skip to Main Content
Conheça Os Principais Instrumentos De Medição Da Indústria

Conheça os principais instrumentos de medição da indústria

A complexidade dos mecanismos industriais aumenta a cada dia. Assim como a modernidade dos equipamentos, a exigência por maximização da potência e dos processos  é tão rápida quanto. Para que a indústria alcance excelentes níveis de produtividade, sem afetar a vida útil dos equipamentos, são necessárias diferentes tecnologias e instrumentos de medição tipo industrial para identificar todos os processos operacionais.

Quando a instrumentação industrial é usada de maneira criteriosa e planejada, ajuda a reduzir os custos, aumenta a produtividade e contribui com a qualidade e segurança da produção industrial.

Existem vários tipos de medidores industriais e cada aparelho tem uma função diferente e, por isso, ter o conhecimento dos instrumentos de medição são cruciais para indústria.

E veja nesse texto quais são os principais instrumentos de medição e suas aplicações no setor industrial.

O que são instrumentos de medição?

A instrumentação é a ciência aplicada para desenvolver técnicas adequadas aos instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas nos processos industriais. Esses instrumentos são responsáveis por controlar os processos industriais por meio de leituras interpretativas de medições físicas e químicas dos equipamentos.

A medição é um mecanismo exclusivamente industrial. O principal objetivo dos instrumentos de medição é maximizar a operação e a atividade elétrica dos equipamentos.

Instrumentação x Automação

Um erro bastante comum no meio industrial é confundir instrumentação com automação.

Esses dois termos tem alguns pontos em comum. Ambos utilizam instrumentos para a melhoria da produtividade, porém, com objetivos distintos.

Por um lado, a instrumentação trabalha para a maximização da potência e dos processos com o uso de aparelhos de medição do controle e desempenho industrial, além do aumento de segurança das máquinas e funcionários.

Já a automação atua em usar várias máquinas que trabalham de forma autônoma em todos os setores da indústria. Sua principal utilidade é reduzir custos com mão de obra e ao mesmo tempo, agilizar a produção.

Principais instrumentos para medição

Os instrumentos de medição são fundamentais para tornar os processos industriais mais eficientes. Porém, é necessário um medidor que seja adequado para cada máquina.

Existem uma série de equipamentos importantes de medição fundamentais para indústria, como:

Transmissores

instrumentos de mediçãoinstrumentos de medição

Esses aparelhos de pressão fazem a medida das variáveis dos processos industriais com a função de captar, indicar, registrar, controlar e combinar os resultados.

Ele fornece uma saída elétrica de baixo nível oriunda dos sensores de pressão para acionar sinais mais altos e adequados para transmissão e o processamento.

Na indústria, o transmissor de pressão é um produto de baixo custo no mercado.

Vacuômetros

Este instrumento trabalha para fazer a medição da pressão quando esta é menor à pressão da atmosfera. O equipamento é usado para medir o vazio, nível e vazão de fluidos.

Responsável pela produção deste aparelho, o vacuômetro tem dois modelos: analógico, funcionando com auxílio de um manômetro, e uma bomba de vácuo para fazer a regulagem, e o digital, atuando sozinho, mostrando os seus resultados em um visor digital.

Os vacuômetros são usados tanto nas indústrias, quanto em equipamentos hospitalares e de mergulho.

Termopares

Além de termômetros e transmissores, existem os sensores inteligentes que fazem a medição dos equipamentos industriais, esse é o caso do termopar, um simples aparelho que mede a temperatura das máquinas.

Funciona por meio de um par de condutores de metais distintos, conhecidos como termoelemento “A” e “B”, vinculando das duas partes pelas suas pontas.

Um exemplo disso é o Termopar j, que funciona a partir da junção de duas pontas em um só ponto, com o objetivo de observar a diferença de potência e regular a tensão medida nas pontas.

Pressostatos

Os pressostatos industriais são pequenos aparelhos usados para identificar pressão do ambiente da máquina.

Esses medidores estão presentes tanto em máquinas industriais, quanto em lavadoras de pressão residenciais. A diferença entre os medidores está na quantidade de chaves e processos de operação.

Manômetros

instrumentos de medição

Esse é um dos principais e mais tradicionais equipamentos de medição.

Trata-se de um instrumento de medição usado para leituras locais de pressão, possuindo normalmente uma conexão com o processo e um display (se for eletrônico) ou ponteiro (quando mecânico) para que se possa ler a pressão no local.

Os manômetros de baixa pressão fazem a medição de equipamentos como compressores de ar, equipamentos pneumáticos e tubulações de gás.

Já o manômetro de alta pressão atua em equipamentos com uma pressão bastante alta, hidrojatos, bombas à diesel, entre outros equipamentos, ambos utilizados para o monitoramento da pressão.

Vantagens dos instrumentos de medição para o setor industrial

Todos esses medidores de pressão industriais trabalham em cadeia, com as grandezas (pressão, temperatura, vazão, tensão, corrente e etc.) sendo reguladas a partir dos resultados extraídos da medição, ele controla as grandezas com o objetivo de entregar ao processo, uma maior potência e desempenho.

Por isso, conhecer todo o trabalho do instrumento de medição tipo industrial é importante para conhecer e otimizar todos os processos, para que a indústria consiga produzir ao máximo todo dia, entregando conforto e qualidade em todo o setor.

Os instrumentos de medição são fundamentais na indústria

Com a chegada das novas tecnologias, os  instrumentos de medição estão cada vez mais precisos e necessários para a aumentar os resultados da indústria.

Desta forma, pode-se afirmar que fazer a medição industrial de forma precisa geram resultados tão importantes para realizar medidas adequadas.

Existem instrumentos delicados e precisos, para medição de dimensões e equipamentos diferentes, e por isso, é necessário ter atenção em qual equipamento é mais adequado para cada uso industrial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *