados podem causar a aparição ferrugem nos componentes metálicos do aparelho;
  • Todos os anos você deve efetuar uma limpeza mais profunda, mas será preciso contar com a ajuda de um técnico especializado, para não danificar o aparelho;
  • Sempre que for fazer qualquer tipo de manutenção na cortina de ar é necessário desligar o equipamento da energia elétrica, pois pode haver partes do aparelho com corrente elétrica e você pode acabar levando um choque;
  • Sempre que puder, reaperte os parafusos de fixação do aparelho, para evitar a queda do mesmo;
  • Fique atento à ocorrência de vibrações excessivas no equipamento, pois é um indício de mal funcionamento do aparelho (como já citado, trata-se de um equipamento silencioso).

Caso você já tenha tomado todos estes cuidados e mesmo assim sua cortina de ar parou de funcionar depois de um tempo de funcionamento, antes de solicitar o reparo na assistência técnica verifique os seguintes itens:

  • Confira se o plug do aparelho está ligado corretamente na tomada;
  • Cheque se o interruptor “ON/OFF” está ligado;
  • Certifique-se de que o disjuntor está realmente ligado e se não houve alguma queda de energia no local;
  • Verifique se o cabo que está ligado ao aparelho não está interrompido ou danificado.

Consertando Cortina de Ar

Se você já fez tudo isso e mesmo assim a cortina de ar não voltou a funcionar, será preciso entrar com a assistência técnica de sua confiança e principalmente especializada neste tipo de aparelho e solicitar o reparo.

Como você viu, as cortinas de ar são peças-chave para a boa climatização dos ambientes e agora você conhece todos os cuidados necessários para manter este aparelho. Se você pretende instalar uma na sua casa ou no seu estabelecimento, procure uma empresa especializada em climatização para ajudá-lo na escolha do modelo, e realizar um projeto de climatização mais adequado para o ambiente no qual deseja fazer a instalação.

Gostou do assunto e das curiosidades sobre cortinas de ar? Siga a gente em nossas redes sociais: Instagram e Facebook. Ou tire suas dúvidas conosco clicando aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *