skip to Main Content
Saiba Como Otimizar O Consumo De Energia Na Indústria

Saiba como otimizar o consumo de energia na indústria

Um dos grandes impactos financeiros na indústria é o consumo de energia que ela exige. São diversas máquinas, sistemas e componentes funcionando simultaneamente que, como não podem parar nunca, dependem de um grande gerador de energia como fonte.

Principalmente no que diz respeito à automação industrial, que se refere a automatização dos processos industriais por meio de sistemas e ferramentas modernas, essa necessidade energética só cresce com o passar do tempo.

Atualmente, otimizar o consumo de energia para a automação industrial não é um diferencial, mas sim, algo necessário para a redução dos custos e crescimento do seu negócio.

Pensando nisso, algumas ações devem ser tomadas para que a sua indústria consiga trabalhar de maneira eficiente e otimizando os gastos com energia. Confira as dicas a seguir para saber como diminuir os custos com a automação industrial:

A iluminação é importante

A luminosidade é algo muito importante para a automação industrial. As indústrias precisam que seus aparelhos funcionem constantemente com o auxílio dos trabalhos manuais, feitos por pessoas nas linhas de produção.

Para economizar com algo que precisa funcionar constante alguns dispositivos devem ser substituídos. Trocar lâmpadas antigas pelas de led e instalar sensores de movimento são boas práticas para quem deseja economizar.

Uma vez que todos os ambientes sem ninguém se manterão apagados automaticamente, é possível economizar energia e aproveitar a luz natural do dia. 

Substituir motores elétricos é fundamental 

Alguns aparelhos elétricos podem ser substituídos por equipamentos mais eficientes. A automação industrial proporciona certos motores que minimizam os custos operacionais para a indústria.

A modernização da indústria é a grande responsável pela substituição de motores elétricos, considerando que os equipamentos são responsáveis pela maior parte do consumo com eletricidade. 

Então para que a bomba centrífuga da sua indústria possa funcionar a partir da energia gerada por um motor, substituir o motor elétrico é uma forma de economizar.

Investir em gestão energética

Para obter bons resultados com a economia de energia na automação industrial é necessário tomar algumas medidas de gestão energética.

Contratar profissionais capacitados possibilita que façam uma avaliação da performance dos equipamentos. Isso garante o mapeamento de todos os pontos que podem ser melhorados em relação ao consumo.

Contratar um profissional para elaborar um sistema de gestão é importante, pois permite que as empresas possam controlar o consumo de energia.Esse controle contribui para o melhor rendimento e aproveitamento desse recurso, resultando em menores custos com produção e consequentemente aumentando os lucros do seu negócio.

Economize com energia

Como vimos neste conteúdo, é possível reduzir as contas com energia na sua indústria de diversas maneiras. Essa parte é extremamente importante para a automação industrial, que depende do funcionamento constante de máquinas.

Uma das formas de reduzir os custos é a luminosidade. Substituir lâmpadas antigas reduz o consumo de energia elétrica. Além disso, substituir alguns motores elétricos e investir em uma gestão energética são práticas fundamentais.

Quando mais a indústria conseguir economizar ao mesmo tempo que eleva o volume de produção, maior o seu lucro. Por isso, para que esse lucro cresça, deve-se reduzir os custos com energia.

Essa economia gera possibilidades de mais investimentos e faz com que sua indústria se desenvolva cada vez mais, se consolidado no mercado e aumentando as vendas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *