skip to Main Content

Você sabe qual a importância do estudo de viabilidade para a construção de uma máquina?

importancia estudo de viabilidade construção de máquina

Atualmente, no mercado de Engenharia, é muito comum que, antes de iniciar-se a construção de uma nova máquina, seja realizado um estudo de viabilidade. Esse tipo de projeto tem como objetivo realizar o estudo técnico de concepção do produto. Para isso, são levantadas e analisadas múltiplas soluções possíveis, considerando cálculos mecânicos e elétricos, assim estabelecendo vantagens e desvantagens comparativas.

Nem todos os projetos de engenharia requerem um estudo de viabilidade prévio, somente quando está em desenvolvimento alguma ideia inovadora, diferente de tudo que há no mercado. Muitos projetos dão errado por conta de erros conceituais que seriam percebidos em um estudo de viabilidade.

O que é um estudo de viabilidade e qual a importância desse tipo de projeto para mim? 

O Estudo de Viabilidade tem como objetivo avaliar a idealização do sistema mecânico pensado pelo cliente. Para isso, são feitas pesquisas, inclusive de  patentes e produtos similares no mercado. Ao final, propõe-se uma análise técnica para validar a sua funcionalidade.

Esse projeto é ideal para quem possui uma ideia inovadora de um sistema mecânico, mas não tem certeza de sua viabilidade técnica. Assim, antes de investir em um projeto detalhado, uma prototipagem ou até mesmo uma fabricação, é possível validar o produto, analisando possibilidades de mecanismos mais adequados à ideia inicial.

Posso realizar um projeto de Desenvolvimento Máquina após um Estudo de Viabilidade? 

Sim. Como nossos projetos são personalizados de acordo com a demanda do cliente, é possível que uma mesma ideia seja aplicada a mais de um item da nossa carta de serviços. Com isso, conseguimos levantar todas as informações necessárias para a elaboração de um plano de solução ideal. 

Banner4

Por que realizar um Estudo de Viabilidade e não um Desenvolvimento de Máquinas? Qual a diferença entre eles? 

O Estudo de Viabilidade tem como objetivo validar ideias para um sistema mecânico por meio do levantamento e análise de possibilidades. 

Já o Desenvolvimento de Máquina consiste em entregar ao cliente os insumos necessários para fabricar o produto. É portanto um projeto personalizado de um sistema mecânico, com modelagens tridimensionais, cálculos de dimensionamento e desenhos técnicos.

Banner4

Como o Estudo de Viabilidade age sobre as etapas de um projeto de Desenvolvimento de Máquina?

Independente da metodologia de gestão de projetos que venha a ser utilizada, a ordem e a importância das etapas de um projeto seguem as mesmas. Todavia, tanto metodologias ágeis (como o SCRUM) quanto metodologias tradicionais (como a Cascata) podem se beneficiar de um estudo de viabilidade prévio.

6ZhN95WWZJd38Ec7VPONb qzr8EAJFbeQkUKDyckpiDsRyidPZf1veS8UNKHRdvvm yow6L5lqPinkOrvksFB4PK onyBrJ4 JgRbOiRBooNjrAQDrIMLEa YkvXjsdF0sHobrzj

O Estudo de Viabilidade anterior ao Desenvolvimento de Máquina permite uma maior ideação e validação teórica, auxiliando assim em todas as fases do projeto posterior. Exemplificando as etapas de um projeto segundo o PMBOK:

1. Etapa de Iniciação 

O Estudo de Viabilidade do auxilia na etapa de iniciação, uma vez que todas as informações necessárias para iniciar o planejamento já foram previamente mapeadas.

2. Etapa de Planejamento 

O Estudo de Viabilidade auxilia na etapa de planejamento, pois com os insumos gerados no projeto, é possível definir de forma mais assertiva as tarefas, os prazos e os recursos necessários para a execução do Desenvolvimento.

3. Etapa de Execução 

Com um Estudo de Viabilidade prévio, essa etapa se torna mais ágil e fluida, uma vez que muitas hipóteses já foram levantadas e avaliadas. Assim, quando se iniciam as modelagens e dimensionamentos, as variáveis do projeto já estão bem solidificadas, o que permite a otimização do tempo de execução.

4. Etapa de Monitoramento e Controle 

Com as possibilidades tendo sido previamente levantadas e analisadas, o monitoramento e o controle do projeto tornam-se facilitados.

Por que fazer um Estudo de Viabilidade? 
Estudar a viabilidade técnicaQuando surge uma ideia inovadora, é necessário analisar se ela é de fato uma solução viável.
Analisar a viabilidade econômicaCom um estudo de viabilidade, é possível estimar de forma mais assertiva o investimento necessário para de fato projetar e implementar a sua ideia. 
Economizar tempo e recursosSem um estudo prévio, é possível despender tempo e dinheiro no desenvolvimento de um produto não ideal ou até inviável.

Conclusão

Com tudo isso em mente, é possível perceber a importância de um estudo de viabilidade para uma boa execução do projeto final. Com ele, é possível ter uma  direção mais clara a ser seguida para o desenvolvimento do produto, além de um cronograma mais consistente, que permitirá uma execução mais fluida. Sendo assim, para garantir um estudo de viabilidade de qualidade e com o melhor custo-benefício, entre em contato com a Fluxo Consultoria, e seu projeto será feito sob medida!

Saiba qual é a diferença entre 3 tipos de ar condicionado: ar de parede, Split e central
Descubra tudo sobre a visualização tridimensional de máquinas para apresentação a investidores

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.