Por Que Pessoas Estão Optando Por Energia Solar Em Residências?

Por que pessoas estão optando por energia solar em residências?

A energia solar tem sido cada vez mais utilizada no cotidiano das pessoas e já não é mais uma tecnologia distante. Entenda porque as pessoas tem cada vez mais optado pela energia solar em residências e negócios!

O cenário recente da economia no país não tem sido das mais favoráveis, principalmente em comparação aos últimos anos. Apesar disso, o setor da energia solar tem crescido no Brasil principalmente entre casas e estabelecimentos comerciais, com um crescimento projetado de 44% para 2019.

Nesse contexto de crise, o brasileiro aprendeu a economizar melhor e tem cada vez mais mudado seus hábitos de consumo.

Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central, subiu de 51,5% para 54,1% o total de brasileiros que passaram a economizar com suas contas de água, telefone e luz.

Dentre as alternativas para aliviar a conta de luz, muitos tem buscado fontes alternativas de geração de energia. É o caso da energia solar, que pode reduzir a conta de luz das residências em até 80%.

Quer aprender como as empresas tem feito para reduzir seus gastos com energia elétrica?

Por que investir na energia solar?

Além de seu grande apelo sustentável e de ser uma ótima aliada no combate ao aquecimento global, a energia solar possui uma fonte inesgotável. Isso implica em um enorme potencial de crescimento para os próximos anos diferente de energias obtidas por fontes não renováveis.

Junto a isso, por ser baseada em uma tecnologia nova, as placas tem obtido rendimentos cada vez maiores. Segundo um estudo feito pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), o valor da energia solar de 2009 para cá já caiu mais de 77%. E a tendência é cair mais 71% até 2050!

relacao-preco-energia-solar

Por esse motivo, ela tem se tornado cada vez mais uma realidade para as pessoas, suas casas e seus negócios.

Quais são as vantagens da energia solar?

Como se deve imaginar pelo seu alto crescimento, a energia solar apresenta inúmeras vantagens, além da economia na conta de luz . Iremos te mostrar alguma delas:

Tempo de Vida Útil

Primeiramente, falando sobre a durabilidade dos módulos. Atualmente, os painéis solares – também chamadas células fotovoltaicas – possuem um tempo de vida útil médio de 25 anos.

Ou seja, possuem uma durabilidade elevada se compararmos com bens de consumo do nosso dia a dia, como aparelhos celulares e carros.

Manutenção

Ao compararmos também sua manutenção, a mesma costuma ser simples. Nos cenários mais comuns, consistem em limpezas dos painéis que são recomendadas de serem realizadas anualmente para a maioria dos casos.

Relativamente fácil se compararmos novamente a um carro que periodicamente precisamos checar pneus, bateria, filtros de ar, limpadores e nível de óleo.

Retorno do Investimento

Utilizando uma estimativa nacional, o retorno do investimento costuma vir em um período de 5 a 8 anos. Considerando o tempo de vida útil que mencionamos anteriormente de 25 anos, implicaria em um período de 17 a 20 anos de energia solar gratuita.

Se seu sistema fotovoltaico utilizado for um sistema on-grid, essa energia excedente pode ser devolvida á rede e com isso você ainda lucrar com seus painéis.

Quais os próximos passos para fazer uso da energia solar?

Agora que você entende o porquê das pessoas cada vez mais estarem optando pela energia solar em suas residências, é preciso entender de maneira breve as etapas que distanciam você da sua geração independente de energia.

De forma sucinta, primeiramente é preciso entender se para seu caso o uso do sistema é viável. Em seguida é feito todo o dimensionamento do sistema. Por último sua instalação.

Essas etapas podem, e irão, variar de acordo diversos fatores que o profissional responsável precisará levar em conta. Por exemplo a localização geográfica, inclinação do telhado, demanda energética e condições das instalações elétricas.

Quer entender melhor sobre energia solar? Podemos te ajudar. Marque uma conversa conosco!

Bruno Arouca Castro

Graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como membro da Fluxo Consultoria ocupou o cargo de Coordenador de Projetos da área de Engenharia Civil e Elétrica.