Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar

Higienização de Alimentos: 5 maneiras de higienizar os seus alimentos de forma correta!

Higienização de Alimentos: 5 maneiras de higienizar os seus alimentos de forma correta!

Pessoa fazendo a higienização de alimentos

Ao fazer compras em supermercados, padarias e outros estabelecimentos é imprescindível a higienização de alimentos antes de guardá-los no armário, geladeira ou consumi-los

Fazer a higienização de forma adequada previne a suscetibilidade de doenças como intoxicações e infecções causadas por alimentos contaminados, que pode muitas vezes se tornar um quadro clínico grave.

Será que você tem higienizado de forma correta cada tipo de alimento que chega em sua casa? Que riscos corremos em não higienizar adequadamente? Confira a seguir 5 maneiras de como higienizar os alimentos e evitar os riscos que podem nos acometer. 

#01. Higiene pessoal para manusear os alimentos 

Um exemplo é ao chegar em casa, precisamos pegar a chave para abrir a porta e, muitas vezes, vamos direto para a geladeira pegar comida sem nem ter noção de como nossas mãos podem ser veículos desses microrganismos, por isso, lave bem as mãos e o dorso com água e sabão.

Lavar as mãos: criar o hábito de sempre lavar as mãos antes de manusear diretamente o alimento é imprescindível, isso evita a contaminação da comida.

Evitar tossir, espirrar e cantar durante a higienização e preparo dos alimentos também é uma forma de evitar contaminação, já que algumas partículas de secreção podem cair no alimento. 

#02. Cuidados básicos na cozinha antes da higienização de alimentos

Antes de tudo, certifique-se que os seus móveis e utensílios de cozinha estão limpos, aí vão alguns exemplos de cuidados básicos: 

Antes de cozinhar: além de fazer uma boa higiene das mãos, é importante deixar as unhas curtas, pois podem acumular sujeira, bem como evitar adornos como anéis, pulseiras e relógios. E, claro, limpar mesa e balcão que vão receber alimentos, passe um pano e álcool 70% para higienizá-los.  

Tábua de carne: quando usamos a tábua de carne para cortar carnes, verduras e legumes, o atrito da faca deixa algumas fissuras na tábua dependendo do material que ela for feita (madeira, plástico), e isso torna um local ideal para a proliferação de microrganismos, então, acaba não sendo eficiente higienizar bem seus alimentos se os utensílios de cozinha não estão devidamente limpos. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o uso de superfície lisa e impermeável, uma indicação são as tábuas de vidro temperado ou mármore, pois são fáceis de limpar, secar e não acumulam cheiro.    

A tábua de carne do tipo plástico pode ser uma solução mais econômica, porém com o tempo vai ficando comprometida, por isso, troque-a quando ela apresentar fissuras e limpe-a após o uso dessa maneira: 

  • Passe uma esponja e detergente neutro, depois enxágue a tábua em água corrente, em seguida, deixe-a em uma solução com 1 colher de sopa de água sanitária e 1 litro de água por 15 minutos. Após o tempo, coloque-a para escorrer e secar naturalmente, depois é só guardá-la em local seco e arejado.

Pano de prato: sabemos que os panos de pratos concentram umidade, e essa umidade no decorrer do tempo pode tornar-se um ambiente favorável para fungos e bactérias e contaminar os utensílios. Mas, para evitar isso, basta ferver 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e mergulhar o pano de prato por cinco minutos, depois é só lavar como de costume. Se preferir, pode passar ferro após secar. 

Outra dica é optar por usar toalhas para secar as mãos e utilizar luvas térmicas para manusear panelas.

#03. Higienize as embalagens 

Geralmente as mercadorias ficam em prateleiras nos supermercados, expostas ao contato com diversos agentes (vírus, bactérias e outros microrganismos).

Situações de pessoas que estão gripadas, por exemplo, tocam em algum produto com a mão contaminada e devolve para a prateleira são bem comuns. Por isso, é muito importante saber como higienizar as embalagens antes de guardar o seu conteúdo.   

