
Instalações de Água: 5 erros para evitar
O sistema de instalações de água é uma das partes mais importantes para o bom funcionamento de uma edificação. Além disso, está diretamente ligado às condições básicas de saúde e de higiene, tão necessárias para sua habitação. Entretanto, problemas em sistemas hidráulicos não são raros, e estão ligados, na maior parte do tempo, a falhas de execução e à falta de projetos de instalações.
O sistema de instalações hidráulicas é um dos componentes mais complexos de uma edificação, seja residencial, comercial ou industrial. Ele deve sempre levar em consideração não somente as diversas características do imóvel, como a sua arquitetura e sua estrutura, e a disposição das instalações elétricas; mas também as peças e os materiais a serem utilizados.
Quais são as possíveis consequências de erros nas Instalações de Água?
Falhas em instalações hidráulicas são uma das maiores fontes de problemas, em edificações. Como as instalações de edifícios são embutidas – ocultas nas paredes -, costuma-se dar pouca importância ao seu projeto, tornando-se comum a realização de obras repletas de improvisações e gambiarras, na busca de maior economia.
Se não forem tomados os devidos cuidados, os problemas em instalações de água podem acarretar em diversas falhas, como vazamentos e infiltrações. A médio e longo prazo, estes erros podem afetar não apenas a aparência (com o surgimento de manchas nas paredes) como também o sistema elétrico ou, até mesmo, a integridade estrutural do imóvel.
É interessante observar que esses problemas podem ser verificados e corrigidos, ainda em fase de projetos e obras. Com esse assunto em mente, separamos uma lista com 5 erros comuns em obras de instalações hidráulicas para se evitar!
1 – Projetos realizados sem mão de obra especializada
Começando pelo ponto mais importante! Como visto acima, os projetos de instalações de água não são nada simples; muito pelo contrário! É fundamental que as obras não sejam realizadas na base do improviso, mas sim com o auxílio de engenheiros, técnicos e arquitetos. Estes profissionais são habilitados para indicar adequadamente as localizações das tubulações, os materiais a serem utilizados, assim como outras informações.
Além disso, é essencial contratar um encanador qualificado e experiente, que execute o projeto conforme recomendações de normas técnicas.
Portanto, nunca tente realizar obras por conta própria, caso você não tenha muita experiência e prática no assunto. Mesmo que pareça uma despesa grande no início, contar com o serviço de um profissional qualificado poupará você de problemas indesejados e gastos extras com reformas e reparos nas instalações de água.
2 – Materiais incompatíveis ou de má qualidade
Um outro erro bastante comum é utilizar peças cuja finalidade não são compatíveis com as de projeto. Por exemplo, usar uma tubulação de água fria para uma tubulação de água quente, ou utilizar uma tubulação para baixas pressões em um sistema de alta pressão. Por isso, antes de comprar um tubo ou conexão para a obra, observe sempre a finalidade da peça, se é para água fria, para água quente, para esgoto, entre outros.
Veja também se a peça é compatível com marcas de outros fabricantes. Pode ocorrer das peças de fabricantes não encaixarem corretamente ou de não ajustarem bem entre si. Dessa forma, ao realizar uma obra de instalações hidráulicas, tente utilizar tubulações de apenas uma fabricante, para evitar incompatibilidades.
Além de não garantir o bom funcionamento do sistema, a incompatibilidade das peças pode gerar em problemas nas conexões das tubulações e resultar em vazamentos ou vazões de água inadequadas para as peças.
Além disso, atente-se sempre na certificação da marca da peça. Observe se o fabricante é avaliado pelo PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat). Essa certificação é criada para garantir que os produtos estejam de acordo com normas técnicas nacionais e internacionais.
Apesar de mais baratas, peças de qualidades inferiores costumam ter durabilidade menor. E isso pode resultar na necessidade de uma nova reforma, o que seria uma despesa enorme, no final das contas.
3 – Se preocupar apenas com a estética
Não se deixe levar apenas pela beleza de uma louça ou peça sanitária. Por mais bonita que a peça seja, é muito importante verificar se a peça desejada é compatível com as características do imóvel e das tubulações existentes.
Havendo incompatibilidades, é possível que a peça não funcione da forma correta, e se torne apenas um item de decoração. Para evitar esse erro, conte sempre com o auxílio de um profissional qualificado. Este poderá auxiliar no projeto e na compra de peças corretas e compatíveis com o sistema de água.
4 – Testar a tubulação somente após o acabamento
Esse é um dos erros mais cruciais dentro de uma obra de instalações hidráulicas: não testar o encanamento antes de fechar as paredes. Ainda que o sistema esteja novinho em folha, é possível que haja falhas nas tubulações. Alguma conexão ou tubo pode estar mal encaixado ou apresentar defeitos no funcionamento, por exemplo. Logo, antes de fechar a parede e fazer o acabamento, faça alguns testes do sistema.
Um teste bastante utilizado é tapar os pontos de saída (pias, vasos sanitários e chuveiros) com um plug, e deixar aberto o registro por 24h. Com isso as tubulações estarão preenchidas com água, e será possível observar se há vazamentos e se a água chega normalmente nos pontos de saída (pias, vasos sanitários e chuveiros).
Se houver algum vazamento, o trecho deverá ser refeito, usando peças apropriadas. Autorize o pedreiro a fechar as paredes, só depois que tiver a certeza de que a tubulação funciona sem problemas. Ter esse cuidado pode evitar gastos enormes com novas reformas e consertos, e evitar dores de cabeça com vazamentos e infiltrações no imóvel.
5 – Não ter um projeto de instalações de água e esgoto
De longe, esse é o erro mais grave, em uma obra de instalações hidráulicas. Toda etapa de construção exige um planejamento prévio, o que é essencial para alcançar um resultado satisfatório no final da obra.
No caso das instalações, sempre que houver uma intervenção ou obra no sistema de água de um edifício, é fundamental ter o projeto de instalações hidráulicas em mãos. É nele que saberemos as posições exatas das tubulações, as características das peças e do abastecimento de água, o que ajudará a evitar acidentes e gastos com reparos.
Imagine a dor de cabeça que você teria, ao descobrir que passa uma tubulação de água, na parede que você está quebrando! Seria uma surpresa e tanto. Vazaria água, e você poderia ter o abastecimento do banheiro ou da cozinha afetado por dias ou semanas.
Por isso, toda atenção dedicada ao projeto de instalações hidráulicas ajudará a evitar erros de planejamento e de execução. Caso não tenha um projeto, não hesite em consultar um profissional qualificado para desenvolver e realizar um estudo das instalações de água do imóvel.