skip to Main Content
Manutenção Industrial: Saiba Porque Ela é Tão Importante Para O Seu Negócio

Manutenção Industrial: Saiba porque ela é tão importante para o seu negócio

É inegável que um dos serviços essenciais de uma indústria, ou qualquer lugar que utiliza muitas máquinas e equipamentos em suas atividades, é o serviço de manutenção industrial. Ao qual depende da produtividade da própria linha de produção da indústria.

Esta é uma atividade que necessita ser executada com atenção, já que quando feita de forma errônea e não planejada pode gerar muitos custos para a empresa, pois causa a paralisação da linha de produção.

Como o objetivo de todas as indústrias são gerar lucro e não custos, é natural que os gestores façam planos e projeções para que sejam feitas análises dos possíveis investimentos com o objetivo de aumentar a produtividade e os lucros, para isto, reduzindo os custos no processo.

Um dos melhores investimentos para que se promova a redução dos custos é uma aplicação correta de um plano de manutenção industrial. Sua atuação vai desde a preservação e monitoramento de cada peça das máquinas até a substituição de alguma, caso ela venha apresentar defeito.

Toda indústria deve ter a manutenção industrial inserida em sua rotina, pois irá evitar o surgimento de problemas surpresa, permitindo um prolongamento da vida útil das máquinas e equipamentos, além de ter um maior conhecimento das máquinas, sendo até possível prever as peças que irão quebrar.

O que é manutenção industrial e quais seus tipos

Definimos então, a manutenção industrial como um conjunto de práticas que buscam fiscalizar e manter os instrumentos e máquinas em pleno funcionamento. Dando uma vida útil maior ao equipamento, já que estará operando na melhor situação possível

As ações de manutenção também protegem os colaboradores em torno das máquinas, onde as manutenções irão manter os equipamentos de causarem problemas. Esses problemas poderiam causar acidentes com algum colaborador que estivesse por perto.

Alguns acidentes podem também afetar o meio ambiente, vazamentos de óleo, por exemplo, podem contaminar o solo e rios próximos. Já que muitos equipamentos são utilizados na produção de produtos químicos, vazamentos podem resultar em danos ao ambiente e, possivelmente, a saúde pública.

Para evitar esses problemas é necessário que se conheça todos os tipos de manutenção industrial e qual será mais adequada para a sua indústria. Vamos agora conhecer os tipos.

Tipos de manutenção industrial

Manutenção preditiva

Através da manutenção preditiva é feito o acompanhamento do desempenho dos equipamentos para que seja possível fazer previsões mais assertivas sobre o estado de conservação das peças daquela máquina.

Para se ter um melhor resultado, é importante tornar a manutenção preditiva como parte da cultura da empresa, como uma filosofia corporativa.

Nesse tipo de manutenção são utilizados dispositivos para monitorar e analisar o desempenho das máquinas da sua indústria. Por exemplo, se utiliza um medidor de calor para identificar pontos onde a máquina está aquecendo demais, que podem indicar o surgimento de um problema maior.

Deste modo, a equipe pode identificar facilmente equipamentos que se encontram trabalhando estressados, ou com folgas e a partir da análise dos dados de monitoramento estabelecer prazos para que sejam feitos os ajustes e manobras de prevenção.

Essa manutenção preditiva, usam da análise dados para prever possíveis falhas, ela tem, portanto, um papel importantíssimo para as indústrias, pois ajudam a se fazer manutenções planejadas, evitando paralisações que custem caro para a empresa.

Manutenção preventiva

Com a manutenção preventiva, são feitas análises e buscam meios para corrigir o que foi identificado na manutenção preditiva.

Ao se identificar um equipamento que esteja registrando muito estresse em seu funcionamento, a manutenção preventiva é aquela que irá analisar quais os fatores que podem estar colocando aquela peça sob estresse.

Esta será a manutenção preventiva condicional, onde se necessita de uma condição, no caso os dados registrados de estresse pela manutenção preditiva, para que seja acionada.

Também é importante que se aplique a manutenção preventiva sistemática, onde serão feitas análises periódicas das máquinas e equipamentos da indústria.

Essa manutenção industrial pode seguir as recomendações que são dadas pelo fabricante, onde ele dirá de quanto em quanto tempo deverá ser feita a manutenção do equipamento, ou podem ser mais rígidas.

Manutenção corretiva

O último tipo de manutenção é a manutenção corretiva, ela se dá pelo ajuste de um problema pontual de uma falha. A correção da falha será feita a partir do momento em que são identificadas, onde só então a equipe se mobiliza para resolvê-las o mais rápido possível para retornar a eficiência e segurança da linha de produção.

Este é o tipo mais custoso para a empresa, pois além de haver os custos com material para substituir as peças que apresentaram falha, também causa uma paralisação da linha de produção.

Dependendo do problema que ocorreu, a paralisação pode durar horas, fazendo com que a produção da fábrica caia consideravelmente, e consequentemente seus lucros.

No entanto, a manutenção corretiva não ocorre apenas para reparos de emergência, por exemplo, falhas que não causam a parada da linha de produção podem aguardar por uma manutenção corretiva planejada.

Essa manutenção corretiva planejada é extremamente recomendável para problemas menores e que não colocam em risco a saúde dos trabalhadores ou causem grandes impactos na linha de produção.

Funcionário realizando manutenção industrial
Foto de Pixabay no Pexels

Benefícios da aplicação de uma manutenção industrial de qualidade

Investir em manutenção é muitas vezes visto como algo não prioritário em uma indústria, porém ela tem uma função essencial para o negócio, os colaboradores e o meio ambiente. Onde atua como uma maior garantia de proteção de todos esses elementos que citamos.

Maior segurança

Ao se ter um plano de manutenções preditivas e preventivas periódicas, permitem que se encontre rapidamente as possíveis falhas que venham a surgir. 

Essa prevenção do surgimento de problemas garantem maior segurança ao pessoal que terá menos chances de se acidentar, ao negócio em si, que não sofrerá com os custos de paradas não planejadas da linha de produção, além do próprio meio ambiente que estará resguardado de possíveis contaminantes.

Maior qualidade dos produtos

Permite-se também que os produtos da indústria apresentem uma maior qualidade, e esta seja padronizada. Reduzindo os produtos de qualidade inferior causada por defeitos que surgem em peças ou partes do processo.

Maior vida útil dos equipamentos

Peças defeituosas causam danos permanentes à máquina em si, portanto, aplicar manutenções periódicas ajudam a manter o equipamento como um todo em bom estado, e  consequentemente em condições de executar seu papel por muito mais tempo.

Esse é um benefício que afeta diretamente a empresa, já que o investimento feito na aquisição daquela máquina terá um retorno muito maior, pois ela estará produzindo da forma correta por muito mais tempo.

E para finalizar…

Como vimos, ao investir em manutenção industrial temos diversos benefícios para a empresa. Que evita, custos não planejados, paralisações na linha de produção, além de reduzir os acidentes que podem ocorrer com os funcionários ao utilizarem equipamentos sem a devida manutenção.

Claro que sempre haverá um custo para manutenção, no entanto, a manutenção feita de forma corretiva, e sem planejamento, provocam o surgimento de problemas muito maiores para a empresa.

É importante, portanto, que se invista em métodos de manutenção industrial que identifiquem as possíveis falhas antes que se tornem um problema real para a empresa. 

Isto é, criar na indústria uma cultura de prevenção, para que se busquem soluções para os problemas a partir do surgimento da primeira pista de que se terá uma falha no futuro.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *