skip to Main Content
5 Principais Vantagens Dos Softwares De Manutenção Industrial

5 principais vantagens dos Softwares de Manutenção Industrial

O crescente avanço tecnológico trouxe consigo diversas ferramentas que facilitam as mais diversas áreas, desde uma residência até as grandes indústrias. 

Com o setor de manutenção não é diferente, sendo utilizadas ferramentas tanto no planejamento quanto na sua própria execução. 

Assim, os Softwares de Manutenção Industrial tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas.

Por isso, neste artigo vamos falar das 5 principais vantagens em usar um software de manutenção industria em sua indústria.

O que o setor de manutenção faz?

O setor de manutenção é aquele responsável por todo o processo de conservação, isto é, a equipe irá ser responsável pelo planejamento, agendamento e execução, exercendo as funções necessárias, de vistoria, lubrificação e troca de peças das máquinas e equipamentos.

Tipos de Manutenção

Além disso, a manutenção pode ser dividida em três tipos principais:

  • Manutenção preventiva: é caracterizada pela prevenção de falhas através da manutenção e correção antecipada do problema.
  • Manutenção preditiva: prevê falhas com base em análise de dados e aponta soluções para o problema. Grande compensação a longo prazo.
  • Manutenção corretiva: é feita após o aparecimento do problema, sem um planejamento prévio pela equipe de manutenção. Assim causando paralisação não programada.

Qual a utilidade dos Softwares de Manutenção Industrial

Como visto, é muito importante que se evite uma manutenção corretiva, já que esta é mais custosa, por paralisar o processo de produção inesperadamente. 

Por isso, busque sempre aplicar uma manutenção preventiva ou preditiva, onde se poderá planejar de uma melhor forma a conservaçãodas máquinas e equipamentos.

E é aí que entram os softwares de manutenção industrial

Com diversas funcionalidades e objetivos, estes softwares podem otimizar o desempenho dos equipamentos, reduzindo o tempo de inatividade, aumentando ou mantendo a produtividade e reduzindo custos.

Pois, quando se tem uma máquina ou equipamento parado, a empresa deixa de ganhar. 

Exemplo

Imagina que uma empresa perca R$ 3.000,00 para cada hora que uma máquina não está funcionando. 

Esta máquina ficando inativa por 2 horas por semana, o que totalizará 104 horas anuais, gerará um prejuízo de R$ 312.000,00 por ano.

Por isso um programa de manutenção industrial pode ser uma boa saúde para as indústrias que possuem grande dependência de maquinários.

5 principais vantagens de um Software de Manutenção Industrial

Implementar um software de gestão de manutenção pode poupar bastante dinheiro da empresa.

A partir dele é possível controlar a produção, fazer planejamento das manutenções, organizar relatórios, emitir ordens de trabalho e fazer registro das transações.

Essas funcionalidades geram diversos benefícios para a empresa, vamos agora falar um pouco sobre os benefícios gerados pelo uso de Softwares de Manutenção industrial:

1. Redução de custos

A redução de custos proporcionada pela implementação deste software são originadas de diversos pontos melhorados a partir do programa. 

Um destes pontos se trata da diminuição dos custos com a correção de falhas que aparecem sem serem previstas. 

Pois, com a aplicação do programa, se torna mais econômico resolver pequenos itens desgastados do que uma pane total causada por desgastes acumulados.

Além, é claro, do fato que a paralisação causada pela máquina ou equipamento estragado causa uma parada em toda a linha de produção, o que gera perdas significativas na produção.

Dado o planejamento propiciado pelos softwares, e aliado com uma manutenção de prevenção, a necessidade de horas extras dos funcionários, que irão consertar as máquinas de forma imprevisível, são reduzidas;

2. Melhor Controle da atividade

Um software de manutenção irá auxiliar a evitar que ocorram perdas e quebras, redução de quebras repentinas das máquinas e equipamentos, aumentando assim a vida útil dos equipamentos. 

Mantendo também fluxo produtivo fluindo com o maior desempenho possível, sem que haja diminuição produtiva considerável.

Também, o software promove uma maior tranquilidade em relação ao monitoramento do funcionamento dos equipamentos e máquinas, assim como a necessidade de supervisores de manutenção.

3. Consumo de ativos mais eficiente

O software promove um melhor controle de manutenções preventivas, o que é gerado pelo sistema automatizado, proporcionando uma maior consciência sobre os materiais e ativos da empresa.

Essa consciência permite que se identifique os possíveis desperdícios, o que facilita encontrar formas de evitá-lo. 

Aliado a esse consumo mais eficiente dos materiais, a empresa torna-se menos dependente dos fornecedores das peças e máquinas, como seus estoques e tempos de entrega.

4. Centralização das informações

Mais uma vantagem proporcionada por esses programas é a possibilidade de centralizar todas as informações relacionadas às manutenções, como: 

  • Datas;
  • Materiais utilizados;
  • Horário que afetará o mínimo possível a produção; 
  • Profissionais responsáveis;
  • Se houve algum problema na execução;
  • Se o processo foi executado perfeitamente.

Portanto, essa centralização permite os usuários encontrarem todos os dados relativos à manutenção em um só lugar. O que facilita também a comunicação entre os envolvidos no processo.

5. Maior Produtividade

O tempo economizado pela automatização de processos como a geração de relatórios pode então ser utilizado para serem executadas outras atividades.

Assim tendo mais tempo para dedicar a outras atividades, como o planejamento, a produtividade virá a aumentar.

Conclusão

As manutenções na sua indústria são importantes para manter o funcionamento dela e garantir que a sua produção saia como esperado.

Porém, o controle manual dessas manutenções pode levar a falhas humanas, bem como uma menor acuracidade das informações.

Por isso, o uso de um software de manutenção industrial pode ser interessante quando for pensar em implementar um PCM em seu negócio.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *