Você já deve ter ouvido falar no avanço da indústria 4.0 durante aquelas conversas sobre empreendedorismo e negócio, não é mesmo? Também deve ter ouvido falar sobre a Automação Industrial e como ela impacta as empresas.
A automação industrial consiste na aplicação de vários dispositivos, onde controlam diversas operações de uma fábrica e o melhor é que é sem a intervenção do homem. O que permite mais tempo para os envolvidos no processo focarem em outras áreas, como por exemplo, a estratégia.
Trata-se de uma tendência que está cada vez mais forte no mercado. Uma ferramenta que facilita a vida das indústrias de diversos segmentos e portes.
Automatizar os processos pode tornar os processos industriais mais rápidos, eficientes e econômicos, além de trazer resultados excepcionais.
Essa automação possibilita aumentar significativamente o desempenho da sua produção. Este é um dos principais motivos que fazem com que a automação industrial seja cada vez mais popular em todo o mundo.
No post de hoje, iremos abordar a importância da automação industrial e falaremos 5 exemplos mais populares.
A automação industrial
Para entendermos melhor os modelos e exemplos de automação industrial, é importante entender bem seu conceito.
A automação industrial ganhou destaque na sociedade em meados do século XVIII, na Inglaterra.
Foi nessa época que os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial e foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semi-automáticos para serem utilizados nas produções.
Porém, somente no início do século XX que os sistemas se tornaram inteiramente automáticos e passaram a ser praticamente indispensáveis nas indústrias. Isso ocorreu devido a necessidade de aumento na produção e produtividade, fazendo com que houvesse diversas séries de inovações tecnológicas que pudessem auxiliar nessas demandas.
A automação industrial é a otimização dos processos industriais de uma operação, através do emprego de tecnologia de software e hardware para realização de tarefas de controle de mecanismos e funções com o objetivo de otimizar processos produtivos.
Tem como objetivo dar mais autonomia para os equipamentos e máquinas industriais, diminuindo possíveis esforços humanos que são gastos na execução de determinadas atividades dentro de uma operação.Por isso, a automação industrial é considerada a substituição de trabalhos manuais por tarefas mecânicas.
Porém, vale ressaltar que a automação não necessariamente irá substituir os trabalhos das pessoas pelas máquinas.
O mundo tem evoluído bastante e enquanto alguns empregos desaparecem por ter sido substituído provavelmente por algum processo de automatização, outros, alinhados à necessidade atual do mercado de trabalho, vão surgindo.
Os objetivos da automação industrial
Além da autonomia que a automação traz para os processos, existem outros objetivos.
Melhorar os resultados das indústrias, por meio de processos produtivos com mais qualidade e com menores custos é um dos mais importantes, algo bem desafiador, já que reduzir custos nem sempre possibilita manter a qualidade do produto que vai ao mercado.
Iremos citar mais alguns dos objetivos que fazem total diferença nos processos industriais automatizados. Vejamos:
- aumentar a produção industrial, a partir de uma maior capacidade produtiva;
- mais segurança de trabalho, evitando trabalhos perigosos e, consequentemente, que acidentes graves ocorram com os colaboradores (trabalhos com altos riscos de execução deixam de ser feitos por pessoas);
- melhorar a disponibilidade de equipamentos industriais, como redutores e motoredutores;
- realizar atividades difíceis de serem executadas por pessoas;
- simplificar processos de manutenção de máquinas industriais;
- maior precisão na execução das atividades operacionais, evitando possíveis falhas por cansaço ou desatenção humana;
- aumentar eficiência dos processos;
- reduzir o consumo de energia envolvida na operação;
- diminuir a emissão de resíduos;
- redução de custos;
- fornecer maior integração e desenvolvimento de sistemas, entre outros.
Os benefícios da automação industrial
A produção industrial é algo que depende de diversos fatores para poder se concretizar. Com isso, a automação pode trazer muitos benefícios que podem ser considerados ilimitados. Isto porque ao automatizar um processo, é possível aumentar significativamente o desempenho e resultados do negócio.
Existem vários tipos de sistemas ou ferramentas de automação para industrial. Iremos abordar um pouco mais à frente. Agora, iremos falar sobre os benefícios que a automação industrial pode trazer para seu negócio. Vejamos:
- Aumento da produtividade no setor operacional, tático e estratégico;
- Redução de custos que possibilita o aumento no lucro;
- Melhoria da qualidade nos produtos e menor chance de erros;
- Evita desperdícios;
- Maior segurança e redução de acidentes;
- Maior vantagem competitiva;
- Precisão e menor tempo de produção;
- Possibilita o monitoramento remoto, entre outros.
Com o passar dos anos a automação acabou tendo muito avanços tecnológicos que foram resultado de muitas pesquisas e estudos, por isso atualmente ocorreu bastante amadurecimento de soluções e ferramentas e que proporcionam em tantos benefícios.
5 exemplos de automação industrial
Automatizar os processos pode torná-los mais rápidos e mais eficientes e também econômicos. Para que isso ocorra, é necessário ter sistemas ou ferramentas que possam ajudar. Pensando nisso, iremos citar 5 exemplos mais populares de automação industrial:
- Robótica
Conhecidos como RPA, ou Robotic Process Automation, consiste na utilização da tecnologia por meio de softwares e robôs, capazes de processar dados, fazer transações, distribuir informações, integrar setores e executar com eficiências processos repetitivos.
Os robôs são ideais para executarem tarefas em situações complicadas, repetitivas ou perigosas, melhoram também o fluxo e a qualidade da produção. Além disso, ajudam a aumentar a segurança no chão de fábrica e a evitar acidentes de trabalho em função de tarefas perigosas.
- Controlador Lógico Programável (CLP)
Um dos dispositivos mais importantes quando o assunto é automação, aperfeiçoamento ou mudança no processo industrial é o CLP – Controlador Lógico Programável, também conhecido como PLC – Programmable Logic Controller.
Trata-se de um computador mais que especial, responsável por automatizar máquinas e processos industriais. Funciona através de um sistema de controle de computador industrial que é programado para executar operações automáticas em processos industriais. É ele que monitora e recebe continuamente dados de sensores, processa as informações e aciona os dispositivos de saída conectados, para concluir tarefas.
- Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados – SCADA
O SCADA é um sistema que usa um software para monitorar, supervisionar e controlar as variáveis e os dispositivos de um processo. Eles processam dados em tempo real por meio da interação direta com dispositivos, tais como sensores e CLPs, e registra eventos em um arquivode log. O SCADA é fundamental para a tomada assertiva de decisões.
- Interface Homem-Máquina – IHM
Uma IHM consiste em um painel que permite a um usuário se comunicar com uma máquina, um programa de computador ou um sistema. O software permite a interação e comunicação entre um operador humano e uma máquina.
Basicamente, ele converte dados brutos em informações úteis, permitindo um melhor controle do processo de produção e de suas diversas aplicações.
- Rede Neural Artificial – RNA
Rede neural artificial é uma abstração da rede neural biológica. Uma RNA é um sistema que simula o cérebro humano, ou seja, uma rede de neurônios interconectados. As RNAs simulam o modo como um cérebro humano analisa e processa informações.
Seu objetivo não é replicar, mas sim servir de modelo para o aprendizado e resoluções de problemas mais complexos.
Conclusão
Entender bem o que é automação industrial faz com que a decisão de se iniciar esse processo de modernização dentro da indústria seja tomada com clareza e certeza de que é algo que trará benefícios e se encaixa bem com seu modelo industrial.Os benefícios são cadas vez maiores e se tornaram bastante evidentes quando implementado.
Sua empresa está pronta para aumentar a qualidade e a eficiência da sua linha de produção e melhorar todos os resultados da empresa, além do seu lucro?
This Post Has 0 Comments