Entenda o porquê do crescimento significativo do setor T.I a da análise de dados

Não é mentira quando as grandes manchetes sobre economia e empregos destacam que T.I é a área do futuro. A questão é: esse futuro chegou e está acontecendo. De acordo com a GeekHunter, companhia que atua em recrutamentos e é especializada em TI, as vagas abertas ligadas à Tecnologia cresceram mais de 300% só em 2020.

Para além das vagas em empresas já atuantes, cresceu também o número de companhias no mercado de tecnologia da informação, principalmente associadas a análise de dados. Uma pesquisa feita pela iMonitor IT no primeiro trimestre de 2021 registrou 15,7% de crescimento no segmento em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em meio a crise de desemprego, alguns pontos explicam o boom dessa área nos últimos dois anos:

Hoje em dia, já é unânime o pensamento de que todo serviço precisa ter registrada sua presença no meio digital, mas a necessidade se agravou, se tornando urgente, com a pandemia da Covid-19.

A adaptação ao home office exigiu que os sistemas saíssem dos escritórios e passassem a funcionar em diferentes servidores. O trabalho remoto e híbrido precisou de ajustes e inserção no meio digital, a fim de manter a integração das etapas e equipes.

As lojas físicas precisaram aderir ao e-commerce e desenvolver softwares próprios, assim como sites e catálogos online. As escolas migraram para os encontros online e as reuniões passaram a conectar pessoas de diferentes partes do globo.

Banner6
Banner5
Banner3

Entendeu-se que com a enorme quantidade de dados disponíveis associados a uma estratégia eficiente, criamos modelos de negócios, processos e até produtos direcionados ao sucesso.

O conjunto de mudanças exigiu do mercado profissionais qualificados e especializados, principalmente nas áreas de Desenvolvimento de Software e Data Science. As empresas de todos os nichos precisaram investir em tecnologia em maior escala para sobreviver e crescer em meio à crise. A transformação digital, como um todo, impulsionou a demanda para esses profissionais, ficando na contramão dos índices de pessoas dispensadas em diferentes setores.

Ainda que o crescimento do setor tenha ocorrido de forma acelerada nos últimos anos, os profissionais qualificados não se formaram da noite pro dia. Um levantamento da Brassom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) identificou que a procura por profissionais na área de TI será de 420 mil pessoas, até 2024, no Brasil. No entanto, o país forma, em média, 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, ainda de acordo com a instituição.

Sua empresa está preparada para lidar com dados?

Se não, a Fluxo é a solução que você precisa!

Fica ligado no nosso blog para mais matérias que podem te auxiliar a impulsionar o seu negócio.

E não esqueça: se tiver qualquer dúvida clica aqui e fala com a gente!

O que é o desenvolvimento de fórmula e por que ele é importante para o desenvolvimento do seu produto?
Mapeamento e otimização de processos: dois atos que irão impulsionar os resultados da sua empresa

Outros assuntos: