
Tudo que você precisa saber sobre um projeto de topografia
Todas as informações sobre o projeto de levantamento topográfico, instrumento técnico indispensável para locações e acompanhamento de obras. Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros através das demarcações dos limites e nivelamento do terreno, modificações da obra, entre outros.
O que é?
O projeto de topografia ou levantamento topográfico é uma forma de representação dos pontos notáveis do relevo e dos acidentes geográficos de uma porção de terreno. Na planta ou carta topográfica, os acidentes de relevo são representados por taludes e por curvas de nível. Essa planta é fornecida ao projetista para que ele possa situar a obra no terreno.
Como é realizado?
Passo a passo para a execução:
- Primeiramente, determinam-se pontos de referência para situar os elementos do terreno. O topógrafo marca um ponto aleatório com o piquete. Esse ponto será o ponto de partida. Os demais pontos formarão uma poligonal dentro do terreno.
- Sobre o ponto inicial será posicionado um aparelho de medição de distâncias e ângulos: a Estação Total. O centro do instrumento deve ficar exatamente sobre o primeiro ponto, pois é a partir dele que ela determinará a distância até o seguinte.
- Os topógrafos responsáveis medem a posição, ou seja, a distância e o ângulo de cada elemento do terreno em relação à poligonal com o sensor infravermelho da Estação Total.
- Esses dados são colocados na planta ou carta topográfica, que será fornecida aos projetistas.
Para o que serve?
O projeto de Levantamento Topográfico tem diversas aplicações, entre elas:
1.Determinar as dimensões de áreas urbanas e rurais
2. Realizar levantamento altimétrico em áreas de interesses
3. Ajudar no cadastramento de imóveis
4. Elaborar perfis rodoviários ou de canais e rios
5. Realizar seções transversais
6. Obter quantitativos de volumes
7. Determinar volume de aterros
Por que fazer?
A planta topográfica é fundamental no momento de planejamento e projeto da construção. Com ela, o topógrafo acompanha a execução da obra, verificando se a mesma está bem alinhada e posicionada, além de poder trabalhar no monitoramento da obra, identificando se houve deslocamentos de estruturas. Além disso o projeto topográfico facilita a visualização, dessa forma, além de auxiliar na avaliação do preço, ajuda também a avaliar a viabilidade financeira do projeto.
A topografia está presente em ambas as etapas: projeto e construção. Na etapa de projeto, ela consome, em média, 6% dos gastos.
Dessa forma, além de assumir uma importância vital para a realização da obra, o projeto de levantamento topográfico também possui uma ótima relação custo-benefício.
O que é o projeto?
No contexto do projeto arquitetônico da obra, a planta topográfica constitui uma representação fiel da realidade sobre um plano, servindo para qualquer estudo técnico que se queira realizar sobre aquela porção do terreno. Também, pode-se tirar diversas informações como a área de uma propriedade, a inclinação de uma encosta, o volume de uma elevação ou de uma bacia, dimensões de construção, entre outros.
Ao se projetar qualquer obra, é necessário um prévio levantamento topográfico do local onde a mesma deverá ser implantada. Com a utilização de regras e princípios matemáticos, ela contribui para adequado conhecimento do terreno, e a correta implantação da obra.
No projeto é elaborado o material técnico completo, constituído por:
1.Plantas ou Cartas Topográficas
2.Cadernetas de campo, ou seja, o registro das medições feitas e os croquis
3.Relatório, que contém a descrição da metodologia adotada no trabalho, as especificações dos serviços e os equipamentos utilizados.
Gostou do que leu?
Entre em contato e continue acompanhando o blog!
Quer saber mais sobre Arquitetura e Construção? Leia também:
- Como legalizar um imóvel a baixo custo com projeto arquitetônico
- Comprar ou construir um imóvel? O que é mais barato?
- [e-Book] Legalização de imóveis – Como legalizar sua casa em 4 passos.
OTIMA MATÉRIA! Parabéns!
Ótima matéria!!!
Muitíssimo interessante
quem deve fornecer os pontos cardeais, o topógrafo ou o arquiteto/engenheiro?
Boa tarde Elias,
Podem fornecer os pontos cardeais qualquer profissional que tenha registro no CREA.
sou um apaixonado por topografia! grande abraço!
Nós temos tudo de terreno Escrituras Topografia. Pago impostos. Posso construir
Consigo descobrir por meio da planta topográfica o quanto de volume de terra foi movido?
Para cobrar depois o serviço de terraplanagem e movimentação de terra.
Gostei da materia e interessante
Encontrem a explicação rapido
Adorei a matéria pois teu fazendo graduacao em geoprocessamento e este conteúdo acho muito interessa net e bastante produtivo