skip to Main Content
Instalação De Ar Condicionado: Você Sabe Como Funciona?

Instalação De Ar Condicionado: Você Sabe Como Funciona?

Na hora de fazer a instalação de ar condicionado em residências, algumas coisas devem ser levadas em consideração. Contudo, muitas pessoas acabam por não buscar informações sobre seu uso, o que pode gerar diversas problemáticas posteriormente. Algo muito indesejado, afinal de contas, ele é instalado no intuito de garantir conforto nos ambientes através de sua refrigeração.

Entretanto, uma instalação malfeita acaba por atrapalhar na sua eficiência. Desse modo, muitas vezes o aparelho não faz a refrigeração ideal. Ou até mesmo, pode elevar o consumo de energia elétrica e os riscos de sobrecarga na instalação da residência. Portanto, para evitar esses problemas e instalar de forma adequada, confira as dicas que iremos dar neste artigo!

A Instalação De Ar Condicionado Muda De Acordo Com Seu Tipo?

Antes de começar a falar em si sobre a instalação de ar condicionado, vamos sanar uma dúvida quanto aos modelos existentes. Desse modo, é importante que você saiba que existem diferenças na instalação! Portanto, fiz uma lista dos principais modelos existentes:

instalação de ar condicionado

  • De janela: um modelo clássico, uma versão compacta que possui evaporadores e condensadores acoplados no mesmo gabinete. Justamente devido a essa característica, ele é recomendado para ambientes pequenos e deve ser instalado em paredes com um “furo” apropriado a ele.
  • Split: é o modelo que vem se tornando cada dia mais popular, devido a sua eficiência e praticidade que se adapta a tamanhos variados de ambientes. Existem splits com instalação na parede e até mesmo no teto, alguns com 4 vias de saída de ar e muito mais, sua escolha varia de acordo com a necessidade.
  • Inverter: duráveis, práticos e econômicos, eles possuem uma tecnologia de inversão e são alocados na parede que nem o split. Ou seja, ele não precisa ter seu compressor desligado para funcionar, isso aumenta sua vida útil ainda.

Características Importantes Na Instalação De Ar Condicionado

instalação de ar condicionado

A instalação de ar condicionado deve ser feita de forma adequada para o modelo escolhido de acordo com seus objetivos/necessidades.

1. Como deve ser feita a instalação?

Uma das coisas mais importantes na hora de fazer a instalação de ar condicionado, é cuidar do dimensionamento elétrico do aparelho. Afinal de contas, ele é um dos critérios que define qual deve ser a capacidade ideal de refrigeração e potência do aparelho escolhido. Logo, essas características são medidas em BTU (Unidade Térmica Britânica). Essa medida considera informações como peso, densidade d’água e número de aparelhos e pessoas no local.

  • 9m²: entre 7500 a 9000 BTUs;
  • 12m²: entre 9500 a 10000 BTUs;
  • 20m²: entre 10000 a 12000 BTUs;
  • 25m²: entre 12000 a 16000 BTUs;
  • 30m²: entre 16000 a 18000 BTUs;
  • 40m²: entre 18000 a 21000 BTUs;
  • 50m²: entre 21000 a 30000 BTUs;
  • 60m²: entre 22000 a 30000 BTUs;
  • 70m²: 30000 BTUs.

Quando você respeita as características do ambiente, é possível garantir a eficiência do aparelho e economia em seu uso.

  • Unidade interna evaporadora: sua instalação não pode interferir em outras instalações elétricas. Além disso, deve haver espaço para facilitar sua limpeza, manutenção e evitar o bloqueio de entrada e saída de ar. O local de sua instalação deve ter fluxo de ar necessário para a refrigeração alcançar todo o ambiente, logo, o aparelho precisa ser compatível com seu tamanho também. Deve haver distância de ao menos 1 metros em relação a lâmpadas fluorescentes e outros aparelhos eletrônico para evitar interferência eletromagnética.
  • Unidade externa condensadora: sua instalação deve não ser feita em locais que estejam altamente expostos as mudanças no clima. Muito menos naqueles próximos a fontes de calor e na parte oeste da residência. Portanto, a instalação de ar condicionado deve ser feita em locais regulares e nivelados, sem que se exceda 5° de inclinação ao plano horizontal.

2. Qual a importância de um profissional para instalação de ar condicionado?

Não adianta apenas buscar informações e entender como funciona a instalação de ar condicionado, pois, contratar um profissional capacitado é fundamental. Isso porque eles possuem os conhecimentos técnicos que garantem uma instalação segura. Ou seja, eles vão além das precauções básicas e:

  • Evitam os prejuízos na aplicação e uso;
  • Reduzem os riscos de futuros acidentes.

Desse modo, sua residência será climatizada da forma correta, sem riscos e até mesmo gastos desnecessários. Pois, além de segura a instalação correta evita o uso inadequado de energia. Um problema que aumenta a conta de luz e causa riscos de sobrecarga no sistema elétrico da casa.

Além disso, o profissional auxilia você sobre questões relativas à manutenção e limpeza do equipamento. Logo, ele é capaz de auxiliar você na criação do PMOC, uma exigência relativa à manutenção, operação e controle destinada a qualquer pessoa que faz uso de ar condicionados.

3. Como deve ser feita a manutenção do aparelho?

Infelizmente, não existe um tempo exato no qual o ar condicionado para de funcionar da forma correta e com isso, a solução é a manutenção preventiva. Ou seja, para aumentar sua vida útil você deve ter cuidados constantes. Ao invés de deixar para cuidar dele apenas quando apresentar problemas como:

  • Pinga-pinga;
  • Odores ruins;
  • Alterações drásticas no resfriamento;
  • Ruídos;
  • Etc.

Dessa forma, uma checagem regular deve ser feita e isso demanda passos simples como:

  • Serpentinas: faça sua limpeza regularmente com escova de cerdas macias. Na hora de limpar as aletas, esfregue com cuidado no sentido inverso.
  • Filtro: devem ser limpos a cada 15 dias. Certifique-se que de o aparelho seja instalado de forma que favoreça a retirada desse componente.
  • Instalações elétricas: verifique regularmente como anda estão as chaves, fusíveis e outros componentes da instalação. Para garantir que se necessário, alguma peça seja trocada de imediato.
  • Mangueira do dreno: verifique se não há amassados ou entupimentos de tempos em tempos. Isso evita que haja vazamentos através da condensadora.

Além dessas dicas, você deve manter todas as fixações do aparelhos apertadas, o que evita o surgimento de ruídos, vibrações e vazamentos. Quanto aos cabos do aparelho, mantenha-os sempre protegidos para garantir sua conservação e evitar o desgaste. Principalmente se houver animais de estimação no ambiente, uma vez que eles podem morder e roer os fios, causando danos.

Conclusão

instalação de ar condicionado

Portanto, vimos neste artigo algumas características importantes para a instalação de ar condicionado que interferem em seu uso. Justamente por isso, é muito importante contratar um profissional especializado, uma vez que, assim, você garante uma instalação segura na sua residência! Independentemente do modelo do aparelho, terá um correto funcionamento e consumo ideal.

Quer entender mais sobre os benefícios de instalações elétricas e prediais?

Fluxo Consultoria

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *