skip to Main Content

Saiba por que investir em inovação tecnológica é necessário em 2022!

As pessoas estudando sobre inovação tecnologica

Um novo ano começou e as expectativas de todos estão elevadas, principalmente as dos empreendedores. Não é para menos: após dois anos de pandemia, muitos setores estão se recuperando e para voltar com tudo será necessário contar com reforços extras. A inovação tecnológica é um investimento indispensável para esse momento de retomada.

Mas isso vale também para as áreas que tiveram um bom desempenho no contexto pandêmico. Quanto mais possibilidades de otimizar processos e aumentar os resultados, melhor para as organizações.

Veja neste post porque a inovação tecnológica é essencial e deve ser uma grande aposta do seu negócio para 2022.

Boa leitura!

O que é inovação tecnológica?

A inovação tecnológica consiste no desenvolvimento de processos  e produtos com a ajuda de soluções tecnológicas. Seu objetivo é impulsionar os resultados e agregar valor às organizações.

As ferramentas que auxiliam no processo produtivo das companhias são exemplos claros de tecnologia. Um programa que ajuda a conduzir uma boa gestão do estoque é um deles. Um computador de última geração, o lançamento mais novo do mercado, também.

Perceba que estes itens já estão em versões muito mais atuais e avançadas se comparados ao primeiro lançamento. Conforme o tempo passa e novas demandas surgem, esses recursos acompanham e até antecipam a resolução dos problemas dos seus usuários.

Há também os itens que não existiam antes e foram criados a mediante a dificuldade do seu público, do uso doméstico ao industrial. Sua concepção se deu a partir de necessidades muito específicas de seus consumidores e o intuito é facilitar a vida de quem os consome.

A inovação tecnológica se divide em dois tipos, a incremental e a radical.

A inovação incremental é responsável pela promoção de melhorias para o que já foi criado, dando suporte para as organizações tornando-as competitivas no decorrer da sua atuação no mercado. Como toda empresa, possui seus altos e baixos, mas também colhe os frutos de todos os esforços empregados.

Já a inovação radical representa a ruptura e impulsiona o crescimento das empresas, viabilizando avanços que melhoram o seu posicionamento no mercado, destacando-se dos seus concorrentes. Aqui os riscos são considerados altos, mas também há a certeza de que os resultados chegam.

Por que é essencial investir em inovação tecnológica?

Quando você olha a sua volta, o que consegue ver? Tecnologia por toda a parte, nós arriscamos que esta seja a sua resposta. 

Pessoas cada vez mais conectadas, empresas investindo em inovação tecnológica a fim de promover a melhor experiência ao seu cliente com o produto ou serviço que elas oferecem. 

O mercado cada vez mais eleva a sua competitividade e tem o melhor desempenho quem busca meios de concorrer em pé de igualdades com outras marcas. Elas perceberam antes que a inovação tecnológica é a solução para sair na frente e aumentar o espaço que já conquistaram , além de explorar por novos caminhos.

Em outras palavras, o principal motivo para acrescentar a inovação tecnológica na estratégia da sua empresa é  simples: sobrevivência. 

Se em períodos mais tranquilos para o mercado os empreendedores se veem obrigados a tornar a sua marca mais atrativa, imagine em tempos de crises de grandes proporções, como (ainda) estamos enfrentando. 

Cada companhia faz o que pode com o que tem em mãos para manter o seu negócio ativo e não por nada a perder. Se não se movem para reverter o quadro serão “engolidas” pelas outras marcas que trabalham como ferramentas e outros recursos mais inovadores, oferecendo um produto ou serviço de altíssima qualidade aos seus clientes.

Para garantir a eficiência da inovação tecnológica é preciso vê-la como parte do planejamento estratégico  empresarial. Portanto, assim como as outras ações pensadas e executadas, esta também requer acompanhamento contínuo. Só assim é possível saber de realmente estão agregando valor e gerando os resultados que a empresa deseja obter.

Quais os benefícios da inovação tecnológica?

Quando a sua empresa investe em inovação tecnológica não é só ela quem ganha, mas todos os envolvidos, como a sociedade e a economia local e nacional.

Após apresentarmos o conceito e a relevância é hora de compartilhar com você os principais benefícios de apostar na inovação tecnológica.

Potencialização da experiência do cliente

Não basta entregar às pessoas, físicas e/ou jurídicas, a solução que elas buscam para resolver um determinado problema. Sem o cuidado com a qualidade e com o seu produto / serviço impactará positivamente a vida e a rotina delas.

A inovação tecnológica viabiliza a potencialização da experiência do cliente em todas as esferas do consumo, desde a utilização do produto até o suporte pós-venda oferecido. Isso acontece porque o fator tecnológico propicia o aproveitamento máximo de tudo  o que a sua marca tem a oferecer.

