
Entenda como funciona o ranqueamento da Play Store
Que o sistema operacional do Google, o android, é o que tem a maior base de usuários no mundo, grande parte de nós sabemos, mas como podemos garantir que a aplicação de muitos meses de trabalho e várias sprint’s decole e faça um tremendo sucesso e não um fiasco que cai no limbo profundo e enorme de desconhecimento da google play?
Primeiramente é importante sabermos que o ranqueamento pela play store é levantado por um algoritmo que tenta compreender, com base em dados de utilização dos usuários, e consequentemente interpretação dos padrões de utilização dos usuários. algo que é mais leal com a comunidade de produtores que outras metodologias empregadas no ramo de app’s mobiles.
Venho aqui para lhe dar algumas dicas de entendimento sobre o funcionamento do ranqueamento na google play e, quem sabe, se tornar o novo Flapbird ou até um Instagram da vida.
1. Downloads atraem Downloads
Todos nós gostamos de utilizar aplicativos que são legais e divertidos, visando isso a Google mapeou seu algoritmo tendências, sempre tendo em vista tendências de utilização, ou seja uma grande quantidade de downloads em um curto espaço de tempo para tal app.
Alguns casos que aproveitaram muito bem o algoritmo e conseguiram surfar nessa onda foram o Flapbird, aquele passarinho que pulava enquanto voava, assim como o caso inicialmente do Pokemon Go, alcançando um público que normalmente não alcançaria, como uma das principais causas sendo o algoritmo de tendência agindo, auxiliando o app explodisse e logo se tornasse um blockbuster, que ficou no topo de tendências por um longo período de tempo, e consequentemente aumentando a escala das operações, garantindo a Niantic, sua desenvolvedora,um faturamento enorme.
Outro ponto que é levado em conta pelo algoritmo é mapear fatores como a quantidade de downloads absolutos de um determinado app, assim priorizando no topo do ranque aqueles que apresentam uma melhor “credibilidade”, ou seja maior quantidade de downloads, como é o caso do instagram e facebook, que sempre são listados na página inicial do facebook.
2. A primeira impressão é a que conta
Na maioria das vezes objetivo principal de um aplicativo é ajudar/entreter a alguém de alguma forma, muitas vezes podemos nos deparar que na vasta quantidade de aplicativos disponíveis na google play, aproximadamente 2.800.000 de aplicativos em setembro de 2019, alguns apresentem a mesma proposta que outros 500 em série, um espaço de visualização de seu app é sempre muito valioso, para isso a primeira impressão deve muito bem ser levada em conta para seu usuário.
Por isso foque na qualidade do aplicativo, voltado por uma excelente apresentação do aplicativo, com uma boa logo, um bom nome, uma boa utilização de tags no aplicativo assim como um vídeo descritivo do aplicativo, para assim garantir a fidelização do usuário com a sua primeira visita .
3. O cliente sempre tem a razão
A google play mapeia seus aplicativos constantemente, para assim avaliar a qualidade de criação dos app’s de sua loja, um dos parâmetros usados para essae ranqueamento pela play store é a quantidade de avaliações dos usuários, sendo elas positivas, seu app será melhor colocado, sendo pior, ele será rebaixado, podendo ir assim parar no limbo do esquecimento dos app’s.
Outro fator indireto que auxilia na reputação é ficar atento nos comentários dos usuários na página de downloads, pois se algo for muito ruim os usuários se queixam logo lá, e a depender do andar da carruagem pode ser um fiasco para sua reputação e consequentemente um ranqueamento pela play store ruim, devido ao algoritmo.
4. Mantenha seu usuário com seu app.
Além disso é utilizado como parâmetro de ranqueamento o tempo que os usuários gastam e a frequência de utilização de seu app, grandes corporações como o Facebook tem setores dedicados a estudar como manter o usuário entretido em suas aplicações, então não somente basta ser viral, deve-se garantir que o usuário irá gastar tempo em sua aplicação.
Outro grande critério levado em conta na hora de ranquear o app na google store é a quantidade de desinstalações de seu app, quanto maior esse número, pior para a reputação do seu aplicativo, pois o algoritmo interpreta como se os usuários deixaram de ver relevancia naquele aplicativo e consequentemente desinteresse.
5. Tenha em vista a região geográfica
Tendo em vista que a google play está presente em vários países, de diversos idiomas, assegure-se que sua região alvo está coberta pelo alcance do projeto de atuação de seu aplicativo, pois dependendo do alvo, caso seja uma região específica, seu app deve se adequar para a melhor compreensão dos usuários locais, alterando assim a linguística e, dependendo de alguns casos pontuais, reavaliar o posicionamento tendo em vista a legislação e cultura do país alvo.
Ainda é crucial avaliar se a questão da campanha de divulgação caso o aplicativo seja segmentado, ações diretas e melhores adaptadas para as regiões alvo, surtem mais efeito que divulgação em massa, que normalmente pode melhorar a conexão com o público alvo do app.
6. Assegure-se que o app seja seguro
Atualmente a google play vem se esforçando cada vez mais para garantir a integridade e segurança de seus utilizadores, para isso depois de subir o aplicativo ela verifica se existem questões que infrinjam acessos indevidos no android e consequentemente a privacidade, caso isso não esteja bem disposto no aplicativo ela toma-se do direito de suspender e até apagar o aplicativo da loja.
Caso envolva transações dentro do aplicativo, na maioria das vezes se recomenda utilizar as transações do próprio google para não ser uma possível vulnerabilidade a mais e consequentemente suspensão da aplicação na play store.
7. Aprimore sempre a U.X e a U.I.
Assim como foi perceptível nos casos acima, uma grande priorização para o foco no usuário sempre surtirá resultado, funciona como uma jornada do cliente onde ele parte do nome e boa apresentação visual até o momento em que decide baixar a aplicação e desfrutá-la, portanto priorize sempre do início esses valores em suas aplicações e em troca será bem percebido por usuários consequentemente pelo algoritmo que assim trará mais usuários.
Depois disso podemos entender como funciona o ranqueamento da Play Store, para agora aprimorarmos em qualquer projeto e consequentemente nos destacarmos diante da imensidão de aplicativos no mercado, focando sempre em nosso diferencial competitivo diante a concorrência.
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