skip to Main Content
Estudo De Viabilidade Técnica: Saiba Porque Ele é Essencial Para O Seu Negócio!

Estudo de Viabilidade Técnica: saiba porque ele é essencial para o seu negócio!

Para aqueles que estão conectados diretamente com o mundo de negócios sabe a importância de se ter o máximo de informações e dados em mãos antes de se fazer o investimento em um novo produto, serviço ou mesmo começar um novo modelo de negócio.

Diversos métodos e modelos surgiram para se obter esses dados, o Estudo de viabilidade técnica é um desses métodos que visam auxiliar os gestores a tomarem decisões que irão dar a empresa mais chances de obter lucro e sucesso. Esses cálculos e estudos são cada vez mais necessários a medida que o capital investido no novo produto cresce.

Quando surge uma nova ideia, o melhor a se fazer é aplicar o estudo de viabilidade técnica, e a partir dele, obter as informações dos custos que serão gerados, desde a mão de obra até o armazenamento do produto, além de analisar a capacidade técnica da sua equipe para se identificar se tem condições de executar o novo produto, ou se será necessário a contratação de novos profissionais.

Produtos em que são aplicados estudos de viabilidade técnica antes de se iniciar as suas etapas de produção,  apresentam uma grande economia em sua matéria-prima e armazenamento, o que gera muito menos custos para a empresa, intensificando seu lucro.

Afinal, o que é estudo de viabilidade técnica?

Podemos definir o estudo de viabilidade técnica como uma análise técnica feita na etapa anterior a realização de toda a produção de um novo produto. Onde o objetivo principal é de avaliar a viabilidade de determinado projeto, e para isso se deve considerar os custos de produção e com matéria-prima, armazenamento e a possibilidade de retorno financeiro.

De modo prático, no estudo de viabilidade técnica será feita a análise de todo o projeto do novo produto, considerando os custos e despesas para a sua produção, assim como também analisar a possibilidade de retorno financeiro que o produto terá, se terá um público consumidor 

Para iniciar a execução do estudo de viabilidade técnica, é necessário que se faça o desenho de toda a jornada de uso do produto, e só após esse desenho se deve reunir com a equipe técnica e eles deverão propor o escopo do projeto, com suas regras de negócio e tecnologias envolvidas, além de apresentar a estimativa dos custos de desenvolvimento do novo produto.

Será a partir dessas etapas que se é possível descobrir a possibilidade de desenvolver a solução com a tecnologia que se tem disponível e se o valor do desenvolvimento pode ser adicionado a equipe.

Podemos contar também com pesquisas de mercado para dar ao estudo de viabilidade técnica, principalmente de valores de matérias-primas, transporte e do próprio produto no mercado. Com esses dados será possível precificar o produto de forma justa e comparar com os demais concorrentes que estão inseridos no mercado há mais tempo.

É importante que se faça testes durante a criação de um novo produto, testando suas funções de forma que se identifique se estão desempenhando suas atividades de modo correto e qual como o público está aceitando o novo produto. Ter um fluxo de caixa confiável em mãos durante a execução de um estudo de viabilidade técnica é essencial. A partir dessa análise se poderá fazer o dimensionamento de todo o planejamento do produto e daqueles recursos que são necessários para pôr a produção em prática.

Equipe fazendo estudo de viabilidade técnica
Foto de Pixabay no Pexels

Importância do estudo de viabilidade técnica

Como já sabemos, a aplicação de um estudo de viabilidade técnica tem como principal objetivo auxiliar a empresa a se tomar decisões em relação ao novo possível produto. A partir desse estudo será reunido os dados e estatísticas reais da empresa e do mercado para aquele novo produto.

Além de reunir informações técnicas sobre as equipes da empresa, para que se saiba as suas capacidades técnicas, se são compatíveis com a produção desse novo produto. Caso não sejam compatíveis, deve se analisar os custos com capacitação e com a contratação de profissionais que preencham os requisitos necessários para a vaga.

Um bom estudo de viabilidade técnica contempla todas as despesas que são necessárias para se desenvolver o novo produto, de desenvolvimento do projeto e aquisição de matérias-primas, até sua produção e venda para o consumidor final.

Esse estudo promove benefícios não só a empresa, mas também ao consumidor final que poderá adquirir o produto por um valor mais justo. Como haverá todo um estudo feito em relação ao produto, com seus custos desde desenvolvimento de projeto até sua produção e distribuição, o custo sobre o produto será o mínimo possível. 

O que não apenas gera economia para a empresa, sendo ela mais produtiva e sustentável, mas também dá aos clientes um preço final menor e mais adequado ao seu custo de produção real.

E como dissemos, o estudo de viabilidade técnica dá à empresa uma melhor ideia de sua própria saúde financeira, assim como a auxilia no controle de gastos e investimentos.

Esse é mais um fator que atrai clientes, pois eles se sentirão muito mais seguros e confortáveis quando estão adquirindo produtos de uma empresa estável financeiramente. Pois, assim ele terá a certeza que o produto será entregue da forma que foi acordado e terá um produto de qualidade em mãos.

E para finalizar

O estudo de viabilidade técnica ajuda os gestores da empresa a tomarem decisões difíceis em relação ao novo produto, inclusive se esse produto tem capacidade de se manter como um produto lucrativo, sem que rapidamente se torne um desperdício de recursos.

Sem as informações obtidas através do estudo, haveria uma possibilidade muito maior de se investir em um projeto que apresenta retorno financeiro baixíssimo, ou mesmo se perde dinheiro com a sua produção, pondo em risco a própria sustentabilidade da empresa.

Portanto, assim como quase todas as atividades humanas, é necessário que se tenha atenção ao planejamento para que não se tenha o desperdício de recursos, mão de obra e custos desnecessários. O estudo de viabilidade técnica tem esse mesmo objetivo, reduzindo os custos para a empresa e entregando um produto de qualidade para os consumidores.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *