
Importância dos sistemas de automação industrial
Desde a idade da pedra lascada, o homem sempre buscou opções que tornasse o trabalho mais prático e rápido. Vemos isso na aquisição de ferramentas fundamentais, como o fogo, cordas e as armas de corte ou percussão.
Com o alto consumo da sociedade e a necessidade de processos simples e ágeis, a automação industrial aparece como solução para as empresas.
A evolução da tecnologia permitiu que o trabalho manual fosse substituído pela produção em larga escala realizada pelas máquinas, suprindo as demandas e levando aos consumidores uma entrega de alta qualidade e mais rápida.
Podemos definir a automação industrial pela utilização de máquinas, softwares e equipamentos para alavancar e otimizar processos manuais.
A automação industrial ajuda a reduzir custos de energia e matéria-prima, diminuir o nível de poluentes e tornar os processos mais rápidos e com mais segurança.
Como surgiu a automação industrial?
Lembra da tão comentada revolução industrial nas aulas de história? Então, foi ela que possibilitou o surgimento dessa ferramenta. Vamos fazer um breve resumo sobre essa evolução.
A 1º Revolução Industrial ocorreu no século XVIII na Inglaterra, ali começaram a ser utilizados teares e máquinas a vapor na produção, para que ganhasse mais ritmo.
Já no seu segundo momento, no século XIX, surgiu um novo conceito de automação, graças a utilização da eletricidade durante a produção.
No século XX, chega a terceira revolução, ligada a tecnologia dos computadores e ao processo produtivo em grande escala, proporcionando grandes avanços a indústria.
Atualmente, vivemos a Indústria 4.0, essa tecnologia é aplicada no agrupamento de tecnologias de automação e troca de dados. A Indústria 4.0 usa sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem.
Qual a importância desse sistema para as empresas?
Hoje, não basta apenas criar um produto e depois ofertá-lo, é importante que as empresas tenham vantagens competitivas e diferenciais perante a concorrência.
Por exemplo, hoje vemos empresas do mesmo segmento que ofertam o mesmo produto e serviço sempre. Pense em um sistema de combate a incêndio com automação, qual seria o diferencial dele em relação a outros concorrentes?
A necessidade da automação industrial vem de encontro com as necessidades de mercado, visto que os consumidores estão cada vez mais exigentes com a qualidade e o custo-benefício dos produtos.
Para atender essa demanda, a automação industrial possibilita o aumento da produtividade, sabendo que as máquinas conseguem produzir com mais rapidez e exatidão comparado ao trabalho manual.
Além disso, são inúmeros os benefícios da automação industrial, vamos apontar alguns deles:
Redução de custos
A redução de custos na automação industrial está voltada a diminuição de pessoas no processo de produção e ao menor desperdício de materiais.
Pense que você trabalha com película de controle solar, se o material fosse construído manualmente, demoraria um bom tempo e precisaria de uma equipe grande de funcionários, né? A automação está aí justamente para diminuir isso!
Negociação
Com a produção em grande escala, menor custo e mais qualidade, a empresa leva ao consumidor com mais clareza os prazos de produção e entrega.
Segurança
A segurança dos funcionários deve ser fator primordial da empresa. A automação industrial possibilita que o monitoramento das máquinas seja constante, por meio de sensores sonoros que avisam qualquer eventualidade.
Assim, os alertas de risco podem ser transmitidos ao funcionários, evitando qualquer acidente ou fatalidade.
Imagina trabalhar com blindagem de carros, assim como qualquer outra função, você se expõe a riscos. Nesse caso, os dispositivos são instaurados para qualquer eventualidade no momento da blindagem.
Além desses benefícios, os gestores podem utilizar o monitoramento otimizado, vamos ver o que isso significa?
Monitoramento otimizado
Como foi dito durante o texto, a automação industrial conta com uma série de benefícios. Dentre eles, a otimização do monitoramento, realizado diretamente pelos gestores.
Lembra dos sensores sonoros que ajudam a prevenir acidentes? Pois bem, existem alguns sensores instalados na área de operação da indústria, que tem como objetivo enviar uma série de informações a equipe de gestores.
O sistema em si, tem como objetivo filtrar as informações relacionadas a área produtiva, enviadas a um software, ajudando os líderes na tomada de decisões.