skip to Main Content

Instalações Prediais: aprenda a fazer um projeto bom e completo

Pessoa realizando as instalações prediais do negócio

As instalações prediais são elementos cruciais de uma edificação. É através delas que uma estrutura desfruta de todos os sistemas essenciais para a sua plena utilização. 

Devido ao seu alto e complexo grau de importância, é indispensável cuidar de cada etapa e detalhe com o devido cuidado necessário.

Para não ter nenhum tipo de transtorno, é fundamental contar com uma equipe responsável que tenha em mãos um projeto eficiente para ser executado.

Por isso, nós preparamos um post com todas as informações que você precisa para elaborar um projeto completo e incrível para te ajudar nesta jornada.

Boa leitura!

O que são as instalações prediais?

As instalações prediais são incorporadas à construção dentro do que propõe um projeto arquitetônico  Dessa forma, tudo é pensado para que mantenha a proporcionalidade, a coerência e atenda a todos os padrões necessários.

Não basta pensar apenas na sua funcionalidade, o centro de todo o projeto. É preciso olhar também pelo ponto de vista estético. Por isso, as instalações prediais devem ser camufladas na estrutura. Vale esconder a fiação elétrica, tubos, por exemplo, nas paredes, no teto e até mesmo no piso.

Na hora de começar a dar vida a um novo projeto de construção é essencial levar em consideração as instalações prediais. Por isso, elas pedem um planejamento completo antes de sua execução.

As principais instalações prediais são as elétricas e hidráulicas. Falaremos mais sobre cada uma delas nos tópicos seguintes. Acompanhe conosco.

Instalações prediais elétricas

As instalações prediais elétricas se referem à integração de todos os itens relacionados às suas conexões. Isso inclui a principal fonte fornecedora da energia elétrica e suas cargas.

O projeto de instalações prediais elétricas engloba todos os dados que abrangem as tabelas de informações, gráficos e ícones das instalações elétricas. Para garantir a máxima segurança das pessoas contempladas, é fundamental seguir todas as orientações da norma regulamentadora responsável.

As instalações elétricas prediais são distribuídas em quatro partes: 

  • Infraestrutura das instalações elétricas – são os conduítes, também conhecidos como eletrodutos. Se enquadram nessa categoria: fixadores de cabos, caixas de passagem, suportes, caixas de medidores e etc.;
  • Mensuração e segurança – são todos os contadores, fusíveis e disjuntores que controlam e oferecem total segurança às instalações elétricas;
  • Fiação – são os transmissores responsáveis pela conexão da fonte às cargas elétricas, como, por exemplo, motores e equipamentos eletroeletrônicos;
  • Gerenciamento – corresponde aos interruptores necessários para o sistema de iluminação, monitoramento de bombas de piscinas ou até mesmo sensores que auxiliam no processo de automação da parte elétrica.

Além disso, é possível categorizar as instalações elétricas prediais da seguinte forma:

  • Instalação em menor tensão ou extra baixa tensão – é aquela que funciona dentro de uma tensão elétrica titular menor ou igual a 75V em corrente contínua ou menor ou igual a 50V em corrente alternada. Em outras palavras, tensão reduzida;
  • Instalação em baixa tensão (BT) – essa categoria trabalha em uma tensão maior que 75V e abaixo dou igual a 1500V. em corrente contínua, acima de  50V e inferior a 1000V em corrente alternada;
  • Instalação em alta tensão (AT) – é o tipo de instalação que ultrapassa os valores estabelecidos para baixa tensão, com probabilidade de alcançar muitos KV.

Instalações prediais hidráulicas

As instalações prediais hidráulicas de uma edificação são aquelas interligadas a  todos os subsistemas para a captação adequada de líquidos, bem como  a sua movimentação e armazenamento.

O sistema de instalações prediais hidráulicas é formado por:

Instalação hidrossanitária

Trata-se de um agrupamento de tubos selecionados, peças, dispositivos e ligações introduzidos em uma construção. Juntos eles permitem o fornecimento, armazenamento e o compartilhamento de água quente ou fria.

Quais as vantagens das instalações prediais elétricas e hidráulicas?

Conheça agora os principais benefícios ao realizar as instalações prediais elétricas e hidráulicas.

Instalações prediais elétricas

  • Avaliação do quantitativo ideal para cuidar da iluminação do local com pontos para cada ambiente;
  • Suporte do memorial descritivo para medir precisamente os eletrodutos e disjuntores;
  • Trabalho orientado a partir da relação de materiais em sua quantidade exata para utilização;
  • Diminuição de gastos com energia elétrica.

