Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Close this search box.

Tudo que você precisa saber sobre um projeto de topografia

Todas as informações sobre o projeto de levantamento topográfico, instrumento técnico indispensável para locações e acompanhamento de obras. Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros através das demarcações dos limites e nivelamento do terreno, modificações da obra, entre outros.

O que é?

O projeto de topografia ou levantamento topográfico é uma forma de representação dos pontos notáveis do relevo e dos acidentes geográficos de uma porção de terreno. Na planta ou carta topográfica, os acidentes de relevo são representados por taludes e por curvas de nível. Essa planta é fornecida ao projetista para que ele possa situar a obra no terreno.

Como é realizado?

Passo a passo para a execução:

1. Primeiramente,  determinam-se pontos de referência para situar os elementos do terreno. O topógrafo marca um ponto aleatório com o piquete. Esse ponto será o ponto de partida. Os demais pontos formarão uma poligonal dentro do terreno.
  2. Sobre o ponto inicial será posicionado um aparelho de medição de distâncias e ângulos: a Estação Total. O centro do instrumento deve ficar exatamente sobre o primeiro ponto, pois é a partir dele que ela determinará a distância até o seguinte.
  3. Os topógrafos responsáveis medem a posição, ou seja, a distância e o ângulo de cada elemento do terreno em relação à poligonal com o sensor infravermelho da Estação Total.
  4. Esses dados são colocados na planta ou carta topográfica, que será fornecida aos projetistas.

Para o que serve?

O projeto de Levantamento Topográfico tem diversas aplicações, entre elas:

1.Determinar as dimensões de áreas urbanas e rurais

2. Realizar levantamento altimétrico em áreas de interesses

3. Ajudar no cadastramento de imóveis

4. Elaborar perfis rodoviários ou de canais e rios

5. Realizar seções transversais

6. Obter quantitativos de volumes

7. Determinar volume de aterros

Por que fazer?

A planta topográfica é fundamental no momento de planejamento e projeto da construção. Com ela, o topógrafo acompanha a execução da obra, verificando se a mesma está bem alinhada e posicionada, além de poder trabalhar no monitoramento da obra, identificando se houve deslocamentos de estruturas. Além disso o projeto topográfico facilita a visualização, dessa forma, além de auxiliar na avaliação do preço, ajuda também a avaliar a viabilidade financeira do projeto.

A topografia está presente em ambas as etapas: projeto e construção. Na etapa de projeto, ela consome, em média, 6% dos gastos.

Dessa forma, além de assumir uma importância vital para a realização da obra, o projeto de levantamento topográfico também possui uma ótima relação custo-benefício.

O que é o projeto?

No contexto do projeto arquitetônico da obra, a planta topográfica constitui uma representação fiel da realidade sobre um plano, servindo para qualquer estudo técnico que se queira realizar sobre aquela porção do terreno. Também, pode-se tirar diversas informações como a área de uma propriedade, a inclinação de uma encosta, o volume de uma elevação ou de uma bacia, dimensões de construção, entre outros.

Ao se projetar qualquer obra, é necessário um prévio levantamento topográfico do local onde a mesma deverá ser implantada. Com a utilização de regras e princípios matemáticos, ela contribui para adequado conhecimento do terreno, e a correta implantação da obra.

No projeto é elaborado o material técnico completo, constituído por:

1.Plantas ou Cartas Topográficas

2.Cadernetas de campo, ou seja, o registro das medições feitas e os croquis

3.Relatório, que contém a descrição da metodologia adotada no trabalho, as especificações dos serviços e os equipamentos utilizados.

Gostou do que leu?

Entre em contato e continue acompanhando o blog!

Fluxo Consultoria

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.