skip to Main Content

Os 5 exemplos de automação industrial populares no mercado

Pessoas lendo sobre exemplos de automação industrial

Você já deve ter ouvido falar no avanço da indústria 4.0 durante aquelas conversas sobre empreendedorismo e negócio, não é mesmo? Também deve ter ouvido falar sobre a Automação Industrial e como ela impacta as empresas. 

A automação industrial consiste na aplicação de vários dispositivos, onde controlam diversas operações de uma fábrica e o melhor é que é sem a intervenção do homem. O que permite mais tempo para os envolvidos no processo focarem em outras áreas, como por exemplo, a estratégia.

Trata-se de uma tendência que está cada vez mais forte no mercado. Uma ferramenta que facilita a vida das indústrias de diversos segmentos e portes. 

Automatizar os processos pode tornar os processos industriais mais rápidos, eficientes e econômicos, além de trazer resultados excepcionais.

Essa automação possibilita aumentar significativamente o desempenho da sua produção. Este é um dos principais motivos que fazem com que a automação industrial seja cada vez mais popular em todo o mundo.

No post de hoje, iremos abordar a importância da automação industrial e falaremos 5 exemplos mais populares.

A automação industrial

Para entendermos melhor os modelos e exemplos de automação industrial, é importante entender bem seu conceito. 

A automação industrial ganhou destaque na sociedade em meados do século XVIII, na Inglaterra. 

Foi nessa época que os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial e foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semi-automáticos para serem utilizados nas produções. 

Porém, somente no início do século XX que os sistemas se tornaram inteiramente automáticos e passaram a ser praticamente indispensáveis nas indústrias. Isso ocorreu devido a necessidade de aumento na produção e produtividade, fazendo com que houvesse diversas séries de inovações tecnológicas que pudessem auxiliar nessas demandas.

A automação industrial é a otimização dos processos industriais de uma operação, através do emprego de tecnologia de software e hardware para realização de tarefas de controle de mecanismos e funções com o objetivo de otimizar processos produtivos.

Tem como objetivo dar mais autonomia para os equipamentos e máquinas industriais, diminuindo possíveis esforços humanos que são gastos na execução de determinadas atividades dentro de uma operação.Por isso, a automação industrial é considerada a substituição de trabalhos manuais por tarefas mecânicas. 

Porém, vale ressaltar que a automação não necessariamente irá substituir os trabalhos das pessoas pelas máquinas. 

O mundo tem evoluído bastante e enquanto alguns empregos desaparecem por ter sido substituído provavelmente por algum processo de automatização, outros, alinhados à necessidade atual do mercado de trabalho, vão surgindo. 

Os objetivos da automação industrial

Além da autonomia que a automação traz para os processos, existem outros objetivos.

Melhorar os resultados das indústrias, por meio de processos produtivos com mais qualidade e com menores custos é um dos mais importantes, algo bem desafiador, já que reduzir custos nem sempre possibilita manter a qualidade do produto que vai ao mercado. 

Iremos citar mais alguns dos objetivos que fazem total diferença nos processos industriais automatizados. Vejamos:

  • aumentar a produção industrial, a partir de uma maior capacidade produtiva;
  • mais segurança de trabalho, evitando trabalhos perigosos e, consequentemente, que acidentes graves ocorram com os colaboradores (trabalhos com altos riscos de execução deixam de ser feitos por pessoas);
  • melhorar a disponibilidade de equipamentos industriais, como redutores e motoredutores;
  • realizar atividades difíceis de serem executadas por pessoas;
  • simplificar processos de manutenção de máquinas industriais;
  • maior precisão na execução das atividades operacionais, evitando possíveis falhas por cansaço ou desatenção humana;
  • aumentar eficiência dos processos;
  • reduzir o consumo de energia envolvida na operação;
  • diminuir a emissão de resíduos;
  • redução de custos;
  • fornecer maior integração e desenvolvimento de sistemas, entre outros. 

Os benefícios da automação industrial

A produção industrial é algo que depende de diversos fatores para poder se concretizar. Com isso, a automação pode trazer muitos benefícios que podem ser considerados ilimitados. Isto porque ao automatizar um processo, é possível aumentar significativamente o desempenho e resultados do negócio.

Existem vários tipos de sistemas ou ferramentas de automação para industrial. Iremos abordar um pouco mais à frente. Agora, iremos falar sobre os benefícios que a automação industrial pode trazer para seu negócio. Vejamos:

  • Aumento da produtividade no setor operacional, tático e estratégico;
  • Redução de custos que possibilita o aumento no lucro;
  • Melhoria da qualidade nos produtos e menor chance de erros;
  • Evita desperdícios;
  • Maior segurança e redução de acidentes;
  • Maior vantagem competitiva;
  • Precisão e menor tempo de produção;
  • Possibilita o monitoramento remoto, entre outros.

Com o passar dos anos a automação acabou tendo muito avanços tecnológicos que foram resultado de muitas pesquisas e estudos, por isso atualmente ocorreu bastante amadurecimento de soluções e ferramentas e que proporcionam em tantos benefícios. 

5 exemplos de automação industrial

Automatizar os processos pode torná-los mais rápidos e mais eficientes e também econômicos. Para que isso ocorra, é necessário ter sistemas ou ferramentas que possam ajudar. Pensando nisso, iremos citar 5 exemplos mais populares de automação industrial:

  1. Robótica

Conhecidos como RPA, ou Robotic Process Automation, consiste na utilização da tecnologia por meio de softwares e robôs, capazes de processar dados, fazer transações, distribuir informações, integrar setores e executar com eficiências processos repetitivos. 

Os robôs são ideais para executarem tarefas em situações complicadas, repetitivas ou perigosas, melhoram também o fluxo e a qualidade da produção. Além disso, ajudam a aumentar a segurança no chão de fábrica e a evitar acidentes de trabalho em função de tarefas perigosas.

  1. Controlador Lógico Programável (CLP)

Um dos dispositivos mais importantes quando o assunto é automação, aperfeiçoamento ou mudança no processo industrial é o CLP – Controlador Lógico Programável, também conhecido como PLC – Programmable Logic Controller. 

Trata-se de um computador mais que especial, responsável por automatizar máquinas e processos industriais. Funciona através de um  sistema de controle de computador industrial que é programado para executar operações automáticas em processos industriais. É ele que  monitora e recebe continuamente dados de sensores, processa as informações e aciona os dispositivos de saída conectados, para concluir tarefas.

  1. Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados – SCADA

O SCADA é um sistema que usa um software para monitorar, supervisionar e controlar as variáveis e os dispositivos de um processo. Eles processam dados em tempo real por meio da interação direta com dispositivos, tais como sensores e CLPs, e registra eventos em um arquivode log. O SCADA é fundamental para a tomada assertiva de decisões.

  1. Interface Homem-Máquina – IHM

Uma IHM consiste em um painel que permite a um usuário se comunicar com uma máquina, um programa de computador ou um sistema. O  software permite a interação e comunicação entre um operador humano e uma máquina.

Basicamente, ele converte dados brutos em informações úteis, permitindo um melhor controle do processo de produção e de suas diversas aplicações.

  1. Rede Neural Artificial – RNA

Rede neural artificial é uma abstração da rede neural biológica. Uma RNA é um sistema que simula o cérebro humano, ou seja, uma rede de neurônios interconectados. As RNAs simulam o modo como um cérebro humano analisa e processa informações. 

Seu objetivo não é replicar, mas sim servir de modelo para o aprendizado e resoluções de problemas mais complexos.

Conclusão

Entender bem o que é automação industrial faz com que a decisão de se iniciar esse processo de modernização dentro da indústria seja tomada com clareza e certeza de que é algo que trará benefícios e se encaixa bem com seu modelo industrial.Os benefícios são cadas vez maiores e se tornaram bastante evidentes quando implementado. 

Sua empresa está pronta para aumentar a qualidade e a eficiência da sua linha de produção e melhorar todos os resultados da empresa, além do seu lucro? 

O real significado do sistema de gestão para pequenas empresas
Automação empresarial: descubra quais são as vantagens para o seu negócio

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.