skip to Main Content

Saiba como as ferramentas lean podem ajudar no seu negócio!

ferramentas lean como forma estratégica

Ao se gerir uma empresa, é importante que se tenha conhecimento das metodologias de gestão da produção, uma delas é a metodologia de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). Onde seu foco principal é na melhoria contínua para a resolução de problemas e eliminar desperdícios no processo de produção.

Sendo assim, a manufatura enxuta é vista como uma filosofia de gestão. Possuindo suas ferramentas, as chamadas ferramentas Lean, que são ferramentas que ao serem aplicadas permitem o sucesso na implantação da metodologia.

Ao se aplicar essas ferramentas na empresa, os gestores têm o objetivo de tornar a produção da empresa ainda mais eficiente e assim gerar maiores lucros para o negócio. Portanto, este é um conhecimento muitíssimo importante para todos os gestores da empresa.

Nessa publicação vamos tratar exatamente dessas ferramentas Lean e como aplicá-las de modo a ajudar seu negócio a se tornar mais lucrativo.

O que são as ferramentas Lean

Como já adiantamos, as ferramentas Lean são ferramentas criadas com o intuito de auxiliar na aplicação dos conceitos de manufatura enxuta, a qual se baseia no sistema Toyota de Produção, isto é, seu modelo de produção é o just in time, onde se mantém um fluxo contínuo dos processos.

Esse sistema de produção reduz os gastos com armazenamento de produtos, já que a produção irá depender da demanda que o mercado estiver apresentando. Com essas informações podemos avançar para as principais ferramentas Lean que reunimos neste artigo:

Lead Time

Temos o Lead Time como um princípio essencial do Lean Manufacturing, ele se trata do tempo de duração do ciclo de produção. Como o principal foco do Lean é reduzir esse tempo de produção através da eliminação dos desperdícios da linha de produção.

Portanto, é através do cálculo do Lead Time que é possível identificar o caminho crítico do processo, sendo então possível dar atenção às demais atividades envolvidas no caminho. 

Onde são essas outras atividades que, caso atrasem, irão acarretar atrasos no prazo de entrega, assim a ferramenta promove a redução dos desperdícios enquanto aumenta a produtividade e qualidade do produto.

Mapa de Fluxo de Valor

O mapa de fluxo de valor é essencial para que se possa identificar os desperdícios envolvidos na produção. Essa ferramenta Lean é um diagrama simples de todas as etapas envolvidas nos movimentos de material e informação para que se atenda a demanda.

Ao se formular o mapa é possível visualizar quais as atividades que irão agregar valor e aquelas que deverão ser eliminadas. Podendo ser melhorados a cada formulação.

Poka Yoke

O Poka Yoke é uma ferramenta lean representada por um dispositivo simples e procedimentos que possuem uma missão inicial prevenir o surgimento de erros que promovem a eliminação das causas geradoras.

Quando não é possível atingir a causa do erro não é possível ou conveniente, é possível detectar a origem e efetuar o propósito de conter a obtenção de defeitos nos produtos processados.

Programa 5S

Temos então o programa 5S, um programa de qualidade que visa melhorar o ambiente de trabalho e produtividade, tomando 5 sensos: utilização, organização, limpeza, bem-estar e autodisciplina.

Esse programa é considerado uma ferramenta Lean que tem o objetivo básico de promover uma ordem ao sistema do funcionamento de um processo na empresa. Isso é, tem seu foco em uma melhoria contínua, com um caráter participativo, de modo que a ferramenta sirva para educar as pessoas de modo fácil, simples e efetivo.

Diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa, ou diagrama de causa e efeito ou Espinha de peixe, permite que se explore e identifique todas as potenciais causas relacionadas a um problema a fim de identificar as causas que originaram os problemas.

Essa análise é feita classificando as causas em 6 tipos, também conhecidos como 6M’s, sendo eles: mão de obra, meio ambiente, material, método, máquina e medição. Destrinchando a partir dessas causas, o problema se torna mais visual e a causa raiz pode ser identificada muito mais facilmente.

Fluxograma

O fluxograma se trata de um diagrama de um processo, e tem como objetivo representar o processo de forma sequencial, gráfica, simples, objetiva e direta. Utilizando tanto caixas de texto para representar ações e eventos quanto setas indicando o sentido do fluxo do processo.

O fluxograma é a ferramenta Lean que tem como objetivo simplificar e racionalizar o trabalh, permitindo a compreensão e posterior otimização do processo em cada departamento da empresa.

Diagrama de Pareto

Esta é uma ferramenta Lean que irá auxiliar na tomada de decisão, quando se tem um grande número de problemas. Ele se baseia na categorização dos problemas em duas categorias:

  • Poucos vitais;
  • Muitos Triviais.

Onde os poucos vitais são os poucos problemas com grande impacto na produtividade e qualidade da empresa, enquanto os muitos triviais são a maioria dos problemas que não tem tanto impacto na produtividade e qualidade da empresa.

Com a construção desse diagrama o gestor terá uma melhor visualização daquelas que tem um grande impacto, dando a elas uma maior prioridade de resolução.

Histograma

O histograma é a representação gráfica de um conjunto de dados previamente tabulado e divididos em classes. Onde cada base representa uma classe e a altura representa a quantidade que a classe ocorreu no conjunto.

Essa ferramenta permite a visualização dos valores centrais e a dispersão em torno dos valores centrais e a sua forma de distribuição. De modo que o gestor terá uma melhor compreensão da importância de cada classe.

POP

O Procedimento Operacional Padrão se trata de um conjunto de instruções escritas que tem a função de documentar uma rotina que se repete em uma empresa. Isso permite uma padronização do processo. Facilitando a fiscalização e o treinamento de novos operadores da empresa.

FMEA

A Análise de Modos de Falhas e seus Efeitos se trata de uma ferramenta que identifica, hierarquiza e previne as falhas em potencial de um produto ou processo. Essa ferramenta auxilia a aumentar a confiabilidade e facilita a rastreabilidade das ações necessárias para a redução dos erros e riscos.

Takt Time

Essa ferramenta Lean se trata do ritmo do processo, isto é, ela irá garantir a manutenção do fluxo contínuo da produção. Onde cada vez que o cliente puxa o produto, a linha de produção faz um novo. Isso permite uma maior agilidade na produção sem uma grande quantidade de estoque.

Relatório A3

O relatório A3 é uma das ferramentas Lean que através de uma folha A3 busca a resolução de problemas e a identificação da causa raiz. São utilizados conceitos do ciclo PDCA para que se faça a formulação de um passo a passo, utilizando outras ferramentas, como o fluxograma, diagrama de dispersão.

Tendo os objetivos da empresa bem definidos, podemos aplicar essa ferramenta Lean e em seguida são criados os planos de ação para a aplicação prática das soluções. 

12 Formas incríveis de melhorar a organização do ambiente de trabalho
Organização de Documentos: 7 Formas para te ajudar com isto!

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.