Instalações prediais hidráulicas

  • Fácil identificação de desperdício de água, viabilizando a manutenção de caráter preventivo;
  • Ajuste dos instrumentos hidráulicos e sanitários;
  • Garantia do abastecimento de água de forma ininterrupta em volume, pressão e quantitativo corretos;
  • Redução expressiva das despesas com água.

4 benefícios ao investir em um projeto de instalações prediais

Quando você investe tempo em outros recursos necessários para elaborar um bom projeto de instalações prediais, os benefícios são incontáveis, mas nós separamos os 4 principais para você conhecer. Confira.

  1. Ausência de transtornos futuros com instalações mal planejadas

O objetivo central de um projeto de instalações prediais é evitar que seus executores e clientes  tenham qualquer preocupação no futuro. 

Banner1

Isso é possível pelo fato da ferramenta possuir todos os dados relevantes registrados, auxiliando a equipe responsável a trabalhar conforme o que consta no documento.

  1. Diminuir ou eliminar as chances de desperdícios de material  durante a execução do projeto

Uma das inúmeras vantagens da elaboração do projeto de instalações prediais é que nele consta exatamente todo o material e quantidade de cada um deles que será necessário.

Dessa forma, é possível evitar gastos com itens excedentes, visto que tudo o que você precisa para executar a sua obra consta no projeto.

  1. Reparos feitos (se necessário) de forma simples e prática

O ideal é não precisar fazer. Porém, se não houver outra saída, caso algum problema seja identificado, os ajustes serão realizados.

Mais uma vez é reforçada a importância do projeto, pois nele contém todos os dados e diretrizes necessários para correção das falhas existentes. Tudo isso feito de forma segura, é claro.

  1. Redução nas despesas com as contas de água e luz

Se você se assusta ao visualizar a tarifa cobrada nas contas de água e luz, pode começar a deixar essa cena no passado. Acabou o “período de susto” sempre que receber as faturas de água e luz.

Muitas vezes o valor final tem como fatores o desperdício destes recursos que, em alguns casos, se dá a partir de um projeto mal estruturado, ou pior, pela ausência dele.

Como elaborar um projeto completo e eficiente de instalações prediais com 4 dicas imperdíveis 

Agora que já falamos sobre pontos relevantes do tema, vamos ao que interessa. Encerraremos o conteúdo com chave de ouro compartilhando 4 dicas para você  elaborar o seu projeto de instalações prediais. 

  1. Busque sempre por profissionais qualificados para integrar o projeto

Independente se sua construção se trata de uma residência ou empresa, o cuidado sempre será o mesmo em todos os detalhes. O primeiro deles é  a contratação de uma equipe qualificada para execução da obra.

Quanto mais experiência, maior o cuidado e o comprometimento em entregar um serviço seguro e de alta qualidade.

  1. Dedique-se a conhecer a real necessidade do seu cliente

Você pode ser uma profissional referência no mercado, mas sua expertise de nada valerá se não houver interesse e entendimento da importância de conhecer as dores do seu cliente.

Não somente os problemas, mas como ele imagina cada detalhe e como gostaria de receber o serviço conforme as suas expectativas.

  1. Repassar ao cliente hoje informações valiosas para o futuro

É comum encontrar clientes que almejam a expansão das instalações prediais no futuro. Porém, talvez o que ele não saiba é que aumentá-los requer um alto investimento, além de alguns transtornos que seria melhor evitá-los desde já.

Para isso, a melhor forma é deixar claro que o ideal é aproveitar a fase de obra e aumentar as instalações. Caso contrário, ele deverá arcar com valores altos que não disponha no momento, além de dores de cabeça que poderiam ter sido poupadas.

  1. Atenção total às exigências das normas

Cada etapa do projeto deverá seguir à risca todas as orientações e atender aos padrões impostos pelas normas vigentes. 

Seu cliente pode pensar ser muita burocracia e que só atrapalha, mas não perca a oportunidade de compartilhar informações valiosas sobre as exigências das normas. Destaque para o cuidado com a saúde e segurança de todos que usufruem do ambiente.

Conclusão

As instalações prediais são parte fundamental para o funcionamento de uma edificação, seja uma residência ou prédio comercial e de outras finalidades. Sem elas, é impossível usufruir de todo o espaço sem o mínimo de recurso que ofereça as condições necessárias para a permanência das pessoas no local.

Para não haver nenhum transtorno devido a um trabalho executado sem o cuidado necessário, é essencial um bom projeto de instalações prediais. Esperamos que você aproveite bastante as informações compartilhadas para elaborar o seu.

Que tal aproveitar para aprender ainda mais? Passa no nosso blog e confira agora mesmo uma infinidade de conteúdos disponíveis para você. Até mais!

Faça já sua Análise Tarifária de forma eficiente!
Energia Solar: 10 curiosidades que ninguém nunca te contou!

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.