Aumento da produtividade

Qual é a empresa que não deseja produzir mais em menos tempo? Se você também almeja essa realidade para o seu negócio saiba que ela está mais acessível do que você imagina.

Banner6
Banner5
Banner3

Com a inovação tecnológica algumas tarefas que levam horas para conclusão têm o seu tempo reduzido. Graças a automação que algumas ferramentas oferecem, um trabalho que requer um período significativo de dedicação é realizado de forma ágil, eliminando a necessidade de retrabalho e os erros que normalmente aparecem quando executado manualmente.

Consolidação da cultura organizacional

Comunicação fácil, simples e transparente é uma das chaves do sucesso das empresas. Por incrível que pareça, isso não flui como deveria em alguma delas, acendendo um alerta para os pontos de melhoria que devem ser tratados com prioridade.

O isolamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19 trouxe para o universo corporativo a necessidade do home office. Mais do que nunca foi preciso aderir a diversas ferramentas digitais para manter as organizações ativas e facilitar a comunicação com funcionários, fornecedores e clientes.

Com o apoio da inovação tecnológica é possível fortalecer a cultura organizacional independente se o cenário é favorável ou não. Um recurso que otimiza os processos e soluciona problemas deve ser mantido como reforço em qualquer circunstância.

Melhora da competitividade

Cada empresa busca a sua forma, o seu diferencial competitivo para se destacar e ganhar a preferência do público. Vale usar desde a criatividade até ações mais estratégicas para sair na frente dos seus concorrentes.

A competitividade entre as organizações é uma prática saudável, ao contrário do que muitas pessoas leigas pensam. Quando a sua empresa disputa a atenção do mercado com outras concorrentes, todas estão promovendo benefícios diversos à economia do país, já que estão em constante movimento colaborando para a circulação do capital.

Implantando a inovação tecnológica na sua empresa em 7 etapas

Agora que você entendeu pontos essenciais a respeito da inovação tecnológica é hora de saber como aplicá-la no seu negócio.

#01. Tenha uma visão clara sobre o que acontece no seu ramo

Antes de tomar qualquer atitude, busque saber o que tem acontecido no setor onde a sua empresa atua. É importante entender quais são as novas tendências, as oportunidades de negócio que estão surgindo e quais são as demandas atuais dos seus clientes. 

A partir dessas informações, você pode se preparar para ter em mãos todos os recursos para criar e aprimorar produtos e serviços, além de promover melhorias nos processos internos.

#02. Estude a viabilidade das informações 

O fato de ter levantado dados relevantes sobre o mercado em que sua empresa está inserida não significa que tudo se aplica a ela.

Ter conhecimento sobre o que os seus concorrentes têm praticado e como o mercado tem se comportado é essencial para a implementação da inovação tecnológica no seu negócio. 

Por isso vale a pena analisar o que pode ser interessante para o negócio. Indo mais além, se atenderá às necessidades do seu público.

#03. Realize testes antes da disponibilização ao mercado

Para não arriscar e se colocar em situações irreversíveis, aposte em experimentos do seu produto ou serviço com um pequeno grupo de pessoas.

Aproveite os feedbacks para entender o que precisa melhorar e o que não vale a pena investir. Dessa forma, sua empresa evita desperdícios de todos os recursos possíveis.

#04. Considere a tecnologia que será utilizada

Concluídas as fases dos testes, é hora de partir para o desenvolvimento do produto. É preciso cautela na escolha da matéria-prima, no sistema de fabricação e também na padronização dos processos.

#05. Mãos à obra!

Agora é o momento de unir esforços para a fabricação do produto ou serviço. Tudo deve estar alinhado ao processo, seja o preparo das máquinas e a devida qualificação dos profissionais envolvidos.

#06. Disponibilize ao mercado tudo o que pro produzido e desenvolvido

Para essa etapa entram em cena as áreas de marketing e vendas da empresa. Afinal, o produto ou serviço precisa se apresentar atrativamente aos clientes.

Os profissionais destes setores têm a responsabilidade de conectá-los às necessidades do público para oferecer a melhor solução.

#07. Adote a cultura da melhoria contínua

Não basta apenas passar pelas etapas anteriores se você não priorizar a melhoria contínua. Com o uso de metodologias eficientes é possível atingir o nível máximo de excelência na execução das tarefas da sua organização. 

O resultado disso são produtos e serviços de altíssima qualidade ocasionando o aumento de receita e o melhor posicionamento da marca.

Conclusão

A inovação tecnológica é uma grande parceira no sucesso das organizações. Apostar em soluções que viabilizam o crescimento organizacional e a sua permanência no mercado.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje. Quer saber mais sobre como a tecnologia pode alavancar os resultados da sua empresa? Visite o nosso blog e confira mais artigos relacionados ao tema. Nos vemos no próximo post. Até mais!

Casa Inteligente: o segredo para montar um projeto eficiente!
Análise de dados: entenda tudo sobre o assunto que anda dominando o meio empresarial

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.