
Como ter um crescimento do negócio acima da média
Qual a melhor forma de gerenciar o crescimento do negócio ?
Imagine um cenário de crescimento no qual o setor tem um salto econômico e a organização passe a ter o faturamento multiplicado. Sonho? A gestão do crescimento do negócio através de um planejamento torna essa situação mais simples do que imaginamos evitando a necessidade de uma consultoria.
A busca pelos produtos ou serviços prestados pela empresa não param de crescer, mas os recursos para tanta demanda são insuficientes. Com isso, é comum que atitudes sejam tomadas a fim de suprir as necessidades imediatas, tais como contratação de muitos funcionários, terceirização de determinados serviços e aquisição de empréstimos. Feito isso, os lucros caem drasticamente, assim como a qualidade de vida no trabalho dos empregados, e as dívidas parecem impagáveis.
É nesse momento em que muitas empresas fecham e declaram falência, um exemplo disso é que em 2015, a média mensal de empreendimentos declarando falência foi de 150, segundo o economista-chefe da Boa Vista SCPC e professor da PUC-SP, Flávio Calife.
Quem nunca ouviu falar de um caso semelhante? Ou se sentiu tentado a cair na mesma situação? Um acelerado crescimento do negócio com necessidades e ações apenas a curto prazo, podem levar uma ilusão de estar sendo bem-sucedido e, por consequência, à perda da qualidade dos serviços e de uma cultura organizacional e até mesmo à falência. Ver o próprio negócio crescer é o que a maioria dos empresários querem. Contudo, é preciso ter controle e não deixar que a identidade da organização se perca, assim como a qualidade dos produtos e serviços prestados.
Isso não significa que se deve ignorar as oportunidades de crescimento, apenas que é preciso analisar se a empresa está preparada. Sendo assim, confira abaixo 5 pontos que devem ser levados em conta antes de obter investimentos e expandir seu negócio:
1 – Fique atento ao timing
É preciso analisar se o momento do mercado é favorável ao crescimento do negócio. Segundo Bill Gross, fundador do Idealab, o tempo correto é o principal fator para o sucesso de uma companhia. Um estudo de mercado permite visualizar melhor e desenvolver estratégias para as necessidades, características e oportunidades encontradas no consumidor. Além de analisar melhor os concorrentes e como se destacar.
2 – Tenha um time
Manter a cultura de sua empresa forte e disseminada por todos, faz a diferença entre ter um grupo ou uma equipe e ter um time unido em busca de um mesmo propósito, compartilhando princípios e problemas que se tornarão em soluções. Uma forma de ajudar a envolver os novos funcionários na cultura organizacional é solicitar que membros mais antigos da empresa separem um tempo para serem mentores desses novos empregados.
3 – Tenha um planejamento estratégico
Para ter maior segurança durante o crescimento do negócio, é preciso ter um plano estruturado para se executar a curto e longo prazo, pois assim como em um jogo de xadrez, se apenas o momento é levado em consideração, as chances de ser atraído para um jogo perdido são maiores. Sendo assim, realizar um planejamento estratégico é essencial para o sucesso do seu negócio, pois permite fundamentar melhor os objetivos e os passos para atingi-los. Saiba mais no nosso e-book sobre PE.
4 – Cuide do planejamento financeiro
Não descuidar do fluxo de caixa deve ser uma premissa, pois é preciso analisar se é possível expandir mantendo a saúde financeira da empresa, sem que se tenha, portanto, exagerado capital oneroso. Um método de se fazer um bom planejamento financeiro é com a criação de cenários orçamentais, em que se simula possíveis situações que serão enfrentadas pela organização futuramente, e como isso irá impactá-la.
5 – Controle e organize as suas atividades
Organize e tenha cuidado com os processos da sua empresa. É preciso analisar se eles suportam o crescimento ou se é preciso melhorá-los. Uma forma de se obter isso é com a padronização dos instrumentos de trabalho, de modo que facilite a troca de informações. Além disso, criar indicadores claros que refletem não só a situação pela qual a empresa passa, mas todo o planejamento estratégico é importante para verificar o desenvolvimento da organização e não apenas o crescimento, com o controle das atividades realizadas.
A expansão geralmente é desejada até mesmo antes de se criar o negócio, e estruturar esse crescimento não deve ser diferente. Planeje de modo que a sua empresa desenvolva e conquiste uma posição no mercado com segurança, conheça seus concorrentes e segmente seus clientes.
Dica Bônus:
- O que é Estratégia Empresarial? Como aplicar o BSC
- O que é Efeito Chicote? Aprenda a prever a demanda e gerencie seu crescimento
Ficou com dúvida sobre algum dos tópicos acima? Então agora já está pronto para aumentar o crescimento do negócio e seus lucros. Para receber novas dicas, cadastre-se na nossa lista de e-mail. Deixe o seu comentário e não perca as próximas postagens do blog da Fluxo.
Excelente e muito oportuno esse artigo. Parabéns Vitor.
Gostei bastante dessa matéria. Parabéns pelo artigo Vitor Procópio.
Artigo rico em informações para se ter uma empresa sólida. Parabéns.
Muito Bom artigo Vitor! Dicas bem simples e com uma profundidade imensa de resultados para as empresas que as aproveitarem!
Excelente artigo. Você está de parabéns, aprendi muito.