skip to Main Content
5 Motivos Para Fazer Um Projeto Mecânico Para Sua Indústria

5 motivos para fazer um projeto mecânico para sua indústria

A partir do momento em que se tem uma nova ideia para uma máquina ou equipamento, é preciso que se tenha um projeto mecânico para entender como sua ideia irá se comportar.

Pois, o projeto Mecânico se mostra como uma das formas mais eficientes para se representar uma peça, objeto, máquina ou novo produto.

Já que para o desenvolvimento desses projetos, se utilizam softwares específicos para simulação e desenho da máquina, como AutoCAD, SolidWorks e TopSolid.

Além disso, a modelagem de um projeto mecânico traz consigo diversos benefícios que o torna uma prática muito importante e viável.

Dentre estes motivos, os mais comuns a se notar são a otimização e automatização de algum processo.

Por isso, neste post vamos entender mais os principais benefícios de se fazer um projeto mecânico.

Então, se você tem uma ideia de uma máquina ou está pensando em construir uma, continue lendo para entender o porquê o projeto mecânico é para você.

1. Otimização de recursos

Como dito anteriormente, este é um dos principais motivos de se fazer um projeto mecânico.

Diversos processos e atividades podem ter seu custo reduzido por se fazer uso de um projeto mecânico.

Um dos processos onde essa redução ocorre é na etapa de teste do produto, onde é possível executar simulações no próprio software, para que se possa identificar erros e diminuir custos.

Além de que, é possível criar a partir de um modelo já existente, seja um novo produto ou apenas uma atualização do modelo.

Isto reduzirá as quantidades de etapas que serão necessárias para aquele produto, já que se poderá aproveitar um já existente e a partir dele fazer as alterações que sejam necessárias.

Outro ponto a se considerar é que maquinários velhos e ultrapassados causam um baixo nível de produção, o que mostra a necessidade de se investir em equipamentos mais eficientes.

2. Automatização Industrial

Uma das práticas que tornam a produção mais rápida e barata é a automatização industrial.

Tendo o investimento inicial alto, a automatização possui um ótimo custo-benefício a longo prazo, sendo mais lucrativo do que o método tradicional.

A automatização traz um método de trabalho mais rápido e eficiente, dado o fato que torna os trabalhos mais fáceis e com uma menor necessidade de intervenção humana.

O que torna o produto mais padronizado e a produção mais eficiente.

Logo, a produtividade da linha de produção é aumentada, gerando uma maior estabilidade da produção.

Isso dará aos gestores da empresa uma maior confiança e disponibilidade para gerir e prever de forma mais precisa o comportamento da linha de produção.

O projeto mecânico irá contribuir para esse passo, de modo a criar máquinas personalizadas para a necessidades da empresa, ou mesmo personalizar uma máquina já existente, incluindo ou retirando funcionalidades.

3. Conforto e ergonomia pensados no projeto mecânico

Ao se criar uma máquina que será utilizada em conjunto, ou por uma mão-de-obra humana, é imprescindível que se pense na ergonomia e no conforto deste usuário.

Para isto, é necessário a elaboração de um programa de ergonomia, que irá fazer o levantamento dos riscos e aplicações do programa, o que necessita de um projeto mecânico.

A ergonomia é um dos pontos que o projetista deve levar em conta no desenho da peça. 

4. Redução da manutenção

Dada as diversas fases de teste que são possíveis de serem feitas em um projeto mecânico, será mais fácil identificar possíveis erros e falhas no produto.

Assim, reduzindo a necessidade de corrigi-los posteriormente, ou que estes problemas venham a atrapalhar o processo de produção, ou mesmo que se torne um defeito patológico.

Essa maior qualidade do produto irá gerar um maior vida-útil do produto e assim, irá prolongar o tempo para aquisição de uma nova máquina para aquela função.

5. Redução de custos

Como vimos por todos os itens anteriores, um dos maiores motivos para fazer um projeto mecânico é, inegavelmente, a redução dos custos.

Deste modo, podemos observar que quando o projeto mecânico é aplicado de forma coerente e por profissionais, é então possível que se melhore o desempenho de uma ou mais atividades.

O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, o que faz necessário que as empresas entreguem o melhor produto com o menor custo para elas. 

Junto a isso, um período de alto investimento em tecnologia, otimização e redução de custos, são importantíssimos para as empresas.

Conclusão

Como vimos, desenvolver um projeto mecânico irá gerar diversos benefícios para a empresa como um todo.

Desde do fato de facilitar o trabalho do colaborador e torná-lo mais confortável, até proporcionar aos gestores resultados mais padronizados e confiáveis para que seja então possível fazer previsões confiáveis.

O custo de projetos mecânicos chegam a apenas 10% (dez por cento)  do valor total de um projeto de automação industrial.

Mesmo trazendo todos os benefícios já citados e tendo um custo tão baixo, o projeto mecânico é por vezes negligenciado pelos gestores.

Uma etapa tão importante quanto o projeto mecânico não deve ser deixada de lado.

Para que não se tenha problemas futuros, é necessário se trabalhar com empresas sérias que irão buscar desenvolver o melhor projeto possível, sem economizar em uma parte tão crucial do projeto.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *