skip to Main Content
Pessoa Trabalhando Na Forma De Industria 4.0

4 melhores ideias de inovação tecnológica da Indústria 4.0

Se você era um aluno atento nas aulas de história durante o período escolar, com certeza deve saber que a Primeira Revolução Industrial, um acontecimento do século XVIII, transformou completamente a sociedade em que vivemos.

E por mais que a indústria 4.0 venha dando continuidade a essas transformações, é importante ter em mente que o desenvolvimento tecnológico na indústria começou ainda no século XVIII. Foi a partir disso que a urbanização e consumo em massa se tornaram uma realidade presente na vida das pessoas.

Quando percebemos o cenário atual, em que a indústria 4.0 proporciona uma produção autônoma, internet das coisas, manufatura aditiva e muito mais, percebemos que evoluímos bastante para chegar até aqui.

Muitas transformações e evoluções aconteceram do século XVIII para cá, o que acaba gerando uma maior necessidade de inovação no setor.

Na prática, a inovação precisa fazer parte das estratégias de desenvolvimento e crescimento econômico. Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas industriais precisam encontrar formas que auxiliem a evitar um isolamento de mercado.

Diversas práticas antigas e pouco inovadoras são suficientes para tornar uma empresa do setor ultrapassada, gerando consequências que podem ser graves e irreversíveis. Para evitar isso, é importante ficar atento ao que está acontecendo na indústria, buscando métodos eficazes e realmente inovadores para serem implementados nos ambientes industriais.

Ao chegar até aqui, o primeiro passo já foi dado. Continue lendo esse texto até o final para conferir algumas ideias de inovação tecnológica da indústria 4.0.

Boa leitura!

Para começar, o que é indústria 4.0?

A indústria 4.0 é um conceito que abrange automação, tecnologia da informação (TI) e as últimas inovações tecnológicas desses campos. Tudo aplicado aos processos industriais e de manufatura.

Caso você não saiba, a manufatura consiste na transformação de matérias-primas em um produto que tenha um valor agregado. Porém, embora isso não ocorra de forma manual há um bom tempo, a indústria 4.0 veio para simplificar e modernizar ainda mais os processos industriais, seja ele qual for.

Se você analisar bem, vai perceber que a indústria 4.0 proporciona um salto tecnológico extremamente necessário nos dias atuais. Ela eleva a automação de forma jamais vista anteriormente, permitindo que robôs sejam responsáveis por tarefas cada vez mais complexas.

E isso é algo que vai muito além da realização das tarefas operacionais, como fazer uma solda em matérias-primas. A indústria 4.0 consegue chegar muito além disso, executando tarefas que antes pensávamos que só poderiam ser executadas por meio do nosso intelecto.

Desta maneira, é possível que as próprias máquinas analisem dados em uma velocidade muito maior quando comparada ao desempenho exclusivamente humano, por exemplo.

Ou seja, além de afirmar que a independência das máquinas é uma questão presente na indústria 4.0, também podemos garantir que uma maior precisão, inteligência e rapidez também fazem parte desse cenário.

Quais são as principais vantagens da indústria 4.0?

Após compreender o que significa, de fato, a indústria 4.0, você já deve estar imaginando uma série de benefícios que ela proporciona, não é verdade? Pois bem! vamos ajudá-lo a entender como essas vantagens funcionam na prática.

Primeiramente, a economia de recursos é uma questão completamente possível, além de ser algo constantemente buscado pelos gestores de qualquer empresa, seja ela industrial ou de outro segmento. Com a independência das máquinas e maior precisão nas análises, os gestores conseguem direcionar os seus recursos e esforços em outros processos.

Além disso, a menor geração de desperdícios, maior previsão de erros e atrasos, produção mais acelerada e possibilidade de intervenções instantâneas em problemas pontuais são outras questões que ajudam a evitar gastos. Portanto, as chances de lucros maiores acabam se tornando apenas uma consequência.

E não para por aí, já que com tudo conectado, os gestores conseguem obter acessos a dados de mercado, informações em tempo real da produção que está ocorrendo no chão da fábrica, bem como dos resultados dessa produção.

Também há diversos benefícios mais pontuais, como uma maior flexibilidade da produção. Na verdade, os instrumentos digitais permitem a personalização de produtos, ajustes específicos, cocriação com o cliente e muito mais.

Mas, afinal, quais são as melhores tendências de inovação tecnológica em tempos de indústria 4.0?

Em um momento em que novas tecnologias surgem constantemente, a inovação precisa se tornar uma prioridade no processo produtivo.

Desta maneira, essas novas tecnologias são fundamentais para manter a qualidade e produtividade nos ambientes industriais. Levando isso em consideração, vamos conhecer as tendências da inovação na indústria 4.0?

01. Biotecnologia

De acordo com uma projeção realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2030 a biotecnologia deve movimentar 300 bilhões de euros ao ano.

Portanto, não tem como isso passar despercebido, concorda? Os gestores que estão buscando formas de implementar ideias biotecnológicas inovadoras a partir de agora, serão justamente os primeiros a colherem os benefícios dessa projeção.

Aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial acredita que essa inovação melhore a produção industrial em até 40%, o que é possível graças à diminuição do consumo dos recursos naturais.

02. Nanotecnologia

Cada vez mais os setores estão adotando a prática de materiais manipulados em escala molecular, incluindo o têxtil e o de cosméticos. No caso dos cosméticos, isso pode ser compreendido quando levamos em conta que os produtos de beleza com princípios ativos encapsulados acabam durando mais, além de liberarem seus componentes em intervalos regulares.

Essas cápsulas podem dar origem, por exemplo, a calças que hidratam a pele. Ou seja, existem diferentes formas de inovar com a nanotecnologia.

03. Impressão 3D

Embora essa tecnologia já seja amplamente utilizada, é oportuno acreditar que ela pode ser ainda mais explorada.

Atualmente, os empreendedores que estão iniciando um novo negócio estão tendo acesso a opções cada vez mais avançadas e acessíveis de impressoras 3D. As marcas estão se preocupando, inclusive, em oferecer soluções do tipo para microempreendedores da indústria.

04. Inteligência artificial e análise de dados

As máquinas que conseguem tomar decisões sozinhas conseguem atingir um patamar inédito na produção industrial: a customização em massa. Elas conseguem lidar com uma enorme quantidade de informações, o que torna possível uma análise de dados mais concreta.

Por exemplo, uma linha de montagem consegue fabricar peças para diferentes automóveis, incluindo itens feitos sob medidas para determinados clientes. Isso acaba tornando a customização muito mais prática e barata.

Conclusão

Para um gestor antenado, as transformações que ocorrem dia após dia não podem passar despercebidas. Elas ajudam a tornar a indústria mais competitiva e moderna, além de oferecer produtos melhores para os consumidores.

É exatamente por isso que a inovação é completamente possível quando levamos em consideração as oportunidades existentes no mercado.

A indústria 4.0 incentiva a inovação de maneira nunca vista anteriormente. Com todas as ferramentas de produção autônoma, internet das coisas, manufatura aditiva e diversas outras à nossa disposição, as possibilidades de inovação se tornam ainda mais possíveis e indispensáveis.

Portanto, não tem outro jeito. Os gestores precisam levar a inovação para os ambientes industriais. Caso contrário, a concorrência sairá na frente.

Se você gostou desse conteúdo e deseja aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog. Ele está recheado com diversas informações importantes que vão servir para ajudar você a potencializar a sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

Até mais!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *