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Marketing nas Redes Sociais

Marketing nas Redes Sociais

estratégia de marketing nas redes sociais

O marketing nas redes sociais é um dos modos mais efetivos e fáceis de atingir cada vez mais atenção para a sua marca nos dias de hoje. Já se foram os tempos em que marketing era assunto apenas para profissionais e divulgar uma marca era quase impossível sem um financiamento intensivo por trás. A questão é: como utilizar as redes sociais para impulsionar sua empresa?

Entenda seu público alvo

Assim como no marketing tradicional, a atuação do marketing nas redes sociais deve ser focalizada em quem são os clientes que você quer atingir. Mas por que é importante conhecer seu público alvo na divulgação pelas redes sociais? Elas não deveriam ter o maior alcance possível?

Hoje em dia existe uma variedade de opções de plataformas, cada uma com seu modo de funcionamento e tipo de usuários diferentes, que têm interesse em tipos de publicação diferentes e compartilham posts diferentes. Ao entender que tipo de mercado você quer atingir, a escolha das redes sociais a ser utilizada fica muito mais fácil. Por exemplo, se seu público alvo é jovem, o Twitter se  torna uma opção muito viável para atingi-lo, mas que provavelmente não seria tão efetivo com um público de mais idade.

No marketing nas redes sociais, a compreensão do público alvo também é essencial para a escolha do tipo de postagens a serem feitas e da linguagem a ser utilizada. O uso de gírias e a combinação de emojis ressona melhor com um público jovem, enquanto uma linguagem mais profissional e abrasiva propicia uma imagem mais formal e confiável nos olhos de um público mais velho. 

Crie estratégias 

Antes de começar a produzir conteúdo, é necessário criar estratégias de como será sua atuação de marketing nas redes sociais. Com o público alvo definido, precisa-se pensar na frequência das postagens, no uso da ferramenta de promoção de postagens, na possibilidade do uso do Google Ads e no atendimento vinculado às suas páginas nas redes sociais. 

Nas redes sociais acima de tudo, pra ser lembrado você precisa ser visto com frequência. Usuários passam por dezenas de publicações por dia, então se você quer que sua marca emplaque, é essencial definir uma frequência de posts por semana, de forma que sua empresa esteja constantemente aparecendo para o cliente, mas sem sobrecarregá-lo com a quantidade de conteúdo. 

A comunicação com o cliente pelos perfis de seu negócio também não pode ser esquecida. De acordo com uma pesquisa realizada pela Get Ambassador em 2013, 70% das pessoas que recebem ajuda rápida por meio das redes sociais de uma empresa retornam como clientes.  Respostas rápidas e personalizadas por meio das redes sociais de um negócio fortalecem a imagem da marca e podem convencer clientes a consumir cada vez mais.

As estratégias de marketing nas redes sociais também têm a ver com o custo a ser investido nas redes. O marketing nas redes sociais pode ser feito inteiramente apenas por meio de publicações e compartilhamentos orgânicos, mas, se houver orçamento para isso, a promoção de posts pelo Facebook e Instagram, assim como o uso do Google Ads, podem ser ferramentas úteis para divulgar sua marca pela internet.

Produza conteúdo

A melhor forma de atrair atenção de usuários nas redes sociais é a partir de imagens e vídeos. Então é essencial ficar atento para a qualidade visual do conteúdo e evitar postagens que não sejam relacionadas a marca. Mas não esqueça das legendas! Os textos que acompanham as postagens devem ser curtos e diretos, sempre incitando os usuários a testar a marca ou compartilhar a postagem (o famoso call to action).

Aproveite sempre as ferramentas e os formatos que as redes sociais oferecem para diversificar seu conteúdo. Por exemplo, os stories do Instagram são uma boa opção para intercalar os dias de publicação e divulgar promoções. As promoções e sorteios, por sinal, são métodos efetivos para atrair atenção para sua página sem grandes custos.

O uso de hashtags e campanhas de compartilhamento tem sido ferramentas muito usadas no marketing nas redes sociais para atrair atenção do público geral para sua marca. Grandes empresas têm utilizado essas técnicas para movimentar multidões para compartilhar suas experiências com a marca, associando bons momentos com o consumo de seus produtos e serviços.

Crie metas e analise resultados

Para entender se todo o esforço que você fez para melhorar seu marketing nas redes sociais está funcionando, é indispensável a criação de metas. Sem metas e sem a análise de dados para verificar sua efetividade, é muito difícil verificar se suas estratégias estão dando certo.

 Por meio da criação de objetivos, é fácil mensurar se suas publicações estão atingindo resultados satisfatórios. Boas ferramentas para observar a efetividade de seus posts são o Google Analytics e o Pixel de Conversão do Facebook, que mensuram a efetividade de cliques nas publicações e auxiliam no dimensionamento da chegada de novos clientes para a sua página.

Cases de sucesso

O marketing nas redes sociais é efetivo desde grandes empresas como pequenos negócios. A Disney, por exemplo, lançou a campanha #ShareYourEars, motivando seu público a compartilhar fotos deles mesmos com o famoso arco das orelhinhas da Minnie, afirmando que doaria 5 dólares para a Make A Wish Foundation por cada foto compartilhada. O movimento gerou milhares de fotos compartilhadas por usuários nos parques da empresa, não só ajudando com a doação de 2 milhões de dólares para a instituição de caridade, como favorecendo a imagem da marca positivamente entre seu público alvo.

Não são apenas empresas grandes que se beneficiam desse tipo de marketing.  A Brito´s Pizzaria, em Curitiba, viralizou na internet graças ao seu atendimento pelo Facebook, permitindo que um cliente sem créditos telefônicos realizasse seu pedido pelo Messenger. O bom humor e a prontidão da empresa por suas redes sociais foi um fator decisivo para se popularizar. 

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

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O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

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