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9 Táticas Para Melhorar A Gestão Do Tempo E Aumentar Sua Produtividade

9 táticas para melhorar a Gestão do Tempo e aumentar sua produtividade

Você já se pegou pensando em como seria mais produtivo se o dia tivesse mais que 24 horas? Ou se você conseguisse se multiplicar em dois? Ou até mesmo saber ter uma gestão do tempo melhor?

Com a correria do dia a dia, a impressão que nos dá é que falta tempo para cumprirmos todas as atividades da nossa rotina. Fica cada vez mais claro que o tempo é um dos ativos mais importantes que uma pessoa possui, por isso, o mau gerenciamento das horas pode ocasionar problemas graves.

Quem administra bem seu tempo também aumenta a sua produtividade. Uma boa gestão de tempo e produtividade é imprescindível para qualquer pessoa que deseja ter uma vida mais organizada e gerir suas tarefas cotidianas de maneira eficaz, gerando maior qualidade de vida.

Qual a importância da gestão do tempo e produtividade no trabalho? 

A gestão do tempo é o gerenciamento de tarefas de forma eficaz, com a ideia de fazer o melhor trabalho em menos tempo. Essa gestão consiste em um conjunto de técnicas usadas para melhorar a realização de tarefas, gerando maior produtividade, ou seja, fazendo o que é prioritário no prazo estabelecido e com eficiência.

Quando administramos melhor o nosso tempo, consequentemente, aumentamos nosso rendimento, seja no nosso trabalho, quanto na rotina pessoal. Dessa forma, gerir as atividades farão com que você conquiste mais qualidade de vida, conseguindo conciliar melhor a rotina de trabalho com a vida pessoal. Por isso, a gestão de tempo é uma habilidade fundamental em todas as áreas da vida.

Segundo pesquisa publicada pelo International Stress Management Association Brasil, 60% dos brasileiros dizem sofrer com a sobrecarga de tarefas ao longo do dia. Isso mostra o quão importante é promover uma cultura de gerenciamento de tempo nas empresas, proporcionando mais produtividade e qualidade de vida para os colaboradores.

8 dicas para melhorar sua gestão do tempo e produtividade

  1. Crie uma lista de tarefas diárias

O primeiro passo para uma melhor rotina de gestão de tempo, é realizar o planejamento das suas atividades. É importante que você liste, com antecedência, todas as obrigações que precisará realizar na sua rotina. 

Para isso, prepare uma lista anotando todas as atividades importantes que precisam ser feitas e alocando o tempo para cada atividade. Você pode dividir sua lista em trabalhos de alta prioridade, que devem estar no topo, e trabalhos que não são tão prioritários assim.

Você pode realizar essa lista na ferramenta que melhor desempenhar na sua rotina, pode ser uma agenda, quadro de post-it, trello, aplicativo de notas no celular, entre outros. O importante sempre é listar suas atividades e assinalar quando concluí-las.

  1. Defina metas e objetivos

Definir metas e objetivos é importante para que você se comprometa e tenha mais motivação para realizar suas atividades. Além disso, elas contribuem com o foco e promovem uma sensação de dever cumprido quando atingidas.

Porém, essas metas precisam ser realistas, não adianta elaborar metas e objetivos muito difíceis ou complicadas de atingir, pois isso poderá te desmotivar com o tempo.

  1. Organize seu local de trabalho

Organizar o nosso local de trabalho nos ajuda a ter mais clareza no que vamos realizar. Manter mesas e gavetas organizadas facilita a nossa movimentação e nos ajuda a encontrar o que for preciso com mais facilidade, sem perder tempo com a bagunça do local.

  1. Estabeleça prioridades

Com a quantidade de tarefas que precisam ser cumpridas no dia a dia, é fundamental priorizar aquelas que possuem uma importância e urgência maior. Para isso, comece identificando quais tarefas devem ter essa prioridade na sua rotina e as separe entre:

  • Importantes e urgentes: São as que devem ser feitas imediatamente, pois possuem um nível alto de prioridade;
  • Importantes, mas não urgentes: São importantes, mas não precisam ser realizadas com pressa;
  • Urgentes, mas não importantes: São as tarefas com prazo apertado, mas que não possuem tanta importância assim. Porém, precisam ser cumpridas no cronograma;
  • Não urgentes e não importantes: São as tarefas do final da lista que não precisam nem ser feitas logo, nem possuem tanta relevância quanto as outras.
Pessoa organizando a sua gestão do tempo
Foto de Kaboompics .com no Pexels
  1. Defina prazos

Definir prazos para suas atividades é uma ótima forma de você realmente se esforçar para concluí-las. Por isso, analise antecipadamente quanto tempo ou dias você precisa dedicar para cada tarefa da sua lista, assim é possível se planejar melhor a tempo de concluir todas as suas atividades antes dos prazos estabelecidos.

  1. Saiba dizer “não”

Aprender a dizer “não” é um fator primordial para conseguir ser mais produtivo e ter mais controle sob a sua gestão do tempo, especialmente no ambiente de trabalho onde diversas solicitações surgem durante o dia. Se você não conseguir dizer “não” para aquilo que nem é tão importante assim, pode ser que todo o planejamento feito antecipadamente vá por água abaixo.

  1. Organize pausas

As pausas durante a rotina são fundamentais para que possamos ter um momento de descanso e poder recuperar a criatividade e disposição para trabalhar. Por isso, planeje pausas estratégicas durante sua rotina. 

Uma ótima solução é utilizar a técnica Pomodoro, que é um método de gerenciamento do tempo que consiste em dividir o tempo de trabalho em períodos de 25 minutos separados por breves intervalos. Isso vai te ajudar a voltar mais focado e animado para sua rotina de trabalho.

  1. Fuja da procrastinação

A procrastinação é um problema muito comum na rotina dos brasileiros. Cerca de 20% da população do Brasil, é considerada como procrastinadores crônicos, ou seja, mais de 20 milhões de adultos sofrem com esse problema diariamente. 

Portanto, para evitar esse problema é preciso evitar distrações, como celular, redes sociais, televisão, descansos não programados, entre outros. É preciso estar alerta às distrações para conseguir se manter focado e produtivo no seu dia a dia.

  1. Faça uma coisa de cada vez

A última dica para melhorar sua gestão do tempo e produtividade, diz respeito a realizar uma coisa de cada vez, ou seja, procure começar uma tarefa e finalizá-la antes de começar a executar outra. Só inicie outra tarefa se ela for de extrema urgência e importância. Dessa forma, você consegue se manter focado no que precisa ser feito.

E para finalizar…

Conseguir ter uma boa gestão do tempo não é uma tarefa fácil, especialmente quando somos bombardeados diariamente com novas atividades e problemas urgentes a serem resolvidos. 

Porém, é importante sempre tentar manter o foco no que precisa ser feito, evitando distrações e sabendo priorizar atividades, para que assim nossa produtividade aumente e possamos finalizar o dia com todas as tarefas finalizadas dentro do prazo. 

Gestão do tempo também é sinônimo de qualidade de vida, sendo assim, além de conseguir entregar mais para sua empresa, você também terá mais tempo e tranquilidade para aproveitar sua vida pessoal!

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