skip to Main Content
5 Passos Para Encontrar Um Gargalo Na Sua Produção

5 Passos para encontrar um Gargalo na sua Produção

Identificar e conseguir eliminar os gargalos da sua produção, é uma tarefa muito importante para quem deseja diminuir os custos da operação da empresa e otimizar os processos.

Ou seja, se você deseja aumentar a produtividade da sua operação é fundamental que saiba reconhecer um gargalo e eliminá-lo. 

O que é um gargalo operacional e como ele pode impactar a sua produção?

Quando a sua produção não está indo tão bem quanto você espera, isso pode significar que existe algo interferindo no fluxo da operação.

Dessa forma, um gargalo é todo e qualquer obstáculo que esteja dificultando ou limitando alguma etapa da sua produção, podendo afetar na quantidade ou qualidade dos produtos gerados acarretando prejuízos a sua empresa e a produtividade dos funcionários.

linha de produção

Sendo assim, é importante que você saiba identificar os principais gargalos que pode ocorrer na sua empresa, por isso, abaixo separei alguns dos principais problemas que pode estar limitando o fluxo da sua produção:

 

  • Má gestão da matéria-prima: A má gestão da matéria-prima pode se referir a dois casos: A matéria-prima não está na quantidade e especificações pedidas pelo comprador ou a matéria-prima estar com o prazo de validade vencido. Nesses dois casos, a matéria-prima se apresenta como um gargalo para o início da produção podendo atrasar todas as outras etapas;

 

 

  • Fornecedor: O fornecedor não cumprir com o prazo de entrega para os materiais solicitados, e nesse caso, se a sua empresa não tiver os materiais em estoque, também haverá o atraso do início das etapas da produção;

 

 

  • Falta de acompanhamento da produção: A falta de acompanhamento da produção é um problema bem comum. Não acompanhar a produção, pode fazer com que problemas maiores aconteçam e você como gestor não estar a par da situação. Isso faz com que possa surgir problemas ao encontrar o ritmo ideal de produção levando a um déficit ou uma produção exacerbada de produtos, ocasionando prejuízos a empresa. Por isso, observar as etapas e processos são importantes para conseguir identificar gargalos e possíveis soluções;

 

 

  • Falha nos equipamentos: Os equipamentos também podem ser um gargalo na produção, seja porque eles estão ultrapassados e não colaboram para a produtividade da sua operação, ou porque eles estão apresentando alguma falha no sistema. Por isso, é importante sempre estar atento a sua produção para que problemas como esse sejam identificados com rapidez;

 

  • Problemas no chão de fábrica: Os problemas no chão de fábrica estão relacionados a falta de padronização dos processos e também o layout do local que é pouco otimizado. Esses casos são mais comuns em empresas de grande porte.

Quais são os principais problemas que os gargalos na produção podem gerar a sua empresa?

Como já citado anteriormente, os gargalos na produção da sua empresa, pode gerar algumas consequências para o seu negócio, dentre eles, estão:

  • Qualidade baixa do produto final;
  • Baixa produtividade da produção;
  • Não conseguir definir a capacidade exata da sua produção;
  • Falta de previsão da produção;
  • Gastos desnecessários para reparar os erros.

Por isso, para prevenir que maiores problemas aconteçam e você consiga economizar nos processos operacionais da sua empresa, temos…

5 passos para você encontrar um gargalo na sua produção

 

 1. Avalie o Input e Output da sua produção

O passo inicial para identificar um gargalo na sua produção, é identificar os inputs (entradas) e outputs (saídas) dos seus processos. Por exemplo, a quantidade de matéria prima que entra no processo (input) é a mesma quantidade que sai desse processo (output)?

Se a sua resposta for não, isso significa que existe um gargalo na sua produção que você deve identificar o mais rápido possível.

 

É possível que, dependendo do tamanho do processo produtivo do seu negócio, você não consiga visualizar com clareza as entradas e saídas de todos os processos, mas é importante que você tente fazer essa avaliação nos processos principais.

 

2. Mapeie os seus processos

Você sabe quais as etapas dos processos da sua empresa? Realizar um mapeamento da sua produção é fundamental para identificar o passo a passo do que é feito e assim conseguir visualizar mais rapidamente quando algo não está acontecendo da forma planejada. 

 

Com um fluxo bem desenhado, as chances de ser encontrado os gargalos da sua produção são bem maiores, além de que o mapeamento tem outras vantagens importantes para o seu negócio, como a orientação de novos profissionais na sua empresa.

O mapeamento pode ser descrito em papel em diversos níveis de entendimento, o importante é que fique claro para todos os participantes do processo produtivo. 

Para que o mapeamento dos processos seja realizado da melhor forma, o ideal é realizar a contratação de uma empresa de consultoria com expertise na otimização da produção!

 

3. Identifique os problemas e restrições

Agora que os seus processos estão identificados e mapeados, será possível visualizar melhor os gargalos da sua produção.

O importante agora é identificar as causas desses problemas através de ferramentas de gestão, como é o caso do Diagrama de Ishikawa que é uma ferramenta da qualidade para encontrar as principais causas para os problemas existentes

 

Após realizar a identificação dos problemas, é importante se reunir junto com a equipe para discutir as possíveis soluções e planos de ação que serão colocados em prática para melhoria dos processos produtivos.

 

4. Use indicadores de desempenho

Uma vez que os problemas foram identificados e os planos de ação implementados, agora é importante acompanhar e monitorar o que foi proposto, medindo as ações para obter dados dos resultados gerados.

Por isso, utilizar métricas é importante para mensurar se o que está sendo feito está gerando bons resultados ou não.

 

 

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, é imprescindível contar com a ajuda da tecnologia para otimizar os processos de produção da sua empresa.

Além de ser uma necessidade básica de muitas empresas, a tecnologia ainda se apresenta como um grande diferencial competitivo para sua organização.

Existem hoje diversos softwares no mercado que facilitam e agrega muito aos processos diários. Basta encontrar aquele que seja mais efetivo para sua empresa e que caiba no seu bolso.

 

Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente e saiba de que formas a Fluxo Consultoria pode te ajudar a corrigir os gargalos da sua operação!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *