Descubra A Importância E Relevância Da Limpeza Industrial

Descubra a importância e relevância da limpeza industrial

Além do fator estético, a limpeza industrial é necessária para a segurança dos colaboradores, que por meio dela conseguem manter o ambiente de trabalho agradável e que esteja dentro dos padrões de higiene.

Dessa forma, qualquer atividade pode ser feita sem nenhum risco à saúde ou integridade física dos trabalhadores.

Quando falamos das indústrias, um ambiente limpo é uma maneira de garantir a qualidade dos produtos e serviços. Tanto para o lugar quanto para as máquinas e áreas de serviço, a limpeza é indispensável.

Para ser realizada a limpeza industrial exige um maquinário especializado e pesado, com pessoas treinadas e aptas a realizar o trabalho de maneira eficiente.

Considerando isso, preparamos esse conteúdo para entender como é feita essa limpeza e outros pontos importantes da sua realização. Acompanhe!

Entenda como é realizada a limpeza industrial

Em geral, a limpeza industrial é feita em duas etapas. A primeira é responsável por remover sujeiras e resíduos aparentes, para que na sequência o ambiente seja desinfetado.

Para todos os segmentos, a limpeza industrial é necessária. Seja sua empresa responsável pelo revestimento de cilindros, instalação de uma luminária a prova de explosão ou de uma estação de tratamento de efluentes.

É importante manter essa ordem pois os aparelhos devem estar prontos para o uso logo após o fim da limpeza, sem nenhum risco.

Realizada por meio de um jato de água, e pode ser feita tanto em pisos como tanques, reservatórios de água, caixas de gordura e esgotos. Esse tipo de limpeza é chamado de hidrojateamento.

Com ele, todos os resíduos devidamente removidos pelo jato são retirados com aspiradores industrias de alta potência, que possuem tanques especiais próprios para a coleta de água com restos de componentes químicos.

Conheça os tipos de limpeza industrial existentes

Além do hidrojateamento visto acima, existem outras duas modalidades de limpeza industrial, e são elas a limpeza em locais confinados e a impermeabilização de pisos.

A limpeza industrial em locais confinados se refere às regiões de difícil acesso. São basicamente os telhados, fachadas, tanques subterrâneos, dutos e reservatórios.

Em geral, esse tipo de limpeza é realizada por meio de técnicas de alpinismo industrial, com equipamento de rapel, uso obrigatório de equipamentos e pessoas treinadas.

Já a impermeabilização de pisos se refere ao processo de reforçar a resistência dos pisos a resíduos. Geralmente para que seja realizado, o piso recebe a aplicação de selantes, impermeabilizantes e outros produtos que além de aumentar a resistência, deixam o piso mais brilhante.

Se atente aos cuidados necessários

Como vimos ao longo deste conteúdo, o processo de manutenção e limpeza nas indústrias requer certos cuidados, e por isso é necessário que seja realizado por profissionais capacitados para esse tipo de limpeza.

Esse processo de limpeza é uma exigência legal, e enquanto é realizada deve ter profissionais de atividades sanitárias envolvidos.

Entender a necessidade real de uma manutenção e limpeza constante no local de trabalho melhora a segurança, impede a proliferação de bactérias e cria uma atmosfera de trabalho mais agradável.

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog da Fluxo Consultoria.