Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

Tudo que você precisa saber sobre um projeto de topografia

Tudo que você precisa saber sobre um projeto de topografia

Todas as informações sobre o projeto de levantamento topográfico, instrumento técnico indispensável para locações e acompanhamento de obras. Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros através das demarcações dos limites e nivelamento do terreno, modificações da obra, entre outros.

O que é?

O projeto de topografia ou levantamento topográfico é uma forma de representação dos pontos notáveis do relevo e dos acidentes geográficos de uma porção de terreno. Na planta ou carta topográfica, os acidentes de relevo são representados por taludes e por curvas de nível. Essa planta é fornecida ao projetista para que ele possa situar a obra no terreno.

Como é realizado?

Passo a passo para a execução:

  1. Primeiramente,  determinam-se pontos de referência para situar os elementos do terreno. O topógrafo marca um ponto aleatório com o piquete. Esse ponto será o ponto de partida. Os demais pontos formarão uma poligonal dentro do terreno.
  2. Sobre o ponto inicial será posicionado um aparelho de medição de distâncias e ângulos: a Estação Total. O centro do instrumento deve ficar exatamente sobre o primeiro ponto, pois é a partir dele que ela determinará a distância até o seguinte.
  3. Os topógrafos responsáveis medem a posição, ou seja, a distância e o ângulo de cada elemento do terreno em relação à poligonal com o sensor infravermelho da Estação Total.
  4. Esses dados são colocados na planta ou carta topográfica, que será fornecida aos projetistas.

Para o que serve?

O projeto de Levantamento Topográfico tem diversas aplicações, entre elas:

1.Determinar as dimensões de áreas urbanas e rurais

2. Realizar levantamento altimétrico em áreas de interesses

3. Ajudar no cadastramento de imóveis

4. Elaborar perfis rodoviários ou de canais e rios

5. Realizar seções transversais

6. Obter quantitativos de volumes

7. Determinar volume de aterros

Por que fazer?

A planta topográfica é fundamental no momento de planejamento e projeto da construção. Com ela, o topógrafo acompanha a execução da obra, verificando se a mesma está bem alinhada e posicionada, além de poder trabalhar no monitoramento da obra, identificando se houve deslocamentos de estruturas. Além disso o projeto topográfico facilita a visualização, dessa forma, além de auxiliar na avaliação do preço, ajuda também a avaliar a viabilidade financeira do projeto.

A topografia está presente em ambas as etapas: projeto e construção. Na etapa de projeto, ela consome, em média, 6% dos gastos.

Dessa forma, além de assumir uma importância vital para a realização da obra, o projeto de levantamento topográfico também possui uma ótima relação custo-benefício.

O que é o projeto?

No contexto do projeto arquitetônico da obra, a planta topográfica constitui uma representação fiel da realidade sobre um plano, servindo para qualquer estudo técnico que se queira realizar sobre aquela porção do terreno. Também, pode-se tirar diversas informações como a área de uma propriedade, a inclinação de uma encosta, o volume de uma elevação ou de uma bacia, dimensões de construção, entre outros.

Ao se projetar qualquer obra, é necessário um prévio levantamento topográfico do local onde a mesma deverá ser implantada. Com a utilização de regras e princípios matemáticos, ela contribui para adequado conhecimento do terreno, e a correta implantação da obra.

No projeto é elaborado o material técnico completo, constituído por:

1.Plantas ou Cartas Topográficas

2.Cadernetas de campo, ou seja, o registro das medições feitas e os croquis

3.Relatório, que contém a descrição da metodologia adotada no trabalho, as especificações dos serviços e os equipamentos utilizados.

Gostou do que leu?

Entre em contato e continue acompanhando o blog!

Fluxo Consultoria

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.