
Saiba qual é o material ideal para as Esquadrias da sua construção
As esquadrias são peças que têm a função de garantir a ventilação ou vedar os ambientes contra água e ar, reduzir o ruído que vem de fora, controlar e bloquear a passagem da luz, proteger contra o frio e o calor e garantir a privacidade dos moradores e dos demais usuários.
Porém, a durabilidade e o custo do material pesam muito na hora da escolha. A estimativa de gastos, para a etapa de compra das esquadrias (portas/ janelas) numa obra, varia de 5 a 16% do valor total. É um valor considerável, por isso uma pesquisa de preços e de materiais é muito importante.
Mas, existem diversos tipos de esquadrias disponíveis no mercado, e neste post vamos apresentar cada uma para você, mostrando onde são usados, o que precisa para instalar e muito mais. Confira.
Esquadria de madeira
É o tipo de material mais antigo e usado em esquadrias nas residências, além de transmitir a sensação de aconchego e conforto. O uso da esquadria de madeira dá um visual mais rústico aos ambientes.
Além disso, a madeira pode ser usada em qualquer local (praia, campo ou cidade), só levar em consideração a espécie indicada para cada uso.
Porém, o custo é mais baixo se comparado com as de alumínio e de PVC, mas tem como desvantagem a manutenção constante e a vedação inferior. As esquadrias prontas têm o preço de 15% a 25% mais baixo do que as feitas sob medida.
Onde usar?
Esse tipo de esquadria pode servir para as janelas (a madeira adequada deve ser leve e resistente como o cedro, a muiracatiara, a curupixá e o freijó). E também para portas externas (maciças), as espécies mais indicadas são:
- itaúba;
- cumaru;
- jatobá;
- cabreúva-vermelha;
- ipê;
- cedro-rosa;
- eucalipto reflorestado.
Quanto as portas internas, podem ser de aglomerado e MDF com revestimento de lâmina de madeira, somente as partes onde serão fixadas dobradiças e fechaduras deverão ser maciças.
Deve-se investir em mão de obra especializada, como marceneiro ou carpinteiro, para a instalação das peças. Alguns especialistas aconselham a instalar as esquadrias nos vãos e deixar descansar por 1 mês, antes de pintar ou dar acabamento.
Caso elas empenem, é possível pedir para serem trocadas pelo fornecedor. O primeiro tratamento para as janela e portas é aplicar o cupinicida, depois passar selador e por fim aplicar verniz, esmalte (tinta) ou stain.
Esquadria de PVC
Essas esquadrias são feitas de policloreto de vinila, que é um tipo de polímero (plástico). São muito versáteis e permitem diversas formas de aberturas. São muito utilizadas nas construções da Europa e dos Estados Unidos, no Brasil o seu uso vem crescendo muito.
Além de que proporcionam um excelente isolamento acústico e térmico, se usadas com vidro duplo. Não precisam de pintura, já vem com acabamento de fábrica.
Além disso, são muito resistentes à corrosão e não perdem o brilho (tem aditivos contra a radiação solar). Outra vantagem é a alta vedação à água da chuva, pois tem um sistema de encaixe que veda as frestas e bloqueia a entrada da água. Ao usar essa esquadria nos ambientes o estilo decorativo fica moderno e dinâmico.
O custo é mais elevado quando comparado com outros materiais, mas como tem baixa manutenção e durabilidade alta (garantia dos fabricantes de 10 anos), o custo-benefício é muito atrativo.
Onde usar?
Sendo um material muito resistente às intempéries e à corrosão, ele é muito utilizado em obras no litoral, mas pode ser usado em qualquer região. Indicado para ambientes externos devido à durabilidade e também usado em áreas internas, como em salas, quartos, banheiros e cozinhas.
Esquadria de alumínio
É o tipo de esquadria mais conhecida e habitual nas residências. Isso se deve por sua resistência, custo acessível e variedade de cores e modelos prontos para instalar.
Além disso, a durabilidade é um diferencial, tem garantia de fábrica de cinco anos, mas com manutenção adequada, dura mais de 30 anos. O visual desse tipo de esquadria nos ambientes transmite modernidade e praticidade.
A esquadria de alumínio possui dois tipos de acabamentos:
- anodizado ou com anodização: processo anticorrosivo que forma uma camada protetora de óxido sobre o metal, aumentando sua resistência. Possui acabamentos em diversas cores: champanhe, bronze e preto (mais usados);
- pintura eletrostática a pó: processo de pintura que reveste o metal com uma película de polímero colorido (pó de poliéster). Existem muitas opções de cores também, as mais usuais são branco, cinza e castanho.
Onde usar?
Esta esquadria é indicada para qualquer local de construção: campo, litoral ou cidade. Se a peça for anodizada existem níveis de proteção para cada uso: nível A18 para construções na praia, já o A13 é adequado para imóveis no campo e na cidade.
Também, pode ser usada tanto em áreas externas como em internas, tais como: salas, cozinha, quartos, banheiros, varandas, terraços. Pode-se fixar direto na abertura de alvenaria ou fixar sobre o contramarco, nesse caso o acabamento e a vedação da janela ficam melhores.
Esquadria de vidro temperado
Esse modelo de esquadria tem sido muito usado em projetos residenciais e comerciais devido a sua versatilidade e praticidade. O seu uso confere um aspecto moderno aos projetos de arquitetura.
Também, a questão da segurança também é uma vantagem, já que esse vidro tem resistência maior do que o vidro comum, e ao se quebrar não faz estilhaços evitando acidentes.
Além de que o vidro com proteção solar é uma opção para evitar o excesso de calor nos ambientes, oferecendo iluminação e filtrando a radiação solar.
Onde usar?
As esquadrias de vidro temperado são usadas em vários ambientes, tais como salas, quartos, banheiros, cozinha, escritório entre outros.
Alem de que o vidro pode ser produzido com diferentes graus de transparência, que proporciona privacidade a ambientes como banheiros, com o uso de vidros serigrafados (texturizados).
Já nas salas, esse tipo de esquadria traz mais luminosidade e requinte devido à abertura total que permite integrar ambientes internos e externos.
A instalação é feita através de perfis fixados no vão e os vidros são encaixados em trilhos metálicos. Os vidros já veem com as furações para colocar roldanas e ferragens. A mão de obra tem que ser especializada, porque o vidro não pode ser perfurado depois da têmpera.
Se você chegou até aqui, PARABÉNS! Agora você já conhece os matérias que poderão ser encontrados no mercado, e vai fazer excelentes escolhas. Tem algum outro segredinho que não mencionados aqui? Deixe sua dica nos comentários e enriqueça ainda mais este post!
Aproveite e conheça nossos outros conteúdos especialmente criados para você, falamos sobre os mais variados temas, tenho certeza que você irá gostar.