skip to Main Content
Ambiente Com Iluminação Natural

Iluminação Natural: conheça todos os seus benefícios!

Quando falamos sobre Iluminação Natural logo nos vem a lembrança da estrela que fornece calor e energia luminosa ao nosso planeta: O sol. E não é para menos essa associação já que o sol é a maior fonte de luz natural que conhecemos e é necessária para muitos seres vivos sobreviverem, como é o caso das plantas que fazem a fotossíntese.

Nós humanos também somos influenciados pela luz solar, durante o dia estamos mais dispostos a realizar atividades de trabalho e lazer, enquanto à noite, nosso corpo fica menos ativo e entende ser um momento de descanso. A partir disso, muitos projetistas estão adotando a iluminação natural em seus projetos arquitetônicos como uma forma de iluminação, que promete garantir diversos benefícios relacionados à estética, saúde e finanças.  

Que tal conhecer mais sobre os benefícios que essa iluminação proporciona? Entenda se vale a pena aplicá-la em sua edificação após ler esse texto! Confira abaixo.

Ilumina nossos dias e regula nosso ciclo biológico 

Como já comentamos anteriormente, somos influenciados pela luz solar, pois é ela quem regula nosso ritmo circadiano, que nada mais é que nosso ciclo biológico no período de um dia, ou seja, durante o dia quando entramos em contato com a luz emitida pelo sol o nosso organismo desencadeia reações químicas e físicas, que permitem sermos mais ativos para desenvolver atividades do cotidiano.

Além disso, a exposição à luz natural aumenta os níveis de serotonina, que irão proporcionar sensação de bem-estar e auxiliar para uma melhor qualidade do sono durante à noite. 

Outro benefício para saúde que adquirimos através da exposição solar é a produção de vitamina D, que é essencial para absorção de cálcio e fortalecimento dos ossos, bem como auxilia no metabolismo e em outras atividades do sistema imunológico e cardiovascular. Não só isso, mas também o contato com a luz solar previne distúrbios como depressão e ansiedade.  

Estética e Economia 

Já pensou na vantagem de unir o agradável, belo e o econômico em uma só função? Pois bem! A iluminação natural permite isso. É comprovado que o ambiente que desfruta de luz natural oferece uma maior sensação de conforto e bem-estar, além de possibilitar uma qualidade melhor para a visão, pois os nossos fotorreceptores são mais estimulados na presença da luz solar e evita, portanto, o cansaço óptico que é ocasionado após estar em um ambiente fechado com pouca luz, por exemplo.   

E quando o assunto é economia, muitas vezes deixamos a estética de lado para economizar financeiramente, porém, com a técnica de usar os raios solares para iluminar ambientes internos dispomos não só de um espaço aconchegante e harmonioso, mas também de um maior custo benefício, visto que não se faz necessário o uso de luzes artificiais para iluminar os cômodos durante o dia, economizando, então, na conta de luz. 

Sustentabilidade 

Sabemos que uma das principais pautas em discussão no mundo é a respeito do aquecimento global, e a geração de energia elétrica afeta e muito o meio ambiente. No entanto, algumas medidas para diminuir esse impacto causado pelo homem no ecossistema vem surgindo cada vez mais e com auxílio da tecnologia podemos utilizar energias consideradas “limpas”, e a iluminação natural contribui para o menor impacto ambiental, tanto por ser natural, como o próprio nome diz, não precisa passar por processos de emissão de gases para ser fornecida, quanto por reduzir o consumo de energia elétrica advinda de luzes artificiais, por exemplo. 

Logo, diminuir o consumo de energia elétrica em sua residência, durante o dia, para usufruir da iluminação que vem do sol, não só é benéfica para você e seu bolso, mas também estará contribuindo para uma condição melhor para meio ambiente, que necessita estar saudável para que todos os seres vivos possam continuar a coexistir.     

Mas para aplicar essa técnica de iluminação natural em sua casa ou local de trabalho se faz necessário estar ciente da posição do sol, desde o nascer ao se pôr, para aproveitar da melhor forma a luminosidade nos lugares que exijam mais luz. A notícia boa é que existem alguns métodos simples para implantar essa ideia em sua edificação. Veja a seguir. 

#01. Iluminação Zenital

Essa técnica consegue aproveitar a luz natural para o interior do imóvel a partir de uma abertura no teto da edificação, conhecida também como claraboia ou domus, além de iluminar até 8 vezes mais que uma janela comum, também pode permitir a circulação do ar, tornando o ambiente mais ventilado. Geralmente elas são feitas de materiais translúcidos ou transparentes, como vidro ou policarbonato, que filtram os raios solares. 

#02. Túneis e Prateleiras de Luz

Outra alternativa que não altera de forma radical a estrutura do local são os túneis e as prateleiras de luz. Nos túneis de luz são instalados tubos revestidos com material reflexivo entre o telhado e o cômodo que receberá a iluminação. Já as prateleiras de luz aproveitam as janelas já existentes, instalando apenas uma superfície plana horizontal que reflete a luz natural de forma uniforme para todo o ambiente.

#03. Elementos de tons claros

Para propagar melhor a luz natural em um cômodo, tenha em mente que conseguirá isso apostando em elementos monocromáticos de tons claros, seja a cor das paredes em tons claros ou até mesmo os móveis e itens decorativos de cores claras, ambos irão  refletir melhor a luz e tornar o ambiente mais iluminado do que elementos de cores escuras.   

E para finalizar

Vimos alguns dos principais benefícios que a iluminação natural proporciona a nossa saúde e bem-estar, nos tornando mais dispostos e produtivos; bem como nosso bem-estar financeiro, que permite economizar no uso de luzes artificiais, no período diurno, diminuindo, assim, o valor na conta de luz ao final do mês; e claro, o bem-estar-social e do meio ambiente, já que por ser uma técnica sustentável colabora para o menor impacto no ecossistema e redução de custos de produção e do valor final dos produtos. 

Então, o que me diz? Gostou dos benefícios que a iluminação natural oferece? Pensa que vale a pena investir nessa ideia? Conta aqui nos comentários. 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *