skip to Main Content

Ensaio de Materiais: o que é, qual a importância e tipos

Pessoa realizando o ensaio de materiais para o negócio

É muito importante para que a empresa evite custos e despesas desnecessárias que se tenha a certeza da qualidade dos materiais utilizados em seus produtos. Para buscar essas características, é importante que faça o ensaio de materiais.

Através desses ensaios é possível ter uma maior confiabilidade sobre seus materiais e como eles irão se comportar durante o trabalho para o qual foram desenvolvidos. Isso se dá pois, durante o uso, os materiais são submetidos a esforços mecânicos como tração, torção, compressão e cisalhamento, que podem ser combinados.

Sendo então, de extrema importância para a empresa que ela possa ter os dados que preveem o comportamento do material mediante o carregamento aplicado a ele. Isso se dá pois mesmo que muitos dos materiais tenham suas propriedades tabeladas, é importante aferir os dados comportamentais daquele material utilizado na empresa.

Já que caso não se faça esse estudo sobre o comportamento do material, e se baseie apenas em dados tabelados, ele pode não se comportar de modo desejado, gerando assim prejuízos para a empresa.

Para isso, nós desenvolvemos este conteúdo para te auxiliar a compreender melhor como se executa o ensaio de materiais e sua importância para a saúde e sustentabilidade financeira da empresa.

O que é o ensaio de materiais

Os ensaios mecânicos são testes realizados em protótipos ou corpos de prova do material a ser analisado. Sendo um ensaio feito, principalmente, em um protótipo, pois permitirá que seja verificado o comportamento do material sob condições de uso do objeto.

Assim, é possível que possamos avaliar se o material irá apresentar características adequadas para a sua função. Já quando o ensaio é aplicado em um corpo de prova, o resultado que será obtido se trata de um resultado mais geral, sendo utilizados, geralmente, quando se deseja testar as propriedades intrínsecas do material.

Para escolher entre os diversos tipos de ensaio de materiais, é necessário levar em consideração alguns fatores, como, como será a aplicação do material; tipos de esforços que ele irá estar exposto; e as propriedades mecânicas que se deseja medir.

Com resultados que podem ser quantitativos, com valores numéricos dos fatores ensaiados, ou qualitativos, que poderão servir como uma informação complementar para o projeto em desenvolvimento. Sendo o ensaio de materiais um ponto essencial e se deve prestar atenção, para se obter os resultados desejados.

Tipos de ensaio de materiais

Quando se fala de ensaios de materiais, podemos citar diversos tipos desses ensaios, assim, para compreender melhor cada um desses tipos, como são feitos e quando são mais vantajosos de serem utilizados, classificamos eles em alguns tipos de ensaio de materiais:

Ensaios Destrutivos

Nos ensaios destrutivos, são utilizadas cargas de prova testadas até seu limite máximo, onde poderemos definir suas principais características. Os principais tipos de ensaio categorizados como ensaios destrutivos são:

Ensaio de tração

O ensaio de materiais conhecido como ensaio de tração é utilizado para determinar a curva Tensão x Deformação, medir as propriedades de resistência à Tração, módulo de Elasticidade, Tensão de Escoamento, Tensão de Ruptura, entre outras propriedades importantes para o controle e especificação de materiais plásticos e para pesquisa e desenvolvimento.

Ensaio de compressão

O ensaio de compressão é utilizado para determinar as propriedades de resistência à compressão, módulo de elasticidade, etc. Sendo utilizados para obter dados com o objetivo de pesquisa, desenvolvimento, controle de qualidade e especificações.

Ensaio de dureza

O ensaio de dureza irá medir a dureza do material, por este motivo, existem diversos tipos de ensaio de dureza, como:

Ensaio de Dureza Shore;

Banner4

Ensaio de Dureza Rockwell;

Ensaio de Dureza IRHD.

Ensaio de impacto

O ensaio de impacto tem o objetivo a propriedade de resistência ao impacto. Sendo utilizados principalmente para determinar a energia de impacto ou tenacidade de um corpo de prova padrão através da batida de um pêndulo.

Ensaio de flexão

Para medir a resistência à flexão, módulo de elasticidade, deformação sob flexão, entre outros, temos o ensaio de flexão. Essas propriedades são importantes para o controle de qualidade e para avaliar o desempenho dos materiais submetidos a carga de flexão.

Ensaios não destrutivos

Nesses ensaios não destrutivos, a peça é analisada na totalidade, sem ser necessário utilizar uma carga de prova para os testes. Resumidamente, os métodos são, geralmente, aplicados na intenção de encontrar alguma fragilidade explícita no material.

Assim, é possível detectar falhas em produtos acabados ou semiacabados sem que ocorra a inutilização daquele produto. Sendo uma forma de controle de qualidade da peça, garantindo uma maior confiabilidade em inspeções e redução em custos.

Esses são ensaios de materiais com grande importância em identificar defeitos existentes e acompanhar a vida útil do objeto, prevenindo acidentes ocasionados com falhas em materiais, mantendo a qualidade do objeto, garantir a confiabilidade e controle de qualidade em todas as etapas produtivas.

Ensaios visuais

O ensaio visual é sempre o primeiro dos ensaios a serem aplicados em inspeções de peças e componentes, normalmente associados a outros métodos de ensaio de materiais.

A execução desse ensaio pode ser feita a olho nu, onde se pode identificar defeitos mais evidentes, o ensaio visual indireto, onde são utilizados equipamentos como microscópios, e o ensaio visual remoto, que utilizam equipamentos mais refinados, como boroscópios e friboscópios.

Líquido penetrante

Quando o material apresenta descontinuidades, é comum utilizar o ensaio de líquido penetrante. Ele tem o objetivo de facilitar a visualização de falhas no material.

Ultrassom

Neste ensaio, é necessário o auxílio de um equipamento específico, que irá transmitir sinais elétricos controlados transformados em ondas ultrassônicas. Essas ondas irão refletir quando encontrar algo, e com isso, são mostradas imagens em tela como sinal luminoso, sendo possível visualizar as falhas do material.

Qual a importância do ensaio de materiais

Os ensaios de materiais apresentam grande importância, pois tem a função de verificar e identificar as suas propriedades, realizando análises de risco, analisar possíveis falhas, verificando o comportamento do material sob condições de trabalho, entre muitas outras características.

Isso permite que se descubra, e evite, a causa de acidentes causados por falhas no material. Por este motivo, ao se estar sob investigação, o ensaio de materiais pode ser inserido, para indicar a qualidade do material. Com isso, esses ensaios têm ganhado cada vez mais importância.

Esses ensaios podem se mostrar uma ótima opção para quem deseja obter dados mais precisos sobre o seu produto e a análise do material em si, como em um laudo pericial. Além disso, existem vários tipos de ensaios de materiais, onde cada um deles tem suas próprias características e resultados, o que irá influenciar diretamente na escolha dos contratantes.

Isso se dá pois o ensaio a ser escolhido dependerá do que se deseja analisar, isto é, quais características se deseja analisar ou defeitos que se necessita encontrar, e podem resultar em altos prejuízos para a empresa. Portanto, ao se realizar o ensaio de materiais, além de descobrir as propriedades e defeitos de componentes, se tem a possibilidade de reavaliar os processos que o produto passa em sua linha de produção. O que permite, não só um aperfeiçoamento do processo de produção em si, mas também uma redução nos custos da empresa. Portanto, aplicar ensaios de materiais nos produtos e materiais da empresa proporciona diversos benefícios, além da identificação das características buscadas.

Climatização Hospitalar: quais cuidados devem ser tomados?
Prototipagem 3D: o que é, como funciona e será que vale realmente a pena investir?

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.