Descarte caixas de papelão e plásticos para guardar os alimentos em potes herméticos: os alimentos que vêm em embalagens plastificadas como arroz, feijão, farinha e açúcar, podem ter seu conteúdo armazenado e conservado em potes herméticos, livre de insetos e outras sujeiras, então pode descartar as embalagens que vêm do supermercado.

Porém, se você preferir utilizar as embalagens originais, tenha o cuidado de limpá-las devidamente, use uma esponja com detergente para higienizar as embalagens antes de abrir, ou então passar um pano com álcool quando se tratar de caixas de papelão. Caso haja duas embalagens no alimento, descarte a externa.    

Higienização de latas e garrafas: quando se deseja guardar os alimentos em suas respectivas embalagens tipo latas e garrafas, basta limpá-los como se fossem louças comuns, utilizando esponja e detergente, esfregando em todas as partes do produto e enxaguando em água corrente. Depois basta secar com um pano de prato limpo e guardá-los na despensa. 

#04. Como higienizar frutas? 

Assim que chegar da feira ou supermercado, lave as frutas em água corrente, pode utilizar uma escova ou bucha própria para cozinha a fim de auxiliar na lavagem. 

Frutas com cascas resistentes como abacaxi, laranja e limão podem ser lavadas com água e detergentes, mas algumas frutas que possuem cascas mais frágeis como morangos, uva e caqui, por exemplo, devem pular a escovação para não serem danificadas e apenas serem destinadas às etapas de lavagem em água corrente e deixadas de molho em solução sanitizante

  • Para fazer a solução, separe um recipiente com água e sanitizante, seguindo as orientações da embalagem do produto para diluir corretamente, deixe as frutas de molho por 10 a 15 minutos e as enxágue e seque com um pano limpo. 

Caso não vá consumir imediatamente, guarde as frutas em potes ou sacos de uso culinário e armazene na geladeira. 

#05. Como higienizar verduras e legumes? 

As verduras como alface, brócolis, couve e espinafre devem ser lavadas em água corrente para retirar as sujeiras mais superficiais como manchas de terra e alguns insetos.

Depois destaque as folhas da verdura e separe um recipiente com água e sanitizante para deixá-las de molho por volta de 10 a 15 minutos, em seguida, enxágue novamente e armazene em vasilhas para conservar na geladeira. 

Já para os legumes como cenoura, berinjela, batata e outros, pode optar por lavar com água corrente e fazer leves esfregadas com ajuda de uma escova, ou então, preparar a solução com água e sanitizante e deixar de molho por uns 15 minutos também.

Um fato importante para garantir a higienização de outros alimentos do tipo carnes (bovina, suína, peixes, aves) é cozinhar bem, pois muitos microrganismos são sensíveis a altas temperaturas. 

Riscos de ingerir alimentos mal higienizados

Quando nos deparamos com alimentos frescos podemos detectar que estão contaminados pela presença de odor, cor e aparência diferentes do normal, mas nem sempre conseguimos ver a olho nu, por isso, é muito importante fazer a higienização de alimentos adequadamente para evitar ingerir vírus, bactérias e fungos. 

Alguns exemplos de doenças que podemos ter se ingerirmos alimentos mal higienizados são: 

A salmonelose, proveniente de uma bactéria que pode ser encontrada em alimentos crus ou mal cozidos de animais criados em fazenda;

Infecções por Escherichia coli, essa bactéria pode ser encontrada em carnes mal cozidas ou em saladas que não foram higienizadas adequadamente.

Os sintomas dessas intoxicações alimentares variam entre vômito, diarreia, mal-estar, febre, entre outros e devem ser tratados com acompanhamento médico. 

Mas, para evitar essas enfermidades lembrem-se das dicas de higienização que vimos até aqui, espero que tenha sido útil!

Para mais conteúdos assim, não esqueçam de checar o nosso blog ou, caso queira, entre em contato conosco. Até mais! 

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.