Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Estudo de Mercado: está na hora da sua empresa expandir

Já ouviu falar em estudo de mercado?

Com certeza uma dos métodos mais eficazes quando o assunto é abertura e expansão de empresas. Para ter um posicionamento firme, competitivo e de sucesso no mercado em que está entrando, é importante que sua empresa saiba quais as suas características, como ele está funcionando e até mesmo o que os possíveis clientes que estão inseridos nele desejam comprar.

O que é um estudo de mercado?

Um Estudo de Mercado como principal objetivo captar e coletar dados que tenham relevância para o seu negócio. Estudar o nicho de mercado que sua empresa atua, avaliando sempre aspectos qualitativos e quantitativos. Bem como analisar de forma aprofundada aspectos como público, comportamento de compra, concorrentes, tendências, etc. Assim, no final, decisões serão tomadas com mais assertividade e eficiência. Busque sempre o auxílio de dados para ter mais precisão nos estudos quantitativos.

Porque realizar um estudo de mercado?

É uma das soluções mais utilizadas pelas empresas quando precisam realizar uma análise precisa do mercado. Dessa forma, você poderá elaborar estratégias a partir das demandas do seu cliente para estruturar melhor o seu negócio. Com esse estudo é possível identificar as principais dores desses clientes, se destacar frente à concorrência e potencializar seus resultados facilitando o seu crescimento.

Como fazer um estudo de mercado?

Para iniciar esse estudo, primeiro você deve definir um objetivo, por exemplo,  descobrir o que motiva os clientes a comprarem. Depois, selecione o público que você quer estudar e o tamanho da amostra, ou seja, até onde vai a sua pesquisa e como ela será realizada.

Um exemplo de empresa que faz constantemente bons estudos de mercado é a Coca-cola. Referência no ramo de bebidas, a empresa não se contentou em ficar apenas nesse mercado e hoje já expandiu sua marca para diversos outros setores, como calçados, roupas, itens de decoração e muitos outros, entendendo, por meio de estudos, que esses produtos seriam consumidos pelo seu público fiel a marca.

Um bom estudo de mercado consiste na análise de diversos fatores que podem impactar na tomada de decisões da sua empresa.

fluxo banner

Quais são os principais tipos de pesquisa para um estudo de mercado?

1. Diagnóstico de mercado:

É a mais abrangente das pesquisas e é a mais indicada para empresas que buscam compreender mais sobre os concorrentes e os desafios existentes neste mercado. Através dela é importante avaliar, tanto os consumidores quanto outras empresas do ramo e para saber o quanto a pesquisa deve ser aprofundada, levando em consideração o tamanho do mercado.

1. Análise da concorrência:

Foca muito no posicionamento da empresa, ou seja, entender como se apresentar e se estabelecer frente a empresas mais antigas ou que competem diretamente com a sua, é necessária para saber os pontos fortes e fracos que elas possuem em relação a sua com uma pesquisa bastante comparativa. Em casos como esse são feitas pesquisas de opinião com o seu consumidor.

1. Market Share:

Que em português significa participação do mercado, é o tipo de pesquisa que se faz quando a empresa deseja descobrir o quanto ela está na memória do seu consumidor, é através desse tipo de pesquisa que é possível identificar o potencial de expansão da sua empresa.

1. Tendências de mercado:

Funciona como uma maneira de prever novidades e antecipá-las às incorporando em seu negócio. Um grande exemplo de empresas que fizeram isso. Rappi, com sua entrega de tudo utilizando duas tendências que estavam muito em alta: e-commerces e delivery.

Quais as vantagens minha empresa terá?

• Maior vantagem competitiva;
  • Negócios que acompanham as tendências;
  • Decisões fundamentadas;
  • Melhor direcionamento das campanhas promocionais e institucionais;
  • Bom desempenho em diversas fases do negócio;
  • Visão a curto, médio e longo prazo do negócio (360);
  • Manutenção de clientes ativos e reativação de clientes de forma planejada.

Quer saber como a gente pode te ajudar?

Fazendo o seu projeto com a Fluxo, sua empresa terá todos os insumos para compreender o seu mercado e conquistar mais clientes, evitar realização de investimentos inadequados e conhecer ainda mais sobre o segmento dos seus fornecedores.

Ficou interessado? Entre em contato com a gente clicando aqui e vamos juntos desenvolver o seu projeto.

Banners6
Banners7